Número elevado de anos para tirar o curso!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Pedro Escreveu:O que avalia um bom professor deveria ser o número de alunos que passam com sucesso à sua cadeira e não o número de alunos que chumbam.
Isso não é representativo da qualidade do professor!!!

Quanto ao que disse antes, a prioridade dum professor deve ser que os alunos aprendam, e não ensiná-los a passar no exame... são coisas diferentes! Infelizmente, do que conheço, há muitos professores que se limitam a ensinar os alunos a passar no exame e talvez por isso tantos chumbem :(

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu não disse que se deve ensiná-los a passar no exame! Eu disse que se deve ensiná-los! Se isso for feito da maneira correcta e se o exame for feito para testar os seus conhecimentos e não chumbá-los, eles passam. O que acontece é que muitos professores divertem-se a chumbar os alunos porque acham que isso dá-lhes respeito. Se fosse comigo, dava era direito ao despedimento imediato.

Uzumaki
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: quinta-feira, 06 janeiro 2005 5:29
Localização: Coimbra

Mensagem por Uzumaki »

Pedro Escreveu:Se isso for feito da maneira correcta e se o exame for feito para testar os seus conhecimentos e não chumbá-los, eles passam.
Nem sempre...
Pedro Escreveu:O que acontece é que muitos professores divertem-se a chumbar os alunos porque acham que isso dá-lhes respeito. Se fosse comigo, dava era direito ao despedimento imediato.
Acho que não funciona muito assim, mas se isso acontecesse, concordo contigo...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Nem sempre, mas na maioria dos casos resultava. :)

Quanto à segunda parte, infelizmente não é bem assim. É isso que é necessário mudar. A resolução deste problema passa pelos professores e não pelos alunos. O problema é mudar a mentalidade deles. Por exemplo, porque é que nós temos de cumprir os prazos todos e eles podem ignorá-los? Porque é que nós temos de entregar os trabalhos exactamente quando eles dizem (já tive zero a um por me atrasar umas horas na entrega) e eles podem cumprir a parte deles (corrigir os trabalhos, por exemplo) uma semana depois do prazo previsto? Neste momento, a mentalidade que existe é que um professor universitário pode fazer o que lhe dá na cabeça. Não devia ser assim.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Tinha uma professora que considerava o actual sistema de avaliação totalmente injusto porque não se adequa à realidade de todos os alunos.
E verifica-se: há alunos que têm muitas capacidades mas que não aguentam a pressão de um exame. Outros há que por intuição conseguem fazer o que não fazem por estudo, por aí adiante. Acho que o Sistems está um bocado... "avariado"...
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
Apleberry
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: quarta-feira, 02 fevereiro 2005 3:41

Mensagem por Apleberry »

N sei como funciona nos outros departamentos e/ou faculdades, mas nos departamentos onde tenho aulas (botanica zoologia kimica biokimica...)os professores são investigadores logo dar aulas n é a sua principal função e parte deles ve esse facto como um entrave à evolução na carreira ja k consideram a investigação prioridade...
Os professores tem k justificar as taxas d sucesso das cadeiras k leccionam s passam mtos alunos a culpa é do professor k facilitou s xumbam mais do k passam é facil, a culpa é dos alunos k n estudaram...
Por outro lado estão a formar futuros competidores o k tambem n é bom para eles...
como vem a culpa é nossa d kem mais? :wall:

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Pedro Escreveu:Yep, é isso mesmo. E é exactamente a isso que me oponho. O que avalia um bom professor deveria ser o número de alunos que passam com sucesso à sua cadeira e não o número de alunos que chumbam.
Pode ser um método de avaliação, mas tal como toda a regra, também tem a sua excepção. Vou dar um breve exemplo. A cadeira de IU, leccionada em Engenharia Informática, e familiar para muitos de nós. Ela é dada pelo célebre Lícinio Roque. Este professor, lamento muito que o diga, mas em termos pedagógicos aproxima-se do nulo. Não sabe dar aulas, é raro responder aos e-mails, e é raro vê-lo no gabinete em tempo de aulas. Acho que os computadores com o Counter Strike instalados na torre C no 6º piso são-lhe mais interessantes.

Bottom line here: as pessoas passam à cadeira, e com boa nota. E percebem alguma coisa? Eu acho que não.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Pedro, infelizmente historias como a k contaste unsposts acima sao o pao nosso de cada dia.
A luta estudantil fala de tudo menos disso. Axho k é o rumo k esta discussao leva: luta estudantil, como?

Noutra altura participarei ou iniciarei essa discussao, agora vou marrar.

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Eu estudo EngªQuimica no ISEC
Entrei em 98 e ainda n tenho o bacharelato :( ... Vai ser este ano!

-A média para acabar o bacharelato no meu depto. é de 5.5 anos
-Desde que lá estou só 3 pessoas acabaram em 3 anos


Não me venham dizer que a culpa é dos alunos pois não são poucos os casos em que uma pessoa tem de ir a 7 ou 8 exames para fazer uma cadeira.
Para além do mais, acho que muitos dos professores que leccionam na área da engenharia não têm um minimo de pedagogia e só estão preparados para trabalhar no exercicio da sua engenharia.


Acho que os professores, deviam ser sujeitos a avaliações periódicas e reciclagens. Certamente, sairiamos todos beneficiados.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu não me vou pronunciar muito alongadamente porque do pouco que li, acho que seria fuzilada.

Eu acho inadmissivel haver alunos ha 12 anos na universidade. Acho inadmissivel haver alunos que entraram em 1990 e ainda têm cadeiraS (no plural) por fazer. E nem sempre é culpa dos professores. Os alunos acham que têm sempre razão, mas terão? Estes 2 casos a que eu me refiro... não me parece e não acho justo que estejam a impedir outros d entrarem... se eles não fazem nada, deixem entrar quem quer fazer... :|
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

A culpa é de ambas as partes, todos sabemos isso.
Aos alunos a parte deles aos profs a repectiva.

como aluno, nao posso é admitir que me venham dizer: "voces nao estudam.... voces nao vem as aulas, voces isto voces aquilo".
Os alunos tem a culpa que têm e acho k ninguem está a tentar negar isso.

Um aluno nao estuda, falta as aulas, no fim n percebe nada daquilo porque nao trabalhou nada: CHUMBA!
E o professor? muitos há que nao fazem um cu, tao-se a cagar p os alunos, nao fazem trabalho nenhum que se veja, dao as aulas piores que uma missa, etc etc etc.... tambem têm k assumir responsabilidades e consequencias. Só isso.

Responder