Delícias Transmontanas

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade
Avatar do Utilizador
delicias
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quarta-feira, 07 janeiro 2009 15:35
Contacto:

Delícias Transmontanas

Mensagem por delicias »

Delícias Transmontanas: Loja aposta na gastronomia regional





O escaparate é apelativo. O cheiro convidativo e a diversidade irresistível. O melhor da gastronomia tradicional de Trás-os-Montes é o que a loja Delícias Transmontanas tem à venda em Coimbra.

Aberta há cerca de seis meses, a LOJA de produtos regionais foi já este Natal um “refúgio” para muita gente que encontrou nas iguarias transmontanas um presente diferente e distinto.

A adesão dos consumidores deixa satisfeito Ricardo Martins, jovem empreendedor natural de Mogadouro.
A aposta num espaço dedicado aos produtos regionais de Trás-os-Montes, conta Ricardo Martins, surgiu “quase como uma brincadeira”. É que, nota, quando ainda trabalhava numa seguradora, os pedidos de alheiras e de outros produtos avolumavam-se sempre que os clientes sabiam que ia de visita à terra. Depois, acrescenta, “também vi que em Coimbra não havia nada com produtos transmontanos e então decidi investir”.

Com espírito aventureiro, o jovem de 27 anos facilmente estabeleceu uma rede de fornecedores, até porque contou com o conhecimento dos pais e com o de outros fornecedores. Um dos produtos que conheceu por esta via foi o fumeiro de Chaves que, frisa, distingue-se sobretudo “por levar mais cura de fumo de lenha”.

A par de fumeiros tradicionais, entre os quais se contam as famosas alheiras de Mirandela, o espaço Delícias Transmontanas comercializa ainda presunto, doces e compotas, azeite e queijo. E como nao podia deixar de ser os vinhos transmontanos e douro, a destacar Montes Ermos;Cistus;Mazouco;Fraga do Facho;Ribeira do Corso;Cabeça de Burro; Duas Quintas; Porca de Murça; e o famoso vinho Mirandês de seu nome Lhéngua Mirandesa. Tendo tambem os licores; Licor de Café;Castanha;Figo; Mel;Frutos Silvestres;Amora;Cereja ect.... e os Aguardente de Frutos e Mel.No que respeita a queijos há que salientar o de Terrincho (produto DOP - Denominação de Origem Protegida). Feito com leite de ovelha da raça Churra da Terra Quente, o Queijo Terrincho é considerado um dos melhores queijos de ovelha de Trás-os-Montes, tendo recentemente sido destacado numa reportagem televisiva.

Novidade recente na loja são os figos com recheios, como por exemplo chocolate, e ecológicos. Para breve Ricardo Martins promete ainda o azeite Romeu, de Vila Flor, compotas para diabéticos e algas. A intenção é diversificar ainda mais a gama de produtos.

Sempre à sexta-feira há ainda pão caseiro cozido em forno de lenha, folar transmontano e bola de carne.
“As pessoas gostam de produtos diferentes, de qualidade, e vão levando para experimentar”, refere o responsável, reconhecendo ainda que há clientes que chegam e pedem um produto muito concreto. Às vezes, “até estranho”, observa.

Aqui está a funcionar bastante o “passa a palavra”, considera, acrescentando que muitas das pessoas que recebem ofertas “depois vêm até cá visitar a loja para ver o que é há mais”.

A loja Delícias Transmontanas tem ainda, em jeito de complemento, um pouco de artesanato regional, com destaque para miniaturas em barro de casas típicas de Mogadouro e pequenas bolsas em burel, tecido que era utilizado antigamente nos capotes dos pastores.

Escrito por Benedita Oliveira
Campeão das Províncias



Abertura 14 de Junho de 2008

Ramo: Produtos regionais

Morada R. Alberto Pinto Abreu, n.º 13, loja 15, Santa Clara
a 200 m do PORTUGAL DOS PEQUENINOS

A VOSSA OPINIAO CONTA MUITO,
COMENTEM
Última edição por delicias em sábado, 07 fevereiro 2009 12:51, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

Boas

Bem... como verdadeira Trasmontana que sou tenho que ir la visitar a loja. Como estou habituada ao "bom e do melhor" de Trás-os-Montes, devo avisar que serei bastante crítica. :)

Espero entrar na loja e respirar aquele ar que tanto me inspira!!! :)

Até breve
Olhar em frente, porque atrás vem gente

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Só pela descrição fiquei já com água na boca :). Quando regressar a Coimbra vou lá dar um salto!

