Autocarros

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
nomade
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

Mensagem por nomade »

Apanha a 1ª semana das secundárias, básicos e afins.

Mas o pior é para o pessoal que vive longe da Universidade, pois esta é uma semana crítica, cheia de metas finais e frequências... :x

Esperemos que a smtuc faça um bom desconto nos passes do mês de Janeiro...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:Nem falo nos habituais utilizadores do passe, esses então são altamente prejudicados...
Eu em Dezembro nem vou carregar o passe, porque simplesmente não compensa.
nomade Escreveu:Esperemos que a smtuc faça um bom desconto nos passes do mês de Janeiro...
Podes esperar sentado. Em Janeiro o mais certo é aumentarem os preços dos passes e senhas.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

O horário dos autocarros também muda nas férias...de qualquer forma teríamos menos autocarros...
Não estava à espera era q fosse nenhum autocarro...
Eu duvido que subam os preços,normalmente sobem quando começa ano lectivo e não subiu.
Mas sabe-se lá...
Realmente é algo a pensar se carregamos o passe ou não

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Para o mês que vem sei bem quem não vai pagar os 17 euros do passe....

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

{mineirinha} Escreveu:Eu duvido que subam os preços,normalmente sobem quando começa ano lectivo e não subiu.
Não, normalmente costumam alterar o tarifário em Janeiro.
{mineirinha} Escreveu: Realmente é algo a pensar se carregamos o passe ou não
É uma questão de fazer as contas. A mim não me compensa, pois com as férias e a greve pelo meio, ficava mais caro carregar o passe do que andar a senhas.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Pois eu vou pensar nisso.
Eu sei que isto parece ingénuo,mas o governo disse q não ia aumentar...
No entanto,sei que não se é de fiar

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

{mineirinha} Escreveu:Pois eu vou pensar nisso.
Eu sei que isto parece ingénuo,mas o governo disse q não ia aumentar...
No entanto,sei que não se é de fiar
Todos sabemos que a depender do governo não haveria Smtuc...

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

OS SMTUC são das poucas, se não a única, empresa de transportes urbanos que dá lucro. Só começou a dar lucro no ano passado e acho que foram lucros muito modestos. Tudo graças a um esforço que foi feito. O Estado não ajuda e o dinheiro não cai das árvores. Não me parece bem que se ajude as empresas que são mal gerias e que se penalize as bem geridas. Das duas uma, ou o Governo dá dinheiro aos SMUTUC para que sejam criadas linhas de serviço público (autocarros que vão a sítios onde há pouca gente e que, por isso, não são linhas lucrativas), ou então o Governo que dê dinheiro aos SMTUC para a renovação da frota mais antiga. Seja qual for a hípotese a escolher, não dar dinheiro aos SMTUC nunca pode ser uma solução. A comparticipação de 50% (250 mil euros) na compra no novo trolei carro, por parte do Estado, é uma das medidas que tem de começar a ser mais frequente. Não faz sentido que uma empresa de transportes bem gerida, que dá algum lucro, seja penalizada enquanto outra empresa de transportes mal gerida recebe os subsídios do Estado para lhe tapar os buracos.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Onde foste buscar essa de que os SMTUC dão lucro, quando sempre foram um sorvedouro de dinheiro da câmara?

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:Onde foste buscar essa de que os SMTUC dão lucro, quando sempre foram um sorvedouro de dinheiro da câmara?
Notícia de 2008:
Empresa acaba 2008 com saldo positivo

O ano ainda não acabou, mas só uma hecatombe nos próximos dias poderá levar a que os SMTUC não acabem, pelo segundo ano consecutivo, com lucro.
....

notícia completa

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Mesmo quando dava prejuízo os SMTUC não devem, na minha opinião, serem considerados "um sorvedouro de dinheiro".. Serviços como transportes, educação, segurança e saúde, entre outros, não são criados para dar lucro, mas sim para prestar um serviço à comunidade..

é óbvio que a gestão deve ser orientada para que exista lucro, ou que pelo menos os custos sejam suportáveis.. mas o objectivo principal devem ser as necessidades da população a servir..

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Exactamente. E não faz sentido punir uma empresa bem gerida. Por isso o Governo que ajude, pelo menos, no que toca ao investimento na frota.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:Mesmo quando dava prejuízo os SMTUC não devem, na minha opinião, serem considerados "um sorvedouro de dinheiro".. Serviços como transportes, educação, segurança e saúde, entre outros, não são criados para dar lucro, mas sim para prestar um serviço à comunidade..

é óbvio que a gestão deve ser orientada para que exista lucro, ou que pelo menos os custos sejam suportáveis.. mas o objectivo principal devem ser as necessidades da população a servir..
Perfeitamente de acordo, também não disse que teria de ser ao contrário, mas uma entidade que ano após ano recebe muitas transferências de dinheiro, preste ou não um serviço social, terá de ser forçosamente considerada um sorvedouro de dinheiro, mesmo que seja por uma boa causa!
PS. Já agora o tal lucro que os SMTUC dizem que tiveram inclui ou não as tranferências de dinheiro da câmara? É que há uma diferença entre ter lucro graças apenas ao seu balanço receitas/despesas ou incluir nas contas as injeções maciças de dinheiro.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:PS. Já agora o tal lucro que os SMTUC dizem que tiveram inclui ou não as tranferências de dinheiro da câmara? É que há uma diferença entre ter lucro graças apenas ao seu balanço receitas/despesas ou incluir nas contas as injeções maciças de dinheiro.
Nesta notícia, também de 2008, pode ler-se o seguinte:
O orçamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, aprovado esta semana pela Câmara, ascende a 21 milhões de euros, sendo que o subsídio da autarquia à exploração apresenta um crescimento de 3,1 por cento.

As receitas correntes (18,27 milhões de euros) superam em perto de 1,3 milhões de euros as despesas correntes.

As receitas de capital totalizam 2,82 milhões de euros e as despesas de capital (que compreendem o investimento) totalizam quatro milhões de euros.
Relembro que enquanto a Carris recebe, por ano, mais 45 milhões de euros e a STCP recebe mais de 16 milhões de euros, ambos provenientes do estado, os SMTUC recebem cerca de 4 milhões de euro da Câmara Municipal de Coimbra. Há outras empresas de transportes municipais na mesma situação dos SMTUC.

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Espero que entretanto haja condições para que se volte atrás na decisão da greve, que uma semana sem autocarros é o caos. Eu só tenho razões de queixa num dia em toda a semana, mas para muita gente é o único meio de transporte (barato) disponível.