Spam pela Universidade

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Spam pela Universidade

Mensagem por Pedro »

Acabei de receber uma carta a convidar-me para uma apresentação da McKenzie (uma empresa de consultadoria), que terá lugar na Universidade. O envelope vinha com um livro qualquer deles e uma outra folha de publicidade.

Há alguns tempos, recebi na minha conta de e-mail da Universidade o tal spam do PS. Nesse caso ainda duvidei que pudesse ter sido a Universidade a forncecer as moradas, porque qualquer pessoa consegue ir à página de contactos e obter todas as moradas. Mas neste caso foi mesmo alguém da Universidade a fornecer as moradas. Isto não é ilegal? Que eu saiba, não assinei nenhuma declaração a dizer que a Universidade podia usar a minha morada para fins promocionais dos seus parceiros. Uma vez ainda passa, mas duas já começa a irritar... :evil:

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Re: Spam pela Universidade

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:Acabei de receber uma carta a convidar-me para uma apresentação da McKenzie (uma empresa de consultadoria), que terá lugar na Universidade. O envelope vinha com um livro qualquer deles e uma outra folha de publicidade.
Os colaboradores da McKinsey trabalham 11 a 12 horas por dia, num ambiente bastante competitivo. Mas diz-se que o salário é bastante bom.
Pedro Escreveu: Há alguns tempos, recebi na minha conta de e-mail da Universidade o tal spam do PS. Nesse caso ainda duvidei que pudesse ter sido a Universidade a forncecer as moradas, porque qualquer pessoa consegue ir à página de contactos e obter todas as moradas. Mas neste caso foi mesmo alguém da Universidade a fornecer as moradas. Isto não é ilegal? Que eu saiba, não assinei nenhuma declaração a dizer que a Universidade podia usar a minha morada para fins promocionais dos seus parceiros. Uma vez ainda passa, mas duas já começa a irritar... :evil:
Também recebi vários mails do PS durante a campanha eleitoral. Num desses mails o remetente era um fulano chamado "José Sócrates". :roll:

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Os endereços de e-mail do meu departamento (DEEC) são de consulta sem restrições. Pelo que vi, na página do DEI também é possível aceder ao e-mail dos alunos sem qualquer tipo de problema. Daí ao spam é um clique.
Quanto a receberes correio propriamente dito, não te admires. Basta dares os teus dados uma única vez para começares a receber até amostras de pensos higiénicos... :lol:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mas não devia... pelo menos não com os dados fornecidos à Universidade...

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Se a McKinsey vai fazer uma apresentacão na universidade é porque devem ter um protocolo de cooperação. Não conheces nenhum colega teu, nas mesmas condições que tu, que tenha também recebido esse convite?
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Duvido muito que tenha sido o único. :P

Mas o problema é mesmo essa questão... eles aproveitaram isto para enviar publicidade. Em nenhum momento eu dei autorização à Universidade para o fazer (eu costumo ser muito esquisito com estas coisas e verifico sempre, porque detesto junk mail). Ou seja... parceiros ou não, não tinham o direito de fornecer os meus dados pessoais a terceiros.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Então só te resta uma via e bastante penosa: Serviços Académicos. Eles lá são capazes de te esclarecer, mas depois de te mandarem aos serviços centrais da Universidade, e até quem sabe, à Reitoria :lol: ...

A luta do humano contra o spam nunca irá terminar... :wink:
Hear this noisy silence...
Imagem

Responder