vai ao exame mas nao te inscrevas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

vai ao exame mas nao te inscrevas

Mensagem por pedrotuga »

Aki fica a minha opiniao e uma sugestao para os exames.

Estou matriculado como estudante da universidade de coimbra e pago propinas. Isso dá-me o direito de assistir a aulas e ir a exames.
Devia ser obrigatoria a opurtunidades e dos alunos fazerem as cadeiras por frequencia, nao é, qq dia nem por exame temos hipotese.

Passa-se o seguinte, tenho ou tive cadeiras k tinham 400 inscritos, claro que tudo estava formatado para haver menos de 100 gajos no exame. Como tal, criou-se um sistema de inscricoes para adaptar o numero de funcionarios e docentes a controlar a prova.
Ora isto enoja-me, nunca me inscrevo, no dia do exame ouco sempre a velha ameaca covarde:

"voces nao se inscreveram!!! vou ver se arranjo mais copias do exame, e mais salas... se nao conseguir faco a chamada dos inscritos e quem nao estiver inscrito sai"

Claro k nao podem fazer isso, pois sabem bem k os alunos tem o direito de estar a fazer exame. Masi valia serem sinceros e pedir alguma cloaboracao. Eu por mim recuso-me desde já a colaborar, se uma cadeira tem 400 inscritos e tudo esteja formatado para k apenas 40 aparecam no dia do exame entao que mudem as coisas, alguma coisa está mal. Está tudo preparado para o chumbo, e no dia do exame 10 profs vao à praia enquanto dois ou tres tomam conta do recado... só uma ou duas salas.

a minha sugestao é: nao se inscrevam nos exames, se houver merda com o numero de salas ou professores disponiveis isso nao é da responsabilidade dos alunos. Se acontecerem muitas dessas encrencas pode ser que os porfessores cheguem è conclusao que a politica do chumbo é má politica.

Os alunos podem ser muito baldas actualmente, que sao, mas os professores tambem praticam uma cultura muito destrutiva do chumbo. As aulas foram feitas pa serem assistidas pelos alunos e os professores existem para ensinar os alunos e nao para os chumbar conforme lhes dê jeito.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Concordo. :clap:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Por lei, apenas te podem negar a assistência ao exame caso não haja disponibilidade de salas ou de exames. Agora, eu não percebo qual a dificuldade em efectuar a inscrição... por muitos motivos secundários que haja, a verdade é que essa inscrição é importante em termos logísticos, já que permite preparar o número de salas, tirar fotocópias suficientes, etc. Que haja coisas erradas a ocorrer durante o curso é uma coisa (contra isso acho que se deve protestar), mas tentar causar problemas nos exames não leva a lado nenhum, só irá servir para prejudicar os alunos. Ou achas mesmo que os professores iam ficar preocupados? A ideia que tenho é que a grande maioria deles ia ver isso como extrememente positivo, porque era menos trabalho que teriam a corrigir o exame.

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

pelo que ouvi dizer em civil quem se inscrever no exame e não comparecer sofre um processo disciplinar.... isto é de doidos!!!! :roll:

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Pedro Escreveu:... a verdade é que essa inscrição é importante em termos logísticos, já que permite preparar o número de salas, tirar fotocópias suficientes, etc.
Eu ao matricular-me increvo-me nas cadeiras que quero fazer e consequentemente ir a exame, logo não há necessidade nenhuma dessa segunda inscrição.

Se estão x alunos matriculados a uma cadeira só têm que ter x fotocópias do exame e salas suficientes para x alunos.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Gold Escreveu:Se estão x alunos matriculados a uma cadeira só têm que ter x fotocópias do exame e salas suficientes para x alunos.
Mas há sempre alunos que desistem da cadeira e outros que optam por não ir aos exames na época normal, outros que já fizeram a cadeira por frequência, etc. Se eliminassem as inscrições, penso que isso seria uma óptima desculpa para instituirem o "exame único" (que é algo que andam a pensar implementar em muitos departamentos... no DEI muitas das cadeiras já acabaram com as frequências, enquanto que se discute se a época de exames de recurso não deva ser "eliminada").

