Tirar o CAP em Coimbra
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Sim, é verdade, a forma como eles disponibilizam os manuais é pouco prática e ainda menos intuitiva, quanto aos vídeos o único que é interactivo é o 1º, os restantes são vídeos normais com qualidade semelhante.Pedro Escreveu:Acabei agora o primeiro questionário. Era fácil de fazer com os elementos de estudo disponibilizados. A nota é dada imediatamente após carregarmos no "submeter" (tive 100%), sendo indicadas as cotações que obtivemos em cada questão, o que pode ser útil para detectarmos os erros.
O sistema de disponibilização dos materiais poderia ser um pouco mais rápido e organizado, mas cumpre bem a sua missão. Há algumas coisas chatas ao nível da usabilidade e alguns dos conteúdos não estão ordenados pela ordem de que iremos precisar deles, mas são situações que se ultrapassam.
Os manuais disponibilizados são produzidos pela Nova Etapa (pelo menos os que consultei até agora), parecendo-me estar bem realizados - excluindo alguns erros ortográficos e de formatação que fui detectando. A matéria também tem sido interessante... por exemplo, é giro voltar a analisar algumas mensagens no fórum e em chats com base no que se vai lendo no manual de comunicação.
Em relação aos filmes, até ao momento apenas visualizei um. Pareceu-me fraco, com o diálogo bastante forçado por parte dos actores, o que distrai da mensagem que se pretende transmitir. No entanto, é complementado por um questionário que permite verificar se apreendemos ou não os pontos principais, o que ajuda. Como foi único que vi até ao momento, vou dar o benefício da dúvida e esperar que os seguintes sejam melhores.
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Tive há pouco a primeira sessão de chat síncrono. Correu bem, estava à espera de algo mais confuso, tendo em conta as experiências que já tive de discussões no IRC. O sistema de chat é decente, embora pudesse ser muito melhorado (faz falta um som qualquer que assinale o envio de mensagens, por exemplo). Em todo o caso, a formadora conseguiu dinamizar a sessão sem problemas e o pessoal foi participando de forma ordeira e correcta, tendo acabado por ser uma aula "quase normal".
Em relação ao segundo filme disponibilizado, já não sou tão positivo. Num filme sobre métodos pedagógicos conseguiram encaixar um telejornal falso, formadores que são agentes secretos, uma perseguição de motas, o misterioso Mister X, formandos a ver um filme dentro do filme... é completamente surreal. É possível que haja quem goste, mas para mim parece-me algo mais indicado para crianças do que para adultos... no meu caso, fica muito mais aborrecido seguir o conteúdo quando é dado desta maneira do que se fosse um filme educativo mais "normal".
Em relação ao segundo filme disponibilizado, já não sou tão positivo. Num filme sobre métodos pedagógicos conseguiram encaixar um telejornal falso, formadores que são agentes secretos, uma perseguição de motas, o misterioso Mister X, formandos a ver um filme dentro do filme... é completamente surreal. É possível que haja quem goste, mas para mim parece-me algo mais indicado para crianças do que para adultos... no meu caso, fica muito mais aborrecido seguir o conteúdo quando é dado desta maneira do que se fosse um filme educativo mais "normal".
-
Pedro
- Administrador

Ontem tivemos mais uma sessão presencial, desta vez para as autoscopias iniciais. Basicamente, tinhamos 6 a 8 minutos para dar uma sessão de formação sobre um tema à nossa escolha. Eu optei por ensinar o pessoal a construir o fabuloso Deltry, um fantástico avião de papel.
Fiquei com a ideia que a minha sessão decorreu sem problemas, tendo a experiência de professor ajudado imenso. A única coisa negativa que a formadora apontou foi, no final, eu ter falado enquanto estava a escrever no quadro (estava a escrever o meu e-mail enquanto o dizia em voz alta), mas isso foi porque já estava no tempo limite (fiz 8 minutos certinhos
).
Hoje vamos fazer a análise dos vídeos... vai ser esquisito estar a ver-me a dar aula.
Vamos ver como corre.
Hoje vamos fazer a análise dos vídeos... vai ser esquisito estar a ver-me a dar aula.
-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
-
lilianazevedo
- Iniciado

- Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33
Re: Tirar o CAP em Coimbra
Olá. Eu tirei o curso na talentus na modalidade e-learning. E sinceramente vale a pena. Tu tens muitas aulas presencias se for nesta modalidade, e pelo menos o curso não se torna tão cansativo e podes gerir melhor o teu tempo.
Recomendo a talentus, porque alem de ser uma entidade relacionada com a area da formação, tens formadores de excelente profissionalismo.
Os preços são os normais, aqueles que actualmente são os praticados. quanto as horas, 96 ou 100 horas é o normal. o meu foi de 100 horas.
Recomendo a talentus, porque alem de ser uma entidade relacionada com a area da formação, tens formadores de excelente profissionalismo.
Os preços são os normais, aqueles que actualmente são os praticados. quanto as horas, 96 ou 100 horas é o normal. o meu foi de 100 horas.
Pedro Escreveu:Após conversar com alguns colegas professores, comecei a pensar em tirar um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores para pedir o CAP, de modo a poder dar formação na minha área. Pesquisei os vários cursos e tenho-me deparado com preços que vão dos €350 aos €400, em vários centros de formação. Para quem já tirou este curso, estes são os preços normais? Existe algum centro de formação recomendado?
Outra dúvida que também tenho prende-se com a duração do curso. O mínimo são 96 horas e todos os que tenho visto andam pelas 100. O chato é que os horários que encontrei são muito dispersos, demorando cerca de dois a três meses para completar curso. Existe algum curso intensivo que eu possa aproveitar para tirar enquanto estou em férias?
Reparei ainda que existem cursos em b-learning, que ficam mais baratos (cerca de €300), exigindo apenas algumas sessões presenciais. Como é que estes cursos se processam? Como funciona a avaliação? E vale a pena ou nota-se demasiado a falta de um formador?
-
lilianazevedo
- Iniciado

Os modulos presenciais são exactamente os mesmos da modalidade e-learning. Aliás para teres o CAP é necessário teres os modulos que são instituidos pelo IEFP.
Na altura em que tirei o meu, havia putro colega a tirar na modalidade presencial e as ideias que trocamos foi de que os cursos foram praticamente iguais.
Eu que tirei a modalidade e-learning não tive qualquer problema. Nem com os formandos nem com os formadores. As sessões a distância correram bem, bem como as presenciais (que não são tão poucas quanto se julga.
Na altura em que tirei o meu, havia putro colega a tirar na modalidade presencial e as ideias que trocamos foi de que os cursos foram praticamente iguais.
Eu que tirei a modalidade e-learning não tive qualquer problema. Nem com os formandos nem com os formadores. As sessões a distância correram bem, bem como as presenciais (que não são tão poucas quanto se julga.
JulesS Escreveu:Em algumas situações tivemos formadores que tiraram CAP em b-learning e tiveram mais dificuldade com os formandos, os formandos faziam mais queixas desses formadores e tivemos que lhes dar algumas orientações para eles terem outra postura e forma de estar na sala de formação.
Isso levou-me a ficar com a opinião que o curso presencial poderá ser uma mais valia, mas será a minha opinião, não sei o que prevalece no mercado.
Eu nao sei quais são os módulos que são em b-learning e quais são presenciais.
Acho que o mais importante no curso é perceber as grandes diferenças para dar formação a adultos em relação a jovens e crianças, que é o caso normalmente dos professores, as diferenças são muito grandes.
Também é importante perceber os vários tipos de pessoas que costumam aparecer nos grupos e saber lidar com elas.
Há uma grande componente de gestão e liderança de pessoas na formação, sobretudo quando se da formação a um grupo de colegas de trabalho.
-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Eu quis dizer que não sabia num curso b-learning, quais os módulos que têm sessões presenciais e quais os módulos que são à distãncia.lilianazevedo Escreveu:Os modulos presenciais são exactamente os mesmos da modalidade e-learning. Aliás para teres o CAP é necessário teres os modulos que são instituidos pelo IEFP.
Não faria sentido que os módulos fossem diferentes.
-
lilianazevedo
- Iniciado

Re: Tirar o CAP em Coimbra
Oi. Voltei aqui apenas para dizer que na talentus os cursos estão mais baratos dio que aqueles que das conta aqui, e têm 96 horas.
Podes consultar na pagina deles.
http://www.talentus.pt/
Podes consultar na pagina deles.
http://www.talentus.pt/
Pedro Escreveu:Após conversar com alguns colegas professores, comecei a pensar em tirar um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores para pedir o CAP, de modo a poder dar formação na minha área. Pesquisei os vários cursos e tenho-me deparado com preços que vão dos €350 aos €400, em vários centros de formação. Para quem já tirou este curso, estes são os preços normais? Existe algum centro de formação recomendado?
Outra dúvida que também tenho prende-se com a duração do curso. O mínimo são 96 horas e todos os que tenho visto andam pelas 100. O chato é que os horários que encontrei são muito dispersos, demorando cerca de dois a três meses para completar curso. Existe algum curso intensivo que eu possa aproveitar para tirar enquanto estou em férias?
Reparei ainda que existem cursos em b-learning, que ficam mais baratos (cerca de €300), exigindo apenas algumas sessões presenciais. Como é que estes cursos se processam? Como funciona a avaliação? E vale a pena ou nota-se demasiado a falta de um formador?
-
Pedro
- Administrador

