suspender prescriçoes...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Basófias Escreveu:sempre que me senti prejudicado fiz ouvir a minha voz sabem o que lucrei com isso? "dialogo cordial com clareza e respeito"=0
Uma andorinha não faz a Primavera, se és o único ou parte de um grupo reduzido, não esperes melhorias porque, para todos os efeitos, estatisticamente, tu e a minoria é que estão mal, visto que a maioria não se pronuncia.
Basófias Escreveu:sabes quantas mensagens e mails recebo para ir votar e fazer parte de campanhas eleitorais para a eleição de núcleos e AAC? nem eu sem bem o numero sera maior que uma data do sec. XXI sabes quantas sms e mails recebi para participar em workshops practicamente 0.
Eu por acaso também não recebo emails. Leio "A Cabra" e vejo os posters nos placards. :)
Basófias Escreveu:. claro que com muitas excepções é revoltante ver 200contos investidos anualmente para ver o Prof. Doutor a ler acetactos de 1998, criados por antigos alunos... isto é um belo exemplo para a futura vida profissional...
Denunciem essas situações com a observação de "para que precisamos deste docente se nem os apontamentos fez ele?". Muito honestamente essa situação é vergonhosa, mas já recorreram á faculdade? Acredita que neste momento existe uma grande probabilidade da tua queixa ser investigada e o docente repreendido ou mais. (isto claro que se for exactamente isso que acontece e o Professor nem fizer mais nada e for um mau professor que só anda ali para receber o seu ao fim do mês, porque se realmente os acetatos são bons, não sei porque é que ele devia fazer outros, isto se for uma cadeira sem grandes evoluções)
Basófias Escreveu:
basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha...

Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI.

desculpa mas esta foi a afirmação mais egoista e hipocrita que li neste forum... eu estou bem... o resto é paisagem. logo esta tudo bem... Parabens ao DEI pela eficiencia conseguindo com um ano de antecedencia organizar a casa...
Agora diz me se não é uma falta de respeito estarmos a uma semana de bolonha e não haver um plano definido para o ramo de energia no DEEC, diz me se n é falta de respeito um aluno ter de recuar para fazer cadeiras novas que aparecem com bolonha... ou teres de fazer uma cadeira que nem é do teu ramo isto tudo por falta de planeamento...diz me se não é falta de respeito começarem as aulas e ainda n estares inscrito nos serviços académicos por resoluções em cima dos joelhos... diz me se não é falta de respeito surgir uma noticia em agosto que segundo a Reitoria afirma ser mentira e NINGUÉM se pronunciar durante um mes qd o assunto afecta profundamente a UC, até na figura do nosso reitor e presidente da CRUP... achas que não chega... agora junta estas queixas todas faz o teu levantamento e diz me o que ganhas com isto...eu até antecipo o teu resultado.. NADA pk haverá sempre iluminados como tu que pensaram eu estou bem os outros que se lixem...
Meu caro, fazer citações fora de contexto dando-lhe outro sentido é no mínimo intelectualmente desonesto, visto que estás a acusar-me de hipocrisia e egoísmo sem qualquer razão. Desta forma, para quem apenas leu a tua acusação deixo a minha observação integral de seguida, chamando atenção para a última frase:
Corsario-Negro Escreveu:
Basófias Escreveu: basta ver o desrespeito com que somos tratados nesta trapalhada da transição para bolonha...
Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI. Houve mais que sessões suficientes para nos ouvirem e parece-me que dos descontentes, a maioria deles é aquela que não ligou puto a essas sessões e estão descontentes com problemas que só existem na cabeça deles (isto é, não sabem as coisas, não lêem dos documentos e inventam problemas que não existem).
Mas admito que noutros departamentos a transição não tenha sido boa.
Eu não me senti desrespeitado, eu e muita mais gente do meu curso, logo não façam generalizações abusivas e sejam mais objectivos no que dizem ao argumentar pois não é com "ahhh mas eu queria com isto dizer X" que é desculpa. :P Para além disso eu critico a posição da AAC frontalmente contra Bolonha sem qualquer reserva, mas sou o primeiro se preciso a criticar as más adaptações e nisso estou contigo e com qualquer pessoa que se queixe com razão.
Basófias Escreveu:se 50% da culpa é dos alunos dizes tu e muito bem a outra metade das responsabilidades é da nossa docencia e orgão de gestão... sendo assim repartidas as culpas pké que as penalizações se aplicam apenas aos 50% dos alunos???... Dizes tu que queres acabar com a mediocridade... garanto-te que estar do lado dos mais fortes nem sempre é sinal de grandeza...
Relê o que disse... mais de 50%. Denoto ai uma certa dificuldade de leitura :wink: (estou-te só a picar, não ligues).

