Concentração anti-capitalista
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Eu não disse que uma pessoa tem que sustentar outra, todas as raparigas gostam de receber prendas, para isso é preciso dinheiro... aliás, esta discusão é completamente idiota. Se querem ser ricos trabalhem para isso, ou então arranjem os contactos certos e arranjem uns "tachos" a ganhar muito e a fazer pouco, porque afinal é disso que o português gosta.JulesS Escreveu:Tu é que sustentas os vicios da tua Duffa?
Hoje em dia acho que esse discurso não tem nada a ver!
Cada um que se sustente, e quem não tiver pra isso que se lixe!
Era o que mais faltava!
Além disso as grandes companhias tipo mac donald's, Intermarché, lidl, e afins permitem criar franchisings, basicamente, estão a "distribuir" os lucros, porque estão a dar a hipotese de uma pessoa ter um negócio com lucro praticamente garantido!
Última edição por duffy em quinta-feira, 14 setembro 2006 17:14, editado 1 vez no total.
-
LOBO SOLITÁRIO
- Novato

- Registado: quinta-feira, 18 maio 2006 22:51
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Mas aproximação porquê, se cada trabalho é diferente? E até te posso dar exemplos meus, para não dizeres que só fala quem vive do trabalho dos pais. Já fui responsável por gerir várias equipas e por negócios que representavam um ganho na ordem dos 5 ou 6 dígitos para a empresa em que estava. Não fazes ideia do trabalho e da responsabilidade que isso traz... e dá para ver que a empresa tinha lucros elevadíssimos quando o negócio corria bem. Faz algum sentido pagarem-me um salário aproximado do que pagavam à mulher da limpeza, por exemplo? Cada empresa decide o que paga aos seus funcionários e essa remuneração é baseada no valor desse funcionário em termos pessoais e nos lucros que dá à empresa. Se estás insatisfeito com o teu trabalho, então arranja outro onde sejas melhor remunerado. Se não consegues por causa de estudos, então tira outro curso ou qualquer coisa assim. Se não consegues por falta de oportunidades, então arranca com a tua própria empresa. Agora porque raio é que os donos das empresas privadas não podem pagar o que quiserem aos seus melhores funcionários? O dinheiro é deles, se quiserem até o podem queimar e tu não tens nada a ver com isso.
-
LOBO SOLITÁRIO
- Novato

Insiste na mesma tecla.
Eu não defendo o igualitarismo. Até porque a natureza encarregasse de mostrar qunto ele está errado.
Eu defendo é que escala social tenha menos degraus.
Relativamente a trabalhadores com funções diferentes terem salários diferentes. Nada tenho a obstar.
O que pretendo é que aqueles que ocupam os lugares mais baixos da escala social, tenham direito a salários condignos, a casa, a estudos e saúde em condições.
O capitalismo selvagem não se preocupa com isto. Muitos patrões seguem uma politica que só visa obter lucros ainda que à custa dos trabalhadores.
Por ultimo não sou de esquerda nem de direita.
Eu não defendo o igualitarismo. Até porque a natureza encarregasse de mostrar qunto ele está errado.
Eu defendo é que escala social tenha menos degraus.
Relativamente a trabalhadores com funções diferentes terem salários diferentes. Nada tenho a obstar.
O que pretendo é que aqueles que ocupam os lugares mais baixos da escala social, tenham direito a salários condignos, a casa, a estudos e saúde em condições.
O capitalismo selvagem não se preocupa com isto. Muitos patrões seguem uma politica que só visa obter lucros ainda que à custa dos trabalhadores.
Por ultimo não sou de esquerda nem de direita.
-
Pedro
- Administrador

