Reitor da Independente

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Reitor da Independente

Mensagem por carlacs »

Sócrates enganou-se nas referências ao reitor da UnI


O professor Luís Arouca não era, à data em que comunicou a José Sócrates o plano necessário para concluir a licenciatura, reitor da Universidade Independente (UnI). Ernesto Costa, actual docente do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, confirmou ao JN ter sido o primeiro reitor do estabelecimento, de Junho de 1993 a Junho de 1996 (altura em que Sócrates estava a terminar o ano lectivo).

Em toda a informação até agora vinda a público, Luís Arouca, que sucedeu a Ernesto Costa, foi citado como sendo o reitor da instituição quando Sócrates a frequentava. Tal facto foi sublinhado pelo primeiro-ministro na entrevista conjunta à RTP e à Antena 1. Questionado sobre as dúvidas surgidas em relação ao docente que leccionou a disciplina de Inglês Técnico e se este era o reitor Luís Arouca, José Sócrates responde "Quem me deu a cadeira de Inglês Técnico foi o reitor da universidade".

A referência, repetida seguidamente, é justificada pelo gabinete do primeiro-ministro como resultante do facto de Luís Arouca ter desempenhado aquele cargo "durante anos, a partir de 1996". O que importa, acrescenta a mesma fonte do gabinete, é que toda a documentação do aluno é dirigida simplesmente "ao reitor da universidade".

O que falta clarificar é em que qualidade assinou Luís Arouca a carta, datada de 12 de Setembro de 1995, em que comunica ao candidato José Sócrates as quatro cadeiras que a comissão científica da Faculdade de Tecnologias lhe exigia que completasse. Esclarecimento que o gabinete do primeiro-ministro remete para a Universidade Independente, enquanto Arouca se escuda no silêncio. "Estou em blackout sobre esta matéria", disse ao JN.

Ernesto Costa, que será decisivo para esclarecer as dúvidas levantadas, explica que esteve toda a semana numa conferência no estrangeiro. Ao final da tarde de ontem, acabado de regressar, assegurou não ter ainda visionado a entrevista do primeiro-ministro. Daí que, por enquanto, não preste quaisquer declarações. "Neste momento, tudo o que direi é isto era reitor da universidade entre 1993 e Junho de 1996".
(para quem leu a notícia na diagonal faça favor de ler a parte que pus a bold :P:P )

Bem quanto ao caso no geral, acho uma palermice a polémica que estão a fazer sobre tudo isto, principalmente a oposição... em vez de se concentrarem nos problemas do país, não..Que que interessa se o homem tem licenciatura, bacharel, ..ele já foi eleito não já? Então deixem-no fazer o trabalho dele...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O que eu e mais uns amigos nos rimos quando vimos o Ernesto ligado a isto (ele está no TOP 3 de piores professores que tivemos). :lol:

Em relação à notícia em si, acho um bocado estúpido a atenção que estão a chamar a isto (e que demonstra bem o estado patético a que a oposição chegou). Por outro lado, o modo como Sócrates está a reagir consegue ser ainda mais estúpido... as explicações que não convencem ninguém, as "revelações" que vão surgindo nos jornais, o modo como tenta esconder tudo, a enorme confusão em redor desta situação... é esquisito. Sinceramente, tendo em conta o modo como ele supostamente fez tudo (incluindo o modo como andou a saltar de universidade em universidade), parece-me um caso de ter tentado facilitar a licenciatura de modo a ganhar mais algum dinheiro na altura. Parece-me um desrespeito para quem se esforça a tirar um curso sem recorrer a todos os truques que ele aparentemente usou. Para mim, ele só não perdeu credibilidade por causa disto, porque eu já não lhe dava qualquer credibilidade antes desta situação.

É improvável, mas pode ser que ele ainda saia do governo graças a isto, impedindo que continue a fazer as asneiras que tem feito e que só têm piorado a nossa situação.

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

Apesar de não concordar com algumas decisões do governo, não acho que ele esteja a fazer tudo mal, apenas tem vindo a tentar resolver as asneiradas do desgoverno PSD anteriormente.

O facto de ele ter ou não a licenciatura acho que não é muito relevante.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

a questão não é se ele tem licenciatura ou não, não precisava de ter para ser PM.
E a competência do governo também é outro assunto.
O que se deve discutir e apurar é a chafurdice que supostamente anda por essas universidades, privadas e públicas.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Isto também só está a ter tanta atenção por o Sócrates ser Primeiro-Ministro, de certeza que por esse país fora há casos bem mais graves do que este, se é que este tem algo de grave.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Claro..
Por isso é que disse que a questão + importante n é o caso isolado do PM, mas essas vigarices todas...

