Podem usar traje?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
mel*
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 17:35

Podem usar traje?

Mensagem por mel* »

No meu curso somos 6 caloiras e 3 dessas caloiras sempre fugiram à praxe e até inventaram desculpas para não irem ao cortejo da latada, por isso nunca foram baptizadas. No entanto nunca se declararam anti-praxe. A minha dúvida é será que elas podem usar traje? E será que podem praxar as caloiras para o ano?

Eu acho muito injusto caso possam usar traje...

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56

Mensagem por winger »

O "poder" é diferente do "dever". Se nao tomaram parte em praxes nem se mostraram interessadas em eventos da vida academica como é a latada nao faz, de facto, grande sentido comecarem agora a praxar. O grau de caloiro vem antes de pastrano, nao é de bom senso andar a "saltar". De qualquer forma, nao devem ser as únicas. No meu curso também havia casos desses mas resolvemos entre nós (curso). Eu sugeria tentar resolver as coisas de forma pacífica e discutir a situacao com elas.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

winger Escreveu:O "poder" é diferente do "dever". Se nao tomaram parte em praxes nem se mostraram interessadas em eventos da vida academica como é a latada nao faz, de facto, grande sentido comecarem agora a praxar. O grau de caloiro vem antes de pastrano, nao é de bom senso andar a "saltar". De qualquer forma, nao devem ser as únicas. No meu curso também havia casos desses mas resolvemos entre nós (curso). Eu sugeria tentar resolver as coisas de forma pacífica e discutir a situacao com elas.
Sim o melhor mesmo é conversar, e colocar as cartas na mesa, ou aceitam as condições ou assinam o "papel" a declararem-se anti-praxe.

Ainda assim essa conversa peca por ser (extremamente) tardia. Antes da Latada, esse ponto já deveria ter sido resolvido.

mel*
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 17:35

Mensagem por mel* »

bluestrattos Escreveu:Ainda assim essa conversa peca por ser (extremamente) tardia. Antes da Latada, esse ponto já deveria ter sido resolvido.
Então, mas aí a culpa não é minha, eu era caloira... E as doutoras do meu curso andam sempre cheias de trabalhos e raramente tem tempo para essas coisas....
No ISEC eles controlam isso muito bem, um colega meu disse-me que eles apontavam sempre os nomes de quem participava na praxe e coisas do género. :shock:

Para o ano vai ser tudo tão diferente! :wink:

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

Vai á SAP e esclarece isso :)

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

mel* Escreveu:
bluestrattos Escreveu:Ainda assim essa conversa peca por ser (extremamente) tardia. Antes da Latada, esse ponto já deveria ter sido resolvido.
Para o ano vai ser tudo tão diferente! :wink:
dizemos isso quando somos caloiros mas organizar uma praxe é bem mais dificil do que parece... principalmente se os drs sao muitos e poucas as matriculas.

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39

Mensagem por ZéPróVinho »

sou Escreveu:
mel* Escreveu:
bluestrattos Escreveu:Ainda assim essa conversa peca por ser (extremamente) tardia. Antes da Latada, esse ponto já deveria ter sido resolvido.
Para o ano vai ser tudo tão diferente! :wink:
dizemos isso quando somos caloiros mas organizar uma praxe é bem mais dificil do que parece... principalmente se os drs sao muitos e poucas as matriculas.
Cheira me a letras ...

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

puquê? somos vizinhos mas no caso sou mesmo uma fmuquiana frustrada com o rumo que levam os meus caloirinhos... (com culpas assumidas :s)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Pessoalmente eu acho que podem usar o traje.
Eu não fui praxada e praxei pouco e no entanto uso traje.
Há cursos e cursos.
Uns praxam mais que outros... Há pessoas que gostam do traje e de usa-lo e assim, mas não são dadas à praxe o que não implica serem anti-praxe.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

sou Escreveu:puquê? somos vizinhos mas no caso sou mesmo uma fmuquiana frustrada com o rumo que levam os meus caloirinhos... (com culpas assumidas :s)
É dos horarios de porcaria que a FMUC dá aos seus alunos! Tambem nao tenho horario nenhum para estar a praxar :x Alias, os caloiros sao os proprios a dizer que sao pc praxados, mas no meu ano de caloira também acho que nao fui muito praxada.

toney
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: sábado, 19 abril 2008 22:28

Mensagem por toney »

elas aguma vez se recusaram de maneira directa a serem praxadas? se sim acho que não podem usar traje, e quando digo acho, não é a minha opinião, penso ter lido isso algures...

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Todo o estudante universitário pode vestir o traje, já que é académico e não praxistico. No entanto, a pessoa em questão não poderá estar em praxe (traçar a capa, ser rasgada, queima das suas fitas...)

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

Leia Escreveu: É dos horarios de porcaria que a FMUC dá aos seus alunos! Tambem nao tenho horario nenhum para estar a praxar :x Alias, os caloiros sao os proprios a dizer que sao pc praxados, mas no meu ano de caloira também acho que nao fui muito praxada.
oh no meu caso não é bem a falta de horario é mais a falta de vontade já fui umas 3 xs trajadita pronta para praxar e quando lá chego há mais 3 drs a acompanhar (não que houvesse problema bastava eu sozinha ter matriculas pra mobilizar o anf danat em peso lol)... quanto aos caloiros acharem que são mal praxados... acho que pensam sempre isso no meu tempo também se ouvia queixas por aqui e por ali, se bem que acho que este ano foi a desgraça total, que vergonha de dra que sou...

agora voltando ao topico... porque é que uma pessoa não declarada anti-praxe não pode traçar a capa e etc? considero ser hipocrita mas daí a ser proibido... onde é que isso diz? (se a resp for: no código perdoem o comentário infeliz :p)

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Penso nao estar no codigo de praxe, mas é pela logica. Traças a capa quando estás em praxe, não estando, não traças :)

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

mas s uma pessoa q n está em praxe tb usa o traje tb hade poder traçar a capa...