Hoje já analisámos a maioria das autoscopias. Em primeiro lugar, observava-se a gravação da sessão. Depois cada grupo discutia a avaliação do colega, enquanto ele discutia a sua avaliação com a formadora (fazendo uma auto-avaliação, que depois era comparada com a avaliação dada pela formadora, que também apontava pontos que podiam ser melhorados). Depois cada grupo resumia para os restantes a sua avaliação, com o avaliado a terminar explicando a sua auto-avaliação a todos.
É uma sensação estranha estar a ver-nos a dar a sessão. Começamos a reparar em todos os detalhes com que nunca nos preocupámos ou até mesmo em falhas básicas. No meu caso, estava tão motivado para arrancar que esqueci-me de cumprimentar o grupo... entrei logo a explicar o que íamos fazer. Fiquei a pensar como é que me tinha esquecido de algo tão básico. Entretanto, a formadora voltou a merecidamente puxar-me as orelhas por, no final, ter dito em voz alta o meu e-mail, enquanto o escrevia virado para o quadro.
Também fui criticado por não fazer uma síntese final, que não tinha planeado (um erro que não voltarei a cometer). Fora disso, correu bem, a avaliação dada pelos meus colegas foi muito positiva. A formadora concluiu dizendo que eu não parecia professor, mas sim que já parecia formador, o que foi bom de ouvir. 
Amanhã há mais.
É uma sensação estranha estar a ver-nos a dar a sessão. Começamos a reparar em todos os detalhes com que nunca nos preocupámos ou até mesmo em falhas básicas. No meu caso, estava tão motivado para arrancar que esqueci-me de cumprimentar o grupo... entrei logo a explicar o que íamos fazer. Fiquei a pensar como é que me tinha esquecido de algo tão básico. Entretanto, a formadora voltou a merecidamente puxar-me as orelhas por, no final, ter dito em voz alta o meu e-mail, enquanto o escrevia virado para o quadro.
Amanhã há mais.
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
Ui... isso é uma gafe gravíssima.............. os alunos vão ficar perturbadíssimos com isso.....................................Pedro Escreveu:Entretanto, a formadora voltou a merecidamente puxar-me as orelhas por, no final, ter dito em voz alta o meu e-mail, enquanto o escrevia virado para o quadro.![]()
-
Pedro
- Administrador

Já passaram as autoscopias iniciais, agora a próxima sessão presencial será apenas para as finais. Será necessário escrever um manual sobre um tema da nossa área (mínimo de 15 páginas), para posteriormente escolher um capítulo desse manual para uma sessão de 12 a 15 minutos. Para essa sessão, fimada, será necessário realizar um plano, prever instrumentos de avaliação e proceder à avaliação dos formandos (diagnóstica, formativa e sumativa, corrigindo também a avaliação, o que me parece um enorme desafio para conseguir encaixar em apenas 15 minutos... mas vamos ver como corre
).
Enquanto isso, segue o estudo normal. Os manuais continuam bons, os filmes estão cada vez mais surreais... podem ver um excerto do terceiro filme neste link. Já recebemos também o caso de estudo a analisar na próxima sessão síncrona.
Enquanto isso, segue o estudo normal. Os manuais continuam bons, os filmes estão cada vez mais surreais... podem ver um excerto do terceiro filme neste link. Já recebemos também o caso de estudo a analisar na próxima sessão síncrona.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Pedro
- Administrador

Supostamente o orador é uma cópia do David Attenborough, chamado David Atwork (segundo o filme). A principal pergunta a colocar aqui seria: porque é que alguém acha que criar um personagem assim e colocá-lo num filme de formação para adultos é interessante?
Deve haver alguma aposta entre os criadores dos filmes para ver quem consegue ser mais estranho.
Eu estou a gostar bastante do resto do curso, mas os filmes estão a ser um ponto fraco.
Deve haver alguma aposta entre os criadores dos filmes para ver quem consegue ser mais estranho.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54