Programa do Governo é “vago”

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Programa do Governo é “vago”

Mensagem por jane_marple »

ESTUDANTES - Programa do Governo é “vago”

Associações estudantis aprovaram, em Coimbra, uma moção que avalia o programa para o ensino superior. Dia 14 de Abril decorre uma marcha pela educação.

O programa do novo Governo para o ensino superior é “vago” e assenta nos mesmos princípios e valores de anteriores executivos, consideraram ontem os dirigentes estudantis numa declaração conjunta aprovada em Coimbra, durante uma reunião nacional promovida pela Associação Académica de Coimbra (AAC) e que juntou associações de estabelecimentos de ensino superior de todo o país.
“O programa político deste governo não configura grandes alterações quanto ao desinvestimento que tem dominado a área da educação e do ensino superior em Portugal”, lê–se no documento, que pretende ainda, afirmou o presidente da AAC, Fernando Gonçalves, ao DIÁRIO AS BEIRAS, assinalar o Dia do Estudante, que se celebra hoje.
Colocando “várias dúvidas” suscitadas pela intervenção no Parlamento do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, durante a apresentação do programa do Governo, a moção faz ainda uma série de perguntas relacionadas com as propinas e as prescrições. “Será que o valor das propinas justifica que milhares de estudantes tenham que abandonar o ensino superior ou nem sequer consigam chegar a este grau de ensino? Faz sentido um regime de prescrições que penalize única e exclusivamente o estudante pelo insucesso escolar?”, questiona.
Por outro lado, as associações “não se sentem esclarecidas” sobre as propostas do governo relativas ao processo de Bolonha, manifestando o receio de o segundo ciclo constituir “um mecanismo para diferenciar o acesso ao saber, em função de razões meramente económicas”.
Sobre a autonomia e gestão das universidades e politécnicos, os dirigentes associativos perguntam, na declaração conjunta, se estas instituições vão ser “geridas por membros da comunidade escolar ou por entidades externas, designadas pelo poder central”.
Para dia 14 de Abril, no âmbito de uma série de acções descentralizadas a realizar por todo o país, ficou a agendada a realização, em Coimbra, de uma marcha pela educação que ainda não tem, contudo, hora nem itinerário confirmados.

Caderno Negro
pronto até Maio
Outro dos temas em debate na reunião - que contou com a presença das associações académicas de Lisboa, do Minho, de Aveiro, de Viseu e de Évora, da Federação Académica de Porto e de dirigentes estudantis do ensino particular e cooperativo, dos politécnicos e das escolas de enfermagem - foi a forma de elaboração do Caderno Negro do Ensino Superior. Infra–estruturas, a falta de salas e de espaços de lazer, a qualidade pedagógica e a acção social são, segundo adiantou Fernando Gonçalves, algumas das questões a abordar pelo caderno. As sugestões serão recolhidas por regiões e por sistemas de ensino.
“Até 15 de Abril, a AAC recolhe tudo e depois trabalha graficamente o material”, explicou o dirigente académico, acrescentando que o Caderno deverá ficar pronto entre Abril e Maio e será apresentado a Mariano Gago, bem como a toda a sociedade.

in As Beiras (http://www.asbeiras.pt/?area=ensino&num ... d=24032005)
Imagem

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

"Paguem e calem-se!"

Será sempre assim....

Por outro lado, os outros governos apresentam programas muito objectivos e dão no que dão...
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Mas ainda se preocupam com o valor da propina nos estabelecimentos de ensino públicos?
Se o gasóleo já está ao preço da gasolina, também nós temos de pagar o mesmo que nas privadas...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Quando isso acontecer algo de muito errado se estará a passar neste país...
Acho que continuamos a hipotecar este futuro...enfim...
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

Em vez do discurso negativo do "não pagamos", devia recorrer-se ao oposto: "pagamos mas queremos contrapartidas". Ou seja, devemos pagar propinas e, como retorno, condições de ensino adequadas e acção social para os necessitados.
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pessoalmente, acho que não devemos pagar propinas... a educação superior devia ser vista pelo governo como um investimento no futuro do país e não como uma despesa. Mas já discuti longamente essa questão noutro lado, acho que não compensava estar a repetir agora tudo. :)

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:Pessoalmente, acho que não devemos pagar propinas... a educação superior devia ser vista pelo governo como um investimento no futuro do país e não como uma despesa.
No meu entender, esta é uma perspectiva errada de ver a educação. As pessoas que frequentam um curso superior estão fundamentalmente a investir em si próprias. Na maioria dos casos, estas pessoas vão auferir salários superiores ao longo de toda a vida. Quem pode, deve pagar, pelo menos parcialmente, esse investimento. E ao tentarem maximizar o seu bem estar, os indivíduos promovem o bem público.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O meu entender é exactamente o oposto. Considerando o estado actual da economia mundial, ou investimos a sério em empresas de alta tecnologia ou vamo-nos afundando à medida que o nosso país deixa de ser um paraíso de mão-de-obra barata e as fábricas o vão abandonando. O ensino superior gratuito para preparar quadros para o futuro não é uma hipótese, é uma necessidade. Resta saber se o governo não se irá aperceber disso tarde demais. Em todo o caso... antes de continuar, leiam esta discussão, onde este tema foi debatido ao longo de 5 páginas. Não vale a pena estar a repetir argumentos. :)

