Curso de Serviço Social abre na faculdade de Psicologia

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Curso de Serviço Social abre na faculdade de Psicologia

Mensagem por Pedro »

Curso de Serviço Social abre na faculdade de Psicologia

Já no próximo ano lectivo, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação vai arrancar com uma licenciatura numa área em que a oferta de formação é reduzida.

A licenciatura tem uma duração de quatro anos e vai preparar profissionais para prestar apoio e lidar com contextos socio-económicos delicados, como é o caso das comunidades imigrantes ou as situações de pobreza extrema.

O novo curso vai implicar a entrada anual de 40 novos alunos (no caso de todas as vagas serem preenchidas). A presidente do núcleo de estudantes da faculdade, Fernanda Nogueira, alertou em declarações ao jornal A CABRA para o facto de esta situação poder originar uma gestão difícil do espaço existente.

Em Coimbra, apenas o Instituto Miguel Torga disponibiliza uma licenciatura em Seviço Social.

Fonte: acabra.net
É certo que se trata de um curso em que a oferta é reduzida, mas abri-lo numa faculdade onde existem vários problemas em termos de espaço... penso que teria sido mais lógico esperarem até a mudança para as novas instalações estar terminada (ou até mesmo iniciada).

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Re: Curso de Serviço Social abre na faculdade de Psicologia

Mensagem por tofas »

não só o Miguel Torga... o Instituto Bissaya Barreto tem um curso de Acçao Social... que acho que é praticamente o mesmo...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Acção Social?? Os cursos da Miguel Torga e Bissaya não se iam fundir?? E eu estou no curso de Animação Socioeducativa, na ESEC, e há a Animação Sociocultural no ITAP (mas de formação equivalente ao secundário).
Acho bem que haja este curso no superior público, pois nest apaís quem queir atirar esse curso tem que pagar a exorbitância mensal das privadas... desde que o curso tenha qualidade... precisamos de assistentes sociais de qualidade, bem como de animadores e tudo o mais.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Lino Escreveu:desde que o curso tenha qualidade...
O problema é garantir essa qualidade com instalações que já com os cursos actuais estão cheias. Aconteceu algo similar com Engenharia Informática quando abriram a licenciatura em Comunicações e Multimédia no mesmo departamento... o curso ficou uma porcaria, o departamento simplesmente não tem condições logísticas e financeiras para manter dois cursos. Aqui ainda é mais crítico, porque a situação na faculdade de psicologia e ciências da educação está péssima. :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Agora com a ida da Medicina e da Farmácia para a zona dos HUC a FP bem podia mudar as instalações. :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Eu sou da FPCEUC e o que a Presidente do Conselho Científico disse numa aula é que iam ver se o Polo I podia ceder algumas salas para serem usadas pela FPCE... admito que faz falta um curso público de Serviço Social, mas criá-lo numa Faculdade que já mal dá para os alunos que lá tem agora não é lá muito sensato. ;\

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ok, ainda ng aki percebeu.

Em portugal há alguma coisa boa que arranque "já no proximo ano"????
ninguem aki desconfia de tanta eficacia? tudo o k é lei boa demora uma eternidade a ser aplicada, que é para os prevaricadores se poderem safar de outra fora antes da lei chegar.
Pois eu vou dizer-vos o motivo de tanta "eficacia".
O financiamento ao ensino superior é feito por cabeca. Mais alunos mais dinheiro. entao, à semelhanca do que aconteceu no meu departamento e em muitos outros... bota mais cursos para virem praki mais cabecas (trata-se a estudantada tipo gado) para nos termos mais algum dinheirito.
E professores para mais tanto aluno?
vão às aulas dque já há.
E salas para tantos alunos?
as aulas com mais alunos deixam de ser obrigatorias, assim n há problema, uma turma de 400 alunos pode estar numa sala para 50 alunos.
E laboratorios?
caga-se nisso.
E horarios de atendimento dos profs?
Os mesmos, os alunos já estao mesmo com um muro de 10 metros de altura entre eles e os profs.
E qualidade de ensino?
que se....


e é assim a nossa realidade do ensino superior em portugal. Infelizmente a dita "luta estudantil" é na minha opiniao uma cagada para ingles ver.

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

desde que o curso tenha qualidade
Só o simples facto do curso ir para a Universidade ja é 1 garantia de qualidade superior à de 1 privada! :lol:
E em termos de espaço o q será pior, 1 faculdade vocacionada para isso ou 3 casas adaptadas na Cruz de Celas?! :lol:

Fikem Bem!

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

pedrotuga, :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Al Capone Escreveu:
desde que o curso tenha qualidade
Só o simples facto do curso ir para a Universidade ja é 1 garantia de qualidade superior à de 1 privada! :lol:
E em termos de espaço o q será pior, 1 faculdade vocacionada para isso ou 3 casas adaptadas na Cruz de Celas?! :lol:

Fikem Bem!
Não é uma questão de ser superior à privada, é uma questão de ser um curso bom ou mau. Afinal, uma coisa má é superior a uma coisa péssima... mas será que compensa ter a má? Principalmente quando vai prejudicar as coisas que já existem? A longo prazo, este novo curso irá implica mais 200 a 250 alunos adicionais numa faculdade já de si completamente cheia (que foi o tal erro que cometeram no departamento de engenharia informática... não percebo como criaram um curso novo quando era mais que óbvio que o departamento não tinha capacidade).