Basófias
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 19:14

Mensagem por Basófias »

caro Corsario-Negro não estou em campanha eleitoral contigo, nem pouco mais ou menos...nem gosto dessas coisas... apenas quero frisar pontos que tu utópicamente tentas arranjar solução quando na practica a realidade é outra.por isso escusas de diminuir ou tentar diminuir as o contexto intelectual das intervenções aki mencionadas com piadolas que apenas denotam o gozo pelos que por uma razão ou por outra estão em risco de prescrições...

jovem perante a situação em que estamos me dizes
Eu não me senti desrespeitado, nem eu nem muita gente no DEI. Houve mais que sessões suficientes para nos ouvirem e parece-me que dos descontentes, a maioria deles é aquela que não ligou puto a essas sessões e estão descontentes com problemas que só existem na cabeça deles (isto é, não sabem as coisas, não lêem dos documentos e inventam problemas que não existem).
isto é ser egoista ao ponto de eskecer milhares de alunos que tambem representam a UC e que ainda estão no impasse de se verem prejudicados com um novo sistema apesar de inumeras sessões de esclarecimento orientadas por pessoas que a meu ver nem elas estavam esclarecidas e isso viu se qd chegou a hora de por as alterações em practica...

não é com a frase
Mas admito que noutros departamentos a transição não tenha sido boa.
que vais atenuar a "boca" lançada antes
Relê o que disse... mais de 50%. Denoto ai uma certa dificuldade de leitura (estou-te só a picar, não ligues).
nem que a percetagem fosse de 90% nada inviabilizavao que eu disse. basta mudares os numeros o sentido é o mesmo ... denoto aí falta de argumentação nesta matéria (não estou a picar, é um facto :) )

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Cada um deita-se na cama que fez. Podes atirar as culpas para cima de quem quiseres, a verdade e os factos não mudam que, tendo em conta o panorama, quem está em risco de prescrever é porque andou 3 ou mais anos a ver navios e a não ligar puto durante o ano escolar e se não ia sequer às aulas nem exames, congelava matrícula.

Em última análise a maioria da culpa é dos alunos porque se muitos conseguem, eles também têm que conseguir, ou então não foram talhados para a Universidade. Eu também já chumbei a cadeiras e não é por isso que deito culpas todas para cima dos Professores, não estudei durante o ano, errei, a culpa é minha por muito mau que o Professor seja só me posso queixar se tivesse estudado durante o ano inteiro.


Posso a estar a ser demasiado ríspido, mas há que deixar de brincadeiras e de protelação do fim da mediocridade. Assumam as responsabilidades e unam-se para por fim também à mediocridade presente no corpo docente (não todos, mas alguns pelo menos), agora não se desculpem com os Professores quando centenas, senão milhares, de pessoas se formam todos os anos. (devem ser génios!)

As prescrições não são a bandeira que querem levar para indicar as falhas do corpo docente.

Quanto a Bolonha, chama-me de egoísta do que quiseres. Fazes a tua interpretação algo retorcida de uma frase bem clara que não pretende atenuar nada apenas demonstrar um facto que eu reconheço e pelo qual foi a manifestações apoiar os meus colegas, se te sentes bem em entender que sou egoísta então sente-te bem.