Mas isso é totalmente diferente e nada tem a ver com o capitalismo, não é com manifestações destas que resolves esse problema. Se o que tu queres é estabelecer um mínimo decente (coisa que não há em Portugal), o que tens de fazer é precisamente incentivar a criação de riqueza pelas empresas que supostamente abominas. Quanto maior for a riqueza que essas empresas geram, melhor será o nível de vida disponível. Tu és contra os gestores incompetentes e sem escrúpulos, mas não contra o sistema capitalista. Nesse sistema também há bons gestores e boas empresas, que recompensam condignamente os seus trabalhadores, porque eles são responsáveis pela sua riqueza (se não o fizerem, há sempre um concorrente que os vai "roubar", oferecendo condições melhores).
Vai haver sempre lugares mais baixos na escala social. Lembra-te que uma boa empresa paga ao funcionário um salário de acordo com o que ele pode gerar, senão vai à falência. Se o funcionário gera pouco valor, logicamente recebe pouco. Se o funcionário gera bastante, recebe muito. Tu fazes a mínima ideia do que aconteceria se toda a gente recebesse salários elevados independentemente da sua função? Já pensaste nas consequências que isso teria no aumento do custo de vida?
Se alguém quer um salário melhor, tem de lutar por isso. E, acima de tudo, têm de ser criadas condições para que os tais capitalistas malignos de que falas possam gerar a riqueza suficiente para pagar os tais salários decentes. E isso é que falha em Portugal, que parece querer afastar a criação de empresas (só avançam com medidas de fachada, como a empresa na hora, em vez de resolver os problemas que interessam).
A mim continua a parecer-me que estás a confundir as coisas... aquilo com que tu dizes ser contra não é o capitalismo. O capitalismo é, quando bem aplicado, uma solução para o problema de que falas. Tu és contra pessoas sem escrúpulos, mas isso há em qualquer sistema.
Já agora, relembro que um dos maiores exemplos de exploração dos trabalhadores vem da China, um país que segue uma ideologia que, teoricamente, defende a igualdade entre todos.
Vai haver sempre lugares mais baixos na escala social. Lembra-te que uma boa empresa paga ao funcionário um salário de acordo com o que ele pode gerar, senão vai à falência. Se o funcionário gera pouco valor, logicamente recebe pouco. Se o funcionário gera bastante, recebe muito. Tu fazes a mínima ideia do que aconteceria se toda a gente recebesse salários elevados independentemente da sua função? Já pensaste nas consequências que isso teria no aumento do custo de vida?
Se alguém quer um salário melhor, tem de lutar por isso. E, acima de tudo, têm de ser criadas condições para que os tais capitalistas malignos de que falas possam gerar a riqueza suficiente para pagar os tais salários decentes. E isso é que falha em Portugal, que parece querer afastar a criação de empresas (só avançam com medidas de fachada, como a empresa na hora, em vez de resolver os problemas que interessam).
A mim continua a parecer-me que estás a confundir as coisas... aquilo com que tu dizes ser contra não é o capitalismo. O capitalismo é, quando bem aplicado, uma solução para o problema de que falas. Tu és contra pessoas sem escrúpulos, mas isso há em qualquer sistema.
Já agora, relembro que um dos maiores exemplos de exploração dos trabalhadores vem da China, um país que segue uma ideologia que, teoricamente, defende a igualdade entre todos.
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
Percebo o que o LOBO SOLITÁRIO está a querer transmitir.
Não deveria haver uma empregada de limpeza a ganhar 400€ e o boss a ganhar 4000€. A empregada de limpeza passa fome o boss anda de mercedes e tem uma casa com piscina.
O boss poderia perfeitamente ganhar 3000€ e "dar" os 1000€ à empregada. Vivendo, assim, os dois desafogados.
Não deveria haver uma empregada de limpeza a ganhar 400€ e o boss a ganhar 4000€. A empregada de limpeza passa fome o boss anda de mercedes e tem uma casa com piscina.
O boss poderia perfeitamente ganhar 3000€ e "dar" os 1000€ à empregada. Vivendo, assim, os dois desafogados.
-
Pedro
- Administrador

Qual é a lógica disso? Se o chefe justifica os seus 4000 com o trabalho que faz, se produz retorno suficiente e se tem valor para isso, então merece os 4000. Se os usa para ter casa com piscina e mercedes, é com ele. Porque é que há-de ganhar menos? Porque é que o seu dinheiro deve ir para a empregada de limpeza, se ela não acrescenta valor suficiente à empresa para o justificar? Que motivação tem o chefe para se melhorar quando vê um funcionário com capacidades bastante mais reduzidas e com um salário desses?
Se a empregada de limpeza quer ter um salário melhor, então deve deixar de ser empregada de limpeza, deve investir na sua formação. Tal como disse antes, se me disseres que todos devem ter acesso gratuito à formação superior para terem as mesmas oportunidades de emprego, concordo plenamente. Agora estar a tirar a uns para dar a outros por simpatia, discordo. A remuneração de cada um deve ser dada em função do seu valor enquanto funcionário, das suas responsabilidades e do que gera. Se uma empresa privada optar por dar salários milionários a alguns dos seus funcionários, é porque eles merecem o dinheiro que ganham (caso contrário, a empresa não dura muito). O que cada empresa paga aos seus funcionários é problema dos seus directores, o funcionário tem a liberdade de aceitar ou recusar. Eu já recusei várias ofertas de emprego por achar baixas demais para o meu valor e não morri por causa disso. Se acha que merece melhor, então deve procurar melhor.
Se a empregada de limpeza quer ter um salário melhor, então deve deixar de ser empregada de limpeza, deve investir na sua formação. Tal como disse antes, se me disseres que todos devem ter acesso gratuito à formação superior para terem as mesmas oportunidades de emprego, concordo plenamente. Agora estar a tirar a uns para dar a outros por simpatia, discordo. A remuneração de cada um deve ser dada em função do seu valor enquanto funcionário, das suas responsabilidades e do que gera. Se uma empresa privada optar por dar salários milionários a alguns dos seus funcionários, é porque eles merecem o dinheiro que ganham (caso contrário, a empresa não dura muito). O que cada empresa paga aos seus funcionários é problema dos seus directores, o funcionário tem a liberdade de aceitar ou recusar. Eu já recusei várias ofertas de emprego por achar baixas demais para o meu valor e não morri por causa disso. Se acha que merece melhor, então deve procurar melhor.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Não vale de nada à empregada ganhar 1000 em vez de 400, porque quanto mais se ganha, mais se gasta e mais se quer, e iria continuar a passar fome... o resto já o Pedro disse!Chong Li Escreveu:Percebo o que o LOBO SOLITÁRIO está a querer transmitir.
-
LOBO SOLITÁRIO
- Novato