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Desistem das cadeiras, mas pagam as propinas na totalidade na mesma.

E o exame único, não é má ideia, desde que bem aplicada.
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

concordo com o pedrotuga, discordo do exame unico e o pedro tem alguma razao. As desistencias iriam provocar que se gstasse fotocopias a mais, mas fdx 880€ anuais nao chegam para me darem os exames e os enunciados ?

eu tenho de me inscrever nas disciplinas k sao so do meu curso, mas nas k sao junto com electro n m inscrevo (tb é so EDA e SO k já caguei nelas :cry: )

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

dawn_to_dusk_ Escreveu:concordo com o pedrotuga, discordo do exame unico e o pedro tem alguma razao. As desistencias iriam provocar que se gstasse fotocopias a mais, mas fdx 880€ anuais nao chegam para me darem os exames e os enunciados ?

eu tenho de me inscrever nas disciplinas k sao so do meu curso, mas nas k sao junto com electro n m inscrevo (tb é so EDA e SO k já caguei nelas :cry: )
Já somos 2 a desistir de EDA e SO! E contando com o resto do pessoal do curso, já somos... muitos!!! :twisted: :evil:

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Sys7eM Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:concordo com o pedrotuga, discordo do exame unico e o pedro tem alguma razao. As desistencias iriam provocar que se gstasse fotocopias a mais, mas fdx 880€ anuais nao chegam para me darem os exames e os enunciados ?

eu tenho de me inscrever nas disciplinas k sao so do meu curso, mas nas k sao junto com electro n m inscrevo (tb é so EDA e SO k já caguei nelas :cry: )
Já somos 2 a desistir de EDA e SO! E contando com o resto do pessoal do curso, já somos... muitos!!! :twisted: :evil:
:lol: tou-me a rir, mas devia tar a estudar!

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Re: vai ao exame mas nao te inscrevas

Mensagem por Uzumaki »

pedrotuga Escreveu:Devia ser obrigatoria a opurtunidades e dos alunos fazerem as cadeiras por frequencia, nao é, qq dia nem por exame temos hipotese.
Bem, acho que dois exames são suficientes...
pedrotuga Escreveu:Passa-se o seguinte, tenho ou tive cadeiras k tinham 400 inscritos, claro que tudo estava formatado para haver menos de 100 gajos no exame. Como tal, criou-se um sistema de inscricoes para adaptar o numero de funcionarios e docentes a controlar a prova.
Ora isto enoja-me, nunca me inscrevo, no dia do exame ouco sempre a velha ameaca covarde:

"voces nao se inscreveram!!! vou ver se arranjo mais copias do exame, e mais salas... se nao conseguir faco a chamada dos inscritos e quem nao estiver inscrito sai"
Sejamos realistas... se dos 400 vierem a exame 100 não é muito mau e os recursos têm de ser distribuídos a pensar nisso. Não se podem fazer as coisas assim senão faz-se um exame por dia e é uma absoluta perda de tempo. Os professores fazem outras coisas para além de vigiar exames!
pedrotuga Escreveu:Claro k nao podem fazer isso, pois sabem bem k os alunos tem o direito de estar a fazer exame. Masi valia serem sinceros e pedir alguma cloaboracao.
Sim, de facto se aparecerem para fazer exame, têm o direito de o fazer e os profs que se arranjem! Mas, pedir colaboração???
pedrotuga Escreveu:Está tudo preparado para o chumbo, e no dia do exame 10 profs vao à praia enquanto dois ou tres tomam conta do recado... só uma ou duas salas.
Era bom que assim fosse...
pedrotuga Escreveu:nao se inscrevam nos exames, se houver merda com o numero de salas ou professores disponiveis isso nao é da responsabilidade dos alunos. Se acontecerem muitas dessas encrencas pode ser que os porfessores cheguem è conclusao que a politica do chumbo é má politica.
A não inscrição nos exames só cria problemas desnecessários e não leva a lado nenhum.
pedrotuga Escreveu:Os alunos podem ser muito baldas actualmente, que sao, mas os professores tambem praticam uma cultura muito destrutiva do chumbo.
Baldas??? Naaaa! Cultura destrutiva do chumbo... acho que nunca tinha ouvido essa! Acho que os professores têm mais que fazer do que se andarem a chatear se chumbam gente ou não, mas é só a minha opinião :D
pedrotuga Escreveu:As aulas foram feitas pa serem assistidas pelos alunos e os professores existem para ensinar os alunos e nao para os chumbar conforme lhes dê jeito.
Concordo plenamente! Pena é que na maior parte das vezes os alunos não queiram aprender.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: vai ao exame mas nao te inscrevas