Volto a frisar, dos que estiverem em risco de prescrever houver pessoas que se esforçaram durante os anos todos mas não conseguiram e não foram ajudados pelos professores quando ao longo dos anos foram pedindo ajuda durante os semestres, têm todo o meu apoio em se queixar, mas também não poderei deixar de lhes aconselhar uma reflexão profunda para se estão no sitío/curso certo, a Universidade não é para todos nem temos todos que ser licenciados, qualquer profissão legal é respeitável e não merece ser olhada com inferioridade por ninguém.


E paro por aqui, não acho que tenho nada de novo a acrescentar e acho que há pessoas mais interessadas em dar a conhecer novidades sobre o assunto. A todos os que estão em risco de prescrever volto a dizer que não tenho nada de pessoal contra eles e espero que se consigam orientar e prosperar na vida, prescrevendo ou não.

utilizador
Novato
Novato
Mensagens: 42
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2007 3:20

Mensagem por utilizador »

Aqui tenho de concordar com o corsario negro... se estamos em risco de prescrever e apenas e so por culpa nossa.

E visto a questao das prescricoes estar a ser objecto se tanta discussao, se houver uma 2a oportunidade acho que toda a gente a deveria usar ao maximo e aproveitar para fazer o que deviam ter feito ou nao fizeram, estudar, mudar de curso, de vida... tudo o que tenha influenciado o nao estudo ou o motivo que levou cada um ao risco de prescrever.

Yahiko
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 76
Registado: quarta-feira, 05 setembro 2007 15:29

Mensagem por Yahiko »

mas esta esper da cabo de mim!
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

soundtracker
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: sexta-feira, 14 julho 2006 23:17

Mensagem por soundtracker »

alguem me elucida e me diga afinal como sabemos se estamos em risco de prescrição ou nao...é pelo numero de cadeiras feitas em x anos? créditos? depende do curso ja que o nº de cadeiras e creditos anuais varia? os alunos em risco recebem um aviso por carta ou e-mail? :?:

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

soundtracker Escreveu:alguem me elucida e me diga afinal como sabemos se estamos em risco de prescrição ou nao...é pelo numero de cadeiras feitas em x anos? créditos? depende do curso ja que o nº de cadeiras e creditos anuais varia? os alunos em risco recebem um aviso por carta ou e-mail? :?:
os alunos em risco de prescrever,durante este ano deveriam ser notificados por mail ou carta.
mas todos os alunos que completaram pelo menos 3 matriculas este ano,e nao tem um ano completo,o numero de creditos varia com os cursos,corre o risco de prescrever

soundtracker
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: sexta-feira, 14 julho 2006 23:17

Mensagem por soundtracker »

E onde poderei ver esse numero de creditos? sou aluno de arquitectura e apesar do meu aproveitamento nos ultimos 3 anos nao ter sido exemplar...tambem esta longe de ser mau...passei de ano mas assustou-me um pouco ouvir falar nessa meta dos 60 créditos ou 10 cadeiras, nao faria qq sentido ser igual para todos os cursos.

Quanto à historia das prescriçoes...é absurdo!...cabe a cada aluno que paga as propinas (MAXIMAS) gerir o seu percurso universitario de forma mais ou menos responsavel e muitas vezes nem passa por aí...problemas pessoais...opções de vida...prioridades ou whatever. Como se não bastasse a roubalheira a que somos forçados todos os anos tendo em conta a merda de condições materiais e humanas das nossas faculdades :roll:

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

soundtracker Escreveu:E onde poderei ver esse numero de creditos? sou aluno de arquitectura e apesar do meu aproveitamento nos ultimos 3 anos nao ter sido exemplar...tambem esta longe de ser mau...mas assustou-me um pouco ouvir falar nessa meta dos 60 créditos ou 10 cadeiras, nao faria qq sentido ser igual para todos os cursos.

