Discussão sobre off-topics e spam

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

banjix Escreveu:
usaralho Escreveu:O canal de irc ainda existe? Tava a tentar entrar e tal...
O canal de irc deste fórum existe e é #forumcoimbra.
Sei que não faz parte do topico, e que este topico até é a manifestar contra os off-topics, mas desconhecia a existencia do canal... costuma haver lá alguem?

Quanto a mensagens que se resumem a smiles... sou moderadora noutro forum e isso é muito frequente. Como o forum é bastante temático, criou-se no geral um topico para os off-topics onde se diz o que se quiser dizer.

Soluciona um pouco os off-topics nos topicos que tenham um verdadeiro assunto, mas não soluciona o problema de fazer posts apenas para aumentar o contador de posts...

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

E penso que estes últimos posts são um exemplo daquilo que o Silentnoise falava no início... :? mensagens de uma linha, ao estilo IRC, que desviam por completo o tema da conversa inicial, sem acrescentar à discussão. É isto que se deve evitar... ainda para mais num tópico criado com queixas contra essa situação. :?

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Pedro Escreveu:E penso que estes últimos posts são um exemplo daquilo que o Silentnoise falava no início... :? mensagens de uma linha, ao estilo IRC, que desviam por completo o tema da conversa inicial, sem acrescentar à discussão
o que eu acho é que este assunto está a ser exageradamente ampliado e não vejo qual o grande mal. um forum é para isto mesmo, não é para discursos políticos. mas pronto, tu é que és o administrador, tu é que sabes :wink:

Ingersoll
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

Na minha opinião, apenas deveria haver regras de moderação mais rigorosas em tópicos que se prestem à consulta por um público mais alargado, em particular, os que estejam relacionados com a cidade de Coimbra.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

daniel322 Escreveu: o que eu acho é que este assunto está a ser exageradamente ampliado e não vejo qual o grande mal. um forum é para isto mesmo, não é para discursos políticos.
Acho que basta ler as primeiras mensagens deste tópico para ver qual o mal e que não é apenas a minha opinião (até porque nem fui eu que criei o tópico). Tal como disse antes, para conversas tipo chat há os chats (e até há um do fórum)... comentários ocasionais (um ou dois) não têm grande problema, mas de vez em quando notam-se alguns exageros que tornam os tópicos incrivelmente aborrecidos de ler. Qual o interesse de estar a ler uma discussão útil e, pelo meio, ter de ler sete ou oito mensagens só com smileys ou trocas de comentários utilizador-para-utilizador? O que é que isso acrescenta de útil? Nada. Serve apenas para tornar o tópico mais chato de ler ou, na pior das hipóteses, estragar a discussão que se estava a ter, porque os interessados simplesmente deixam de participar (já que é chato alguém dar-se ao trabalho de escrever uma mensagem decente, para depois surgirem 10 pessoas a mudar para uma discussão completamente irrelevante, com mensagens de uma linha que nada acrescentam). Qualidade é preferível à quantidade... tal como já disse, uma das regras básicas de netiquette na utilização dos fóruns indica que, se a mensagem não contribuir para a discussão, não deve ser colocada.

Maia
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37

Mensagem por Maia »

Sinceramente ainda me pergunto o que este tópico faz aberto! Penso que já não faz NENHUM sentido. Mudem então as regras e boa sorte!

Peço desculpa se este post não for do agrado de todos! Não estou a ser irónico nem coisa que se pareça, mas depois deste tópico, muito sinceramente, perdi algum interesse em participar mais!

Cump a todos

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Faz bastante sentido. Quanto às regras, não é preciso mudar... aquilo a que o Silentnouse faz referência é a regra 9, que já existe há bastante tempo.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Nunca imaginei que este tópico fosse gerar birrinhas.

Não sei que tipo de fóruns costumam visitar, mas custa-me a crer que se possa dar tanto uso ao spam como aqui - ainda - vos é permitido. E será que custa a entender que o que está aqui em causa é a falta de esforço em exprimir ideias nos diversos tópicos ou o uso de "conversas de rua" para os encher?
Caramba... Até este tópico é vítima disso. A segunda página está inundada de participações que nada têm a ver com o assunto aqui discutido.
Para finalizar, deixem-se de ameaças do género "Ai se é assim, então nunca mais cá venho..." Não faz de vocês uns mártires.

Maia
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37

Mensagem por Maia »

SilentNoise Escreveu:Nunca imaginei que este tópico fosse gerar birrinhas.

