No dia 11 de Março, pelas 9.00h estava pronto para fazer mais uma volta de reconhecimento ao percurso do passeio. Desta vez fui sozinho para ter um momento mais íntimo com os meus pedais de encaixe, em caso de queda não estava ninguém por perto a ver.

.
Estava um lindo dia de Inverno, com o sol a brilhar, de máquina às costas lá fui eu... e a primeira paragem foi logo na Ponte Roman(ic)a da Beselga. Gostaríamos que no dia do Passeio tirássemos aqui umas fotos, mas o pessoal parece que cada vez menos se interessa por estas coisas, quer é andar....
Depois da descida do Campo de Futebol até ali fui subindo em direcção a Chosendo. A Beselga ficava para trás....
As mimosas em flor davam outro encanto para além do agradável aroma que se sentia no ar.
Ainda a subir...
Uma zona plana até Castainço...
Em Maio, de certeza que estará ainda mais bonito com os carvalhos vestidos de verde tenro.
Os Nabos a florir...
Não é tempo de caça, mas neste sítio surpreendi um caçador. O homem ficou tão atrapalhado

Pois é, as Bikes não fazem barulho e depois acontecem essas coisas. Na verdade, eu também fiquei, pois os seus três cães não pareciam nada simpáticos. O que devemos fazer nestas alturas é descer e pormo-nos atrás da Bike e ficarmos parados. Pelo menos, comigo tem resultado. Fotos não houve do momento. Foi pena, mas a paisagem é linda, a água límpida e reparem na beleza das lajes.
A subir em direcção a Penela da Beira...
As vacas atentas...
O início da grande descida do Passeio nas minas de Ouro da Granja.

É melhor aproveitar, pois do outro lado espera-nos isto...
Vista para a Póvoa de Penela e noutro plano o Douro...
Vista para Penela da Beira...
Aqui começa a subida mais dura...
As minas de ouro vistas do outro lado...
A ajuda divina.
Acabou a subida. Agora é a descer em direcção a Arcas, onde será o reforço...
Para quem se sentir muito cansado... lixo também há, infelizmente!
A vista para o Castelo de Penedono. Este estará quase sempre ao alcance da nossa vista, desde as Minas até bem perto, em Penedono. Com mais destaque só as "ventoinhas" que se vêem ao longo de todo o percurso. Para quem não conhece a zona, estas serão um bom ponto de referência.
Ainda em Arcas...
O castelo visto de muito perto do Souto.
Vista para Alcarva...
A caminho do Sirigo...
Já no Sirigo, se o dia estiver muito quente, esta parte do percurso à sombra será uma maravilha...
Vamos passar ao lado de Penedono. Aqui está o castelo de mais perto...
As "ventoinhas", mas não vamos para lá...
Descemos um pouco e cá temos a Beselga...
Alguém se lembra da subida do ano passado

Este ano é a descer. É preciso ter cuidado com os regos...eu já lá tive uma lição de voo
Para quem optar pelo percurso mais curto (cerca de 40 Km) vai em direcção à Beselga,
terminando o percurso no campo de futebol