Quanto à historia das prescriçoes...é absurdo!...cabe a cada aluno que paga as propinas (MAXIMAS) gerir o seu percurso universitario de forma mais ou menos responsavel e muitas vezes nem passa por aí...problemas pessoais...opções de vida...prioridades ou whatever. Como se não bastasse a roubalheira a que somos forçados todos os anos tendo em conta a merda de condições materiais e humanas das nossas faculdades :roll:
as propinas comparado com o custas ao estado nao são nada.
o estado paga á volta de 5000 mil euros por cada aluno á uc,é um investimento,logo quando começa o prejuizo a ser demais acho muito bem que cortem...

é claro que a meta de ter um ano completo ao fim de tres matriculas faz todo o sentido,e é claro que deve ser igual para todos os cursos.

Avatar do Utilizador
dL
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 56
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 10:43

Conclusão

Mensagem por dL »

Eu acho que estes comentários a pouco lado todos vão.

Em resumo digo só uma coisa.
As prescrições e as novas medidas fazem sentido.

É verdade que quem está a prescrever têm culpa própria.
É verdade que nós nos devemos informar das condições que temos.

Mas acho que a única coisa que está em causa é que a universidade já há muito tempo vive com isto das prescrições, mas não informaram a tempo os alunos, isto para evitar tanta "prescrição".

Não quero aqui atirar as culpas todas para a Universidade, mas a verdade é que ninguém sabia que existiam as prescrições e que iriam entrar em vigor agora.

Era uma coisa simples, ter avisado há um ou dois anos todos os alunos.
Uma carta, um email, qualquer coisa teria evitado os problemas que muitos estão a viver.
Inclusive os problemas "Administrativos" da Universidade agora não existiam...


Porque eu tenho uma certeza...
Se tivessem avisado as pessoas muito mais cedo, muito menos pessoas estariam no início de 2007 em risco de prescrever.

Não acham?

utilizador
Novato
Novato
Mensagens: 42
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2007 3:20

Mensagem por utilizador »

Isso e um facto. Se tivesse havido avisos mais cedo concerteza ja tudo se tinha posto em sentido... Nao sei tb ate que ponto e que as faculdades tb teriam a certeza da extensao da aplicacao dessa lei... se a lei sair mas nunca chegar a ser discutida em condicoes a nivel de relacoes entre instituicoes e o respectivo ministerio, as coisas e dificl chegarem a consenso. Tanto o e ou foi, que a nova suspendeu as prescricoes. Portanto e pk a leitura da lei esta um bocado manhosa, eu li diversas vezes, e ha la as comuns falhas que muitas vezes vemos.

Por um lado nao e mau, para quem esta a prescrever, nao ter havido informacao suf, pois pode ser motivo para nao ser ja aplicada, ao ocntrario de que se tivesse sido tudo esclarecido de inicio.

Agora se realmente vao para a frente com as prescricoes e como as coisas de desenrolaram e um pouco vergonhoso para toda a gente.

Avatar do Utilizador
dL
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 56
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 10:43

Mensagem por dL »

começo a pensar que os reitores agem em prol deles e não dos alunos.

utilizador
Novato
Novato
Mensagens: 42
Registado: quinta-feira, 06 setembro 2007 3:20

Mensagem por utilizador »

dL Escreveu:começo a pensar que os reitores agem em prol deles e não dos alunos.
É sempre um pouco assim mas por agora ainda temos voto na materia, mas como dizia nos posts acima BEM pior sera se o reitor comecar a ser eleito por uma conselho escolhido pelo governo, que e como pretendem comecar a fazer com o novo regime juridico.

prescrita
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: sexta-feira, 07 setembro 2007 16:30

prescriçoes

Mensagem por prescrita »

nao ha mais novidades?

prescrita
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: sexta-feira, 07 setembro 2007 16:30

Mensagem por prescrita »

fui hoje a secretaria e nao me chegaram a dizer nada... vou prescrever por uma cadeira.... :(