E de certeza que isto já se sabia, mas veio a público quanto interessava a alguém.

Agora se houvesse jornalistas competentes investigavam estas coisas a fundo, mas eles tb só querem é esmifrar o Sócrates ao máximo pq dá audiencias..

A verdade e uma investigação a sério não vai acontecer...

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

quer dizer, como diz o ditado "não há fumo sem fogo" e se o diploma da licenciatura foi mesmo 'aldrabado' não me espanta nada

mas prefiro pensar que ele foi só um dos muitos alunos que estudou e trabalhou para se conseguir formar
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

miguel69silva Escreveu:quer dizer, como diz o ditado "não há fumo sem fogo" e se o diploma da licenciatura foi mesmo 'aldrabado' não me espanta nada

mas prefiro pensar que ele foi só um dos muitos alunos que estudou e trabalhou para se conseguir formar
Porque é que não te espanta nada que o diploma tenha sido aldabrado, sabes que os jornalistas podem fazer a notícia de muita maneira de modo a dar a entender aquilo que eles ou alguem quer e não o verdadeiro propósito da notícia.

Manifesto
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: terça-feira, 22 março 2005 19:49

Mensagem por Manifesto »

Pedro Escreveu:O que eu e mais uns amigos nos rimos quando vimos o Ernesto ligado a isto (ele está no TOP 3 de piores professores que tivemos). :lol:
Viva!
O Ernesto foi reitor da universidade independente? LOLOLOLOLOLOLOL
O Ernesto é um bacano! Não o acho mau professor, não é a imagem tradicional do professor, mas isso não faz dele um mau professor. É verdade também que não explica por aí além... Mas um professor tem apenas que encaminhar uma pessoa para o determinado "sítio" e a pessoa tem que fazer o resto! E se tiver dúvidas falar com ele. Ele simplesmente não lê a bibliografia nas aulas. isso devem fazer vocês em casa, se não o fizerem são massacrados! :P
Além disso é dos profs mais fixes que há no DEI. (e é um crânio!)

Em relação ao Sócrates ter ou não ter diploma, o que é que isso interessa? Já ouviram falar em meritocracia? Se o gajo é bom a fazer aquilo então é lá que deve estar!
Para ser primeiro ministro é preciso agora ser diplomado?

Saudações!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O semanário Sol revela, na sua edição online, que José Sócrates fez a cadeira de Inglês Técnico, uma das cinco disciplinas que realizou na UnI, através de um pequeno trabalho enviado ao reitor numa folha A4 agrafada a um cartão timbrado pelo seu gabinete de secretário de Estado com a seguinte nota: "Meu caro, como combinado aqui vai o texto para minha cadeira de Inglês".

Fonte: Correio da Manhã
O Ernesto era um bocadinho menos exigente naquela altura (assumindo que estão a referir-se ao reitor reitor, e não ao reitor "reitor"). :lol: Com graus de exigência a este nível... :?

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Manifesto Escreveu:Para ser primeiro ministro é preciso agora ser diplomado?
Hoje em dia, é o mínimo que se pode exigir como habilitações para se exercer um cargo desta importância. Podemos e devemos julgar as pessoas pela sua cultura (ou falta dela), sobretudo os que mandam.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu considero que uma licenciatura é o "mínimo" para se ser primeiro-ministro. Quer se queira quer não, é um cargo que exige um leque de conhecimentos, experiências e capacidades que dificilmente se consegue apenas com um nível de escolaridade inferior. Mas isso nem sequer é o principal problema aqui... do meu ponto de vista, a grande questão reside nos "truques" a que ele recorrer para obter a licenciatura (trocas de universidade, facilidades acrescidas, equivalências conseguidas sabe-se lá como, etc).

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

Pedro Escreveu:Eu considero que uma licenciatura é o "mínimo" para se ser primeiro-ministro. Quer se queira quer não, é um cargo que exige um leque de conhecimentos, experiências e capacidades que dificilmente se consegue apenas com um nível de escolaridade inferior. Mas isso nem sequer é o principal problema aqui... do meu ponto de vista, a grande questão reside nos "truques" a que ele recorrer para obter a licenciatura (trocas de universidade, facilidades acrescidas, equivalências conseguidas sabe-se lá como, etc).
mas licenciatura bem tirada e não como a do Socrates
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sim, isso é óbvio. Uma licenciatura com estas facilidades todas, do meu ponto de vista, nem pode ser considerada licenciatura.

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

com facilidades e sem o curso se ter iniciado ainda, que é o que eu ainda acho mais caricato
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Responder