Mensagem por Pedro »

Uzumaki Escreveu:Baldas??? Naaaa! Cultura destrutiva do chumbo... acho que nunca tinha ouvido essa! Acho que os professores têm mais que fazer do que se andarem a chatear se chumbam gente ou não, mas é só a minha opinião :D
Acho que estás a precisar de ter aulas na FCT... aqui tenho de concordar com o pedrotuga. Tal como já foi discutido noutro tópico, há imensos professores que acham que a quantidade de chumbos à sua cadeira é sinónimo de qualidade (quanto mais difícil for, melhor é). Há vários outros motivos, mas acredita que há muitos professores que se divertem a chumbar gente. E infelizmente já passei por muitos desses casos.
Uzumaki Escreveu:Concordo plenamente! Pena é que na maior parte das vezes os alunos não queiram aprender.
Isso é a desculpa típica que os professores fraquitos dão. A culpa é sempre dos alunos. Não interessa se as suas aulas são completamente inúteis, se não sabem explicar, se se limitam a ler os acetatos... a culpa é dos alunos. É por isso que a situação chegou ao que chegou... acho que está mais do que na altura de os professores começarem a admitir as suas responsabilidades...

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Re: vai ao exame mas nao te inscrevas

Mensagem por Uzumaki »

Pedro Escreveu:Acho que estás a precisar de ter aulas na FCT... aqui tenho de concordar com o pedrotuga. Tal como já foi discutido noutro tópico, há imensos professores que acham que a quantidade de chumbos à sua cadeira é sinónimo de qualidade (quanto mais difícil for, melhor é). Há vários outros motivos, mas acredita que há muitos professores que se divertem a chumbar gente. E infelizmente já passei por muitos desses casos.
4 anos no DMUC chegam? Eu conheço alguns professores e nenhum faz isso. Será uma coisa do DEI?
Pedro Escreveu:Isso é a desculpa típica que os professores fraquitos dão. A culpa é sempre dos alunos.
Discordo do termo "fraquito", mas que conheço muito boa gente que não quer aprender o que lhe querem ensinar, conheço!!! Um pouco por todo o lado... acho que vivemos na onda do querer passar no exame e não do aprender (e como consequencia passar no exame).
Pedro Escreveu:Não interessa se as suas aulas são completamente inúteis, se não sabem explicar, se se limitam a ler os acetatos... a culpa é dos alunos. É por isso que a situação chegou ao que chegou... acho que está mais do que na altura de os professores começarem a admitir as suas responsabilidades...
Bem, por incrível que pareça, a culpa é mesmo (em parte) dos alunos. Esse tipo de situações deve ser denunciada e está nas mãos dos alunos fazer isso. Se não forem vcs, quem é que vai ser? Tirando vcs e o prof, mais ninguem vai às aulas para saber como são, não é?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: vai ao exame mas nao te inscrevas

Mensagem por Pedro »