Não sei que tipo de fóruns costumam visitar, mas custa-me a crer que se possa dar tanto uso ao spam como aqui - ainda - vos é permitido. E será que custa a entender que o que está aqui em causa é a falta de esforço em exprimir ideias nos diversos tópicos ou o uso de "conversas de rua" para os encher?
Caramba... Até este tópico é vítima disso. A segunda página está inundada de participações que nada têm a ver com o assunto aqui discutido.
Para finalizar, deixem-se de ameaças do género "Ai se é assim, então nunca mais cá venho..." Não faz de vocês uns mártires.
a ti so respondo assim :lol: :lol: :lol:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem vou continuar a alimentar o offtopic mas este tópico já parece mais uma novela da TVI :lol:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Maia Escreveu:a ti so respondo assim :lol: :lol: :lol:
E este é o exemplo ideal das participações de que estamos a falar. Acrescentou alguma coisa à discussão? Não. Contribui para a melhorar? Não, antes pelo contrário, apenas pode servir para desestabilizar o resto da discussão. Serve para responder a alguma coisa? Não, pois não tem qualquer argumento que seja minimamente válido (aliás, nem tem argumentos). Para colocar isto, mais valia nem ter sido pressionado o botão de "Nova Mensagem". É esta a reflexão que deveria ser feita antes de colocar cada mensagem. Para isto, usem um chat ou as PMs, não usem o tópico.

Uma nota final quanto às ameaças de "nunca mais vou participar": não resultam. Existem regras de utilização do fórum e a participação neste espaço implica a sua aceitação. Se não pretendem aceitá-las são livres de saír, não é necessário ter atitudes de "drama queen" com "vou-me embora", "vou deixar de participar", "já não volto", etc. Se alguém quiser deixar de participar, tem todo o direito de o fazer e pode tomar essa decisão à vontade, não é preciso avisar ou ameaçar, porque a "ameaça" será ignorada (do mesmo modo que quem quiser participar pode fazê-lo, desde que aceite/cumpra as regras de utilização).

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Pedro Escreveu:Qual o interesse de estar a ler uma discussão útil e, pelo meio, ter de ler sete ou oito mensagens só com smileys ou trocas de comentários utilizador-para-utilizador? O que é que isso acrescenta de útil? Nada. Serve apenas para tornar o tópico mais chato de ler ou, na pior das hipóteses, estragar a discussão que se estava a ter, porque os interessados simplesmente deixam de participar
aqui concordo (e até já o referi antes)

mas pronto, tentando fazer desta discussão algo mais construtivo do que simples críticas, como pensam tentar resolver o problema?

o off-topic vai sempre surgir, é algo inevitável. a criação de topicos para que o pessoal fale lá de assuntos que seriam off-topic não resultam e sei de experiencia propria pois tambem sou moderador de um outro forum.

eu sugiro acabar com o post count e de alguma forma sensibilizar ou advertir os users para se tentarem conter e debater o assunto central de cada topico.
o problema é que com esta ultima medida o numero de posts vai descer drasticamente..

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

daniel322 Escreveu:o problema é que com esta ultima medida o numero de posts vai descer drasticamente..
Não considero isso um problema. Dou mais valor a um bom post do que a 50 posts daqueles que só servem para ocupar espaço na base de dados (e não devo ser o único).

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

a diferença é que tu vês um post como espaço na base de dados e os utilizadores veem como conversa, que é nisso que um forum se baseia. concordo que um post só deve ser colocado se vier acrescentar algo à discussão mas também confesso que é bem mais agradável entrar no forum e ver uma serie de topicos com sinal de mensagens por ler do que entrar e vr tudo na mesma desde o dia ou semana anterior.. :wink:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Eu vejo um post útil como conversa. Um post inútil, que serve apenas para estragar a conversa, é que é desperdício. Eu comparo isto a uma conversa na vida real... estás a falar com alguém e surgem outras pessoas a desviar a conversa para temas inúteis, sem acrescentar o que quer que seja de jeito. Não é propriamente interessante. Tenho também uma opinião contrária à tua no que se prefere ver no fórum... entre encontrar dois ou três tópicos com mensagens novas, mas que têm conteúdo, e 20 tópicos com mensagens novas que nada dizem, prefiro a primeira opção (e considero a segunda como sendo extremamente desagradável). Na segunda, após ler um ou dois tópicos, desisto e não presto atenção aos outros... e é assim que se perdem as discussões importantes. Perde-se demasiado tempo a ler mensagens sem conteúdo para encontrar as que nos interessam. É como o e-mail... entre receber 3 e-mails novos que me interessam e 40 e-mails de spam, prefiro a primeira opção. Quantidade não é qualidade.