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Pedro Escreveu:
Al Capone Escreveu:
desde que o curso tenha qualidade
Só o simples facto do curso ir para a Universidade ja é 1 garantia de qualidade superior à de 1 privada! :lol:
E em termos de espaço o q será pior, 1 faculdade vocacionada para isso ou 3 casas adaptadas na Cruz de Celas?! :lol:

Fikem Bem!
Não é uma questão de ser superior à privada, é uma questão de ser um curso bom ou mau. Afinal, uma coisa má é superior a uma coisa péssima... mas será que compensa ter a má? Principalmente quando vai prejudicar as coisas que já existem? A longo prazo, este novo curso irá implica mais 200 a 250 alunos adicionais numa faculdade já de si completamente cheia (que foi o tal erro que cometeram no departamento de engenharia informática... não percebo como criaram um curso novo quando era mais que óbvio que o departamento não tinha capacidade).
já agora o que é que mudou em LEI ? eu tou no tal curso novo do DEEC e nao devem haver mtas diferenças no pessoal de electro, tirando o facto de sermos mais a ter as mesmas disciplinas e termos uns cagalhoes de design e uma meia duzia de disciplinas especificas ao longo do curso...

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Eu sou de electro. Posso afirmar que o departamento está bem mais lotado e os servicos sao claramente insuficientes, quer seja em limpeza, fotocopias, biblioteca, equipamentos informaticos, disponibilidade de docentes, etc etc etc etc etc...
foi feito o mesmo em muitos sitios, comecou na fac de direito, nos ultimos 3 anos chegou à fctuc. passou pelo dei, pelo deec, pelo dec, e ha-de ter passado por mais departamentos.
é uma questao de dinheiro.
Se olharem com atencao podem ver k os mestrados estao muito mais institucionalizados e muito menos personalizados, tudo em benificio da boa injeccao de dinheiro.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

dawn_to_dusk_ Escreveu:já agora o que é que mudou em LEI ? eu tou no tal curso novo do DEEC e nao devem haver mtas diferenças no pessoal de electro, tirando o facto de sermos mais a ter as mesmas disciplinas e termos uns cagalhoes de design e uma meia duzia de disciplinas especificas ao longo do curso...
Os recursos são uma porcaria, porque não há dinheiro para actualizar os computadores para todos (os computadores na sala dos alunos são iguais aos que lá estavam quando eu entrei - eu estou agora no 5º ano - e já nessa altura estavam desactualizados). Há sempre problemas de salas para aulas extra, exames, etc. Há cadeiras em que as turmas das aulas práticas estão sobrelotadas porque não há alunos nem salas para abrir mais. Há outras em que as aulas teóricas estão sobrelotadas porque decidiram juntar os dois cursos em salas que não têm espaço para isso. Os professores estão muito mais distantes dos alunos, preferindo enterrá-los em trabalho a apoiá-los. O próprio ambiente do departamento tem diminuído bastante de qualidade, tanto pelo excesso de alunos como também pela subida de médias (começaram a entrar demasiados dos tais alunos extra-competitivos e que não sabem trabalhar em equipa). Eu podia continuar aqui mais um bom bocado, mas acho que isto chega... foi uma estupidez completa criarem LCM num sítio como o DEI. Foi só mesmo por dinheiro.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

pedrotuga Escreveu:Eu sou de electro. Posso afirmar que o departamento está bem mais lotado e os servicos sao claramente insuficientes, quer seja em limpeza, fotocopias, biblioteca, equipamentos informaticos, disponibilidade de docentes, etc etc etc etc etc...

yah, eu concordo com o disses-te. Mas so somos 60 e raramente temos mais de 10 pessoas pelo departamento fora d tempo de aulas, no SAI raramente lá encontras alguem de tecinf, biblioteca (que simpatia de mulher) mal lá pomos os pés, nao sei como é que nos vos fomos tirar espaço... Se Calhar o DeeC já era pequeno... Mas eu acho é que aquilo está mal organizado. O dep é enorme e nao me lembro de ter ido a mais de 5 salas diferentes para ter aulas. os pisos abaixo do 4 parecem pisos fantasmas ou gabinetes.

Nos de tecinf ou somos muito queixosos ou temos mtos problemas... nao sabemos bem ao certo que é que o departamento faz por nos, mas isso... é outra historia

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Lino Escreveu:Agora com a ida da Medicina e da Farmácia para a zona dos HUC a FP bem podia mudar as instalações. :?
parece que a faculdade de medicina já tem muitos pretendentes, entre eles Direito..e alguns departamentos da faculdade de medicina vão permanecer lá..até terem novas instalações como o Instituto de Medicina Legal

A faculdade de Farmácia..só serve mesmo para museu!!
Pobres alunos que são obrigados a correr a Alta toda, para terem aulas práticas e teóricas apenas numa manhã!(chega-se a ter aulas nas geologias, dep de quimica,farmacologias(ex-huc),dep de mat, palácio dos mellos...

Responder