Uzumaki Escreveu:4 anos no DMUC chegam? Eu conheço alguns professores e nenhum faz isso. Será uma coisa do DEI?
Do DEI é de certeza. E, pelo que o pedrotuga disse, do DEEC também. E olha que nas poucas experiências que tive com o DM, também deu para perceber que há lá professores assim. Se em 4 anos não encontraste nenhum, tiveste muita, mas mesmo muita sorte.
Uzumaki Escreveu:Discordo do termo "fraquito", mas que conheço muito boa gente que não quer aprender o que lhe querem ensinar, conheço!!! Um pouco por todo o lado... acho que vivemos na onda do querer passar no exame e não do aprender (e como consequencia passar no exame).
E eu continuo a achar o oposto. Vejo pessoal que quer aprender, mas professores que não fazem a mínima ideia do que é ensinar. Ou achas que ficar a ler exactamente o que escreveram nos acetatos é ensinar? Não saber explicar as coisas é ensinar? Ser arrogante, mal-educado e gozar quando lhes são colocadas dúvidas é ensinar?
Uzumaki Escreveu:Bem, por incrível que pareça, a culpa é mesmo (em parte) dos alunos. Esse tipo de situações deve ser denunciada e está nas mãos dos alunos fazer isso. Se não forem vcs, quem é que vai ser? Tirando vcs e o prof, mais ninguem vai às aulas para saber como são, não é?
Mas aí é que está a questão... nós denunciamos isso. Dou-te o exemplo dos inquéritos pedagógicos do DEI, que o departamento supostamente usa para avaliar o curso e corrigir problemas. Todos os anos são identificados vários problemas, desde professores que são considerados fracos até à carga excessiva de trabalho existente em algumas cadeiras... serve de alguma coisa? Não. Corrigiu algum problema? Não. E depois a culpa é dos alunos? A culpa é dos professores, que na grande maioria dos casos precisavam de descer da posição de semi-Deus em que se auto-colocam muitas vezes e ver a porcaria que andam a fazer para arruinar o ensino.

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Re: vai ao exame mas nao te inscrevas

Mensagem por Uzumaki »

Pedro Escreveu:Do DEI é de certeza. E, pelo que o pedrotuga disse, do DEEC também. E olha que nas poucas experiências que tive com o DM, também deu para perceber que há lá professores assim. Se em 4 anos não encontraste nenhum, tiveste muita, mas mesmo muita sorte.
Por acaso até conheço bem a situação das matemáticas no DEI e se há coisa que não falta nas aulas práticas é gente com vontade de aprender!!!!
Pedro Escreveu:E eu continuo a achar o oposto. Vejo pessoal que quer aprender, mas professores que não fazem a mínima ideia do que é ensinar. Ou achas que ficar a ler exactamente o que escreveram nos acetatos é ensinar? Não saber explicar as coisas é ensinar? Ser arrogante, mal-educado e gozar quando lhes são colocadas dúvidas é ensinar?
Concordo contigo... volto a dizer que deve ser uma coisa do DEI...
Pedro Escreveu:Mas aí é que está a questão... nós denunciamos isso. Dou-te o exemplo dos inquéritos pedagógicos do DEI, que o departamento supostamente usa para avaliar o curso e corrigir problemas. Todos os anos são identificados vários problemas, desde professores que são considerados fracos até à carga excessiva de trabalho existente em algumas cadeiras... serve de alguma coisa? Não. Corrigiu algum problema? Não. E depois a culpa é dos alunos? A culpa é dos professores, que na grande maioria dos casos precisavam de descer da posição de semi-Deus em que se auto-colocam muitas vezes e ver a porcaria que andam a fazer para arruinar o ensino.
Esses inquéritos têm muito que se lhe diga... mas digo-te que conheço casos no DMUC em que os alunos acham que o professor é mau pq os faz pensar, trabalhar.... e por vezes esses inquéritos não levam a nada por causa disso... por causa de uns são discreditados os outros. Mas isto é do que eu conheço... começo a pensar que no DEI é tudo uma cambada de gente doida... vão para matemática, é muito melhor!! :D

Responder