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:O meu entender é exactamente o oposto. Considerando o estado actual da economia mundial, ou investimos a sério em empresas de alta tecnologia ou vamo-nos afundando à medida que o nosso país deixa de ser um paraíso de mão-de-obra barata e as fábricas o vão abandonando. O ensino superior gratuito para preparar quadros para o futuro não é uma hipótese, é uma necessidade. Resta saber se o governo não se irá aperceber disso tarde demais. Em todo o caso... antes de continuar, leiam esta discussão, onde este tema foi debatido ao longo de 5 páginas. Não vale a pena estar a repetir argumentos. :)
O Ensino Superior nunca é gratuito. Alguém tem que o pagar. Devemos questionar se é justo todos os contribuintes pagarem a educação superior da minoria que mais vai beneficiar com ela.

Obviamente, todos desejamos uma economia baseada em actividades de elevado valor acrescentado. Mas não existe nenhuma evidência empírica que aponte para uma relação entre empresas de alta tecnologia e um ensino superior "gratuito". De facto, após várias décadas com ensino superior "gratuito", continuamos a ter um tecido produtivo constituído por actividades de baixo valor acrescentado. O problema reside noutro lado.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ingersoll Escreveu: O Ensino Superior nunca é gratuito. Alguém tem que o pagar. Devemos questionar se é justo todos os contribuintes pagarem a educação superior da minoria que mais vai beneficiar com ela.
Mas é isso que deve ser evitado... não devia ser uma minoria a beneficiar de uma educação superior, devia ser quem quisesse. Claro que haveria sempre quem não quisesse o ensino superior, mas quem quisesse devia poder segui-lo.
Ingersoll Escreveu: Obviamente, todos desejamos uma economia baseada em actividades de elevado valor acrescentado. Mas não existe nenhuma evidência empírica que aponte para uma relação entre empresas de alta tecnologia e um ensino superior "gratuito". De facto, após várias décadas com ensino superior "gratuito", continuamos a ter um tecido produtivo constituído por actividades de baixo valor acrescentado. O problema reside noutro lado.
O nosso ensino superior nunca foi gratuito. Foi sempre dirigido a uma minoria. Desse modo, não podemos afirmar que não resultou cá, porque nunca foi tentado. Mas algo similar existe nos países nórdicos, que são dos mais civilizados e avançados da Europa... um sistema em que todos os alunos recebem bolsas durante o Ensino Superior, devolvendo o dinheiro quando acabam o curso. Esse também me parece outro sistema possível, embora não o ache tão bom como o ensino gratuito... mas permite a quem quiser frequentar o ensino superior, permite-lhes adquirir uma certa independência mais cedo e, também, pagar os estudos apenas quando têm um emprego. O problema reside exactamente na falta de pessoas com conhecimentos superiores, que não nos permitem investir nos mercados que são realmente lucrativos. Anyway, tal como disse... leiam a outra discussão sobre as propinas, já repeti isto tudo lá. :p

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu: Mas é isso que deve ser evitado... não devia ser uma minoria a beneficiar de uma educação superior, devia ser quem quisesse. Claro que haveria sempre quem não quisesse o ensino superior, mas quem quisesse devia poder segui-lo.
Obviamento, o ensino superior deve ser acessível ao maior número possível de pessoas. Mas enquanto 100% da população não frequentar o ensino superior, estarão sempre todos a pagar o benefício de alguns.

Não devemos confundir universalidade do ensino com a sua forma financiamento. Podemos ter modelos de financiamento diferentes do actual e ao mesmo tempo aumentar as taxas de frequência do ensino superior.
Pedro Escreveu: O nosso ensino superior nunca foi gratuito. Foi sempre dirigido a uma minoria.
Durante várias décadas, as propinas custaram dois contos e meio. Mesmo hoje, cobrem 10 a 20% do custo total. Estes valores aproximam-se bastante da gratuitidade.
Pedro Escreveu: Desse modo, não podemos afirmar que não resultou cá, porque nunca foi tentado. Mas algo similar existe nos países nórdicos, que são dos mais civilizados e avançados da Europa... um sistema em que todos os alunos recebem bolsas durante o Ensino Superior, devolvendo o dinheiro quando acabam o curso.
Este parece-me ser o sistema mais razoável. E, paradoxalmente, é um sistema socialmente mais justo do que o actual.
Pedro Escreveu: O problema reside exactamente na falta de pessoas com conhecimentos superiores, que não nos permitem investir nos mercados que são realmente lucrativos. Anyway, tal como disse... leiam a outra discussão sobre as propinas, já repeti isto tudo lá. :p
Essa é apenas uma dimensão do problema, pois este é muito mais complexo. Este tema daria um thread de 20 páginas...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Neste lado já vai em 5. :p

Responder