Até 25 de Agosto
XXII Feira das Cebolas anima Coimbra durante uma semana
Algumas toneladas de cebolas vão estar à venda, a partir de sábado, na Praça do Comércio, em Coimbra, na tradicional feira anual dedicada a este bolbo.
Organizada pelo Grupo Camponeses de Vila Nova e pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, a XXII Feira das Cebolas decorre até 25 de Agosto, animando a praça do comércio no centro histórico da cidade, com a venda deste e doutros produtos agrícolas e ainda com iniciativas nos domínios do folclore, gastronomia e doçaria.
Arranjadas em réstias, as cebolas são comercializadas a par com outros produtos agrícolas locais, recriando a antiga Feira de S. Bartolomeu, santo que se celebra a 24 de Agosto e que dá nome à freguesia onde se realiza este evento.
De acordo com João Fortunato, da direcção do Grupo Folclórico Camponeses de Vila Nova (Cernache), este ano a produção de cebolas aumentou em relação a 2006, em virtude das chuvas.
«A cebola gosta de muita água», disse o membro da organização da iniciativa.
A Feira das Cebolas arranca oficialmente sábado à noite com a entrega da Medalha de Mérito Cultural aos Camponeses de Vila Nova, que celebram, em 2007, 25 anos de existência e organizam o evento há 22 anos.
Com esta distinção, a autarquia «pretende reconhecer ao Grupo Camponeses de Vila Nova a sua postura de importante dinamizador cultural da Região Centro, uma vez que tem como principal finalidade fazer reviver e preservar os costumes, danças e cantares e a gastronomia tradicional, bem como recolher todo o património cultural e histórico da região de onde são originários», lê-se numa nota do vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes, que fará a entrega da Medalha.
Segundo a mesma nota, na ocasião será homenageado o presidente da direcção do grupo folclórico, Silvano Martins.
Durante o semana em que dura o evento, tasquinhas vão estar abertas na Praça do Comércio, sendo possível «saborear o caldo verde, a sardinha de pasta, os bolos e pataniscas de bacalhau, o arroz doce, escarpadas e arrufadas de Coimbra, tudo regado com o licor de canela, a jeropiga ou o bom vinho tinto de lavrador».
Vários grupos folclóricos actuam todas as noites na Feira das Cebolas, destacando-se, na edição deste ano, o espectáculo do Grupo Danças e Cantares de Mahora, Albacete (Espanha), previsto para dia 25.
Os jogos tradicionais também figuram do programa da iniciativa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Cernache, uma zona favorável ao cultivo de cebola devido à abundância de água.
Lusa / SOL
Feira das Cebolas - até 25 de Agosto
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Exilada
- Experiente

- Mensagens: 227
- Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45