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
Imagem

Avatar do Utilizador
delicias
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quarta-feira, 07 janeiro 2009 15:35
Contacto:

Mensagem por delicias »

Infernalord Escreveu:Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
DEPENDE DO QUE CONSIDERA PREÇOS EM CONTA.
QUALIDADE TEM O SEU PREÇO

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

delicias Escreveu:
Infernalord Escreveu:Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
DEPENDE DO QUE CONSIDERA PREÇOS EM CONTA.
QUALIDADE TEM O SEU PREÇO
a educação também, não grite :)

se for referido um preço médio as pessoas até vão lá mais depressa que com essa resposta :)


obvio que o barato sai caro, mas o caro também não e' sinonimo de qualidade.

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

delicias Escreveu:
Infernalord Escreveu:Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
DEPENDE DO QUE CONSIDERA PREÇOS EM CONTA.
QUALIDADE TEM O SEU PREÇO
Não é preciso CAPS LOCK aqui.

A qualidade tem o seu preço porém, já vi abusos em preços de doçaria regional / conventual, daí eu ter dito o que disse.
Imagem

Avatar do Utilizador
delicias
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quarta-feira, 07 janeiro 2009 15:35
Contacto:

Mensagem por delicias »

dawn_to_dusk_ Escreveu:
delicias Escreveu:
Infernalord Escreveu:Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
DEPENDE DO QUE CONSIDERA PREÇOS EM CONTA.
QUALIDADE TEM O SEU PREÇO
a educação também, não grite :)

se for referido um preço médio as pessoas até vão lá mais depressa que com essa resposta :)


obvio que o barato sai caro, mas o caro também não e' sinonimo de qualidade.
nao estou a gritar com ninguem nem ser mal educado.
apenas venho aqui apresentar as minhas iguarias

Avatar do Utilizador
delicias
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quarta-feira, 07 janeiro 2009 15:35
Contacto:

Mensagem por delicias »

Infernalord Escreveu:
delicias Escreveu:
Infernalord Escreveu:Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
DEPENDE DO QUE CONSIDERA PREÇOS EM CONTA.
QUALIDADE TEM O SEU PREÇO
Não é preciso CAPS LOCK aqui.

A qualidade tem o seu preço porém, já vi abusos em preços de doçaria regional / conventual, daí eu ter dito o que disse.
Nada melhor como nos visitar e comparar preços
atentamente

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

delicias Escreveu:
Infernalord Escreveu:
delicias Escreveu:
Infernalord Escreveu:Nice... resta é saber se os preços são em conta... :?
DEPENDE DO QUE CONSIDERA PREÇOS EM CONTA.
QUALIDADE TEM O SEU PREÇO
Não é preciso CAPS LOCK aqui.

A qualidade tem o seu preço porém, já vi abusos em preços de doçaria regional / conventual, daí eu ter dito o que disse.
Nada melhor como nos visitar e comparar preços
atentamente
Irei faze-lo assim que puder.
Imagem

Scala
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: domingo, 16 setembro 2007 13:18

Mensagem por Scala »

Como transmontano, embora agora vivendo como serrano, na minha próxima visita à saudosa Coimbra, farei com certeza uma visita.

Avatar do Utilizador
delicias
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quarta-feira, 07 janeiro 2009 15:35
Contacto:

Mensagem por delicias »

Scala Escreveu:Como transmontano, embora agora vivendo como serrano, na minha próxima visita à saudosa Coimbra, farei com certeza uma visita.
Aguardo a sua visita.

Atentamente

victor50
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quarta-feira, 01 julho 2009 20:12

Re: Delícias Transmontanas

Mensagem por victor50 »

boa noite, provei montes ermos e adorei, não consigo comprar em aveiro, será que me podem indicar algum fornecedor na cidade ou comprar aí e enviar-me? obrigado.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

O que é Montes Ermos?

Em Aveiro há uma Loja Gourmet na Urb Forca, Loja do Chá, tem chás, infusões, e produtos gourmet: vinhos, azeite, doces, charcutaria.

Mas não sei o que é montes ermos, nem se há lá
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Responder