Pedido de opinião sobre ensino superior

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Pedido de opinião sobre ensino superior

Mensagem por nf76 »

Olá a todos.
Eu tenho 30 anos, mas creio que estou bem a tempo de voltar a estudar.
Quando saí do secundário fui para o Miguel Torga, para Ciências da Comunicação, mas como não me adaptei bem, no ano seguinte fui para a ESEC para Comunicação Social, onde só andei um ano, fazendo apenas 2 cadeiras. Depois disso e de repente deixei de lá por os pés, porque arranjei trabalho fora de Coimbra, muito embora isso não sirva de total justificação :oops:
Acho que foi também a preguiça, mas pronto isso já lá vai...

Como vos disse tenho 30 anos e tenho algum interesse em retomar os estudos superiores, mas gostaria de me aconselhar com vocês, qual será a melhor alternativa neste momento de cursos cá em Coimbra.
Não sou grande coisa em números, portanto um curso que envolva matemática, para mim está fora de questão.
Sempre me interessei por Comunicação, mas sinceramente julgo que depois destes anos todos voltar a Comunicação Social na ESEC não será solução, uma vez que quando saí de lá fiz a burrice de não congelar a minha matricula.
Será que o curso de Comunicação Organizacional também na ESEC é porreiro?
Sei que vou ter que começar do zero, mas pronto... é um preço que se paga por alguns erros que se cometem na vida...
Será que eu voltando para o Miguel Torga, terei a vida mais facilitada, pelo facto de ser trabalhador estudante?
Será que por ter já 30 anos estarei velho para voltar ao estudo? :)

Agradeço as vossas opiniões e espero que eu consiga encontrar a resposta a estas dúvidas :D

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Acho que a questão primeira é: o curso vai-me trazer benefícios certos e preciso mesmo dele?

É que hoje em dia ter curso não é sinónimo de arranjar bom emprego, muito menos cursos tirados em algumas instituições e acho que nisto todos concordam comigo, nem todas as instituições proporcionam bons cursos e não estou a falar em divisões primárias entre Universidade e Institutos, pois há institutos que dão muito boa formação, assim como Universidades que não a dão.

Deves reflectir muito bem, para não andares a perder 3 ou 4 anos da tua vida para depois não teres ofertas de emprego ou não haver procura de pessoas com as tuas competências académicas.
Imagem

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Olá Corsario-Negro
Pois, dou-te toda a razão na tua resposta.
Mas a minha questão é mesmo por mera realização pessoal. Já que entrei para o ensino superior há uns 6 anos atrás, gostaria muito de ter essa formação superior, embora não esteja à espera que seja isso que me vá dar melhores condições de emprego.
Tenho trabalhado em algumas áreas, inclusivé Comunicação Social e sei que o facto de ter o canudo hoje em dia pouco importa. Continuo a ver muitos casos em que o factor "C" é que predomina.
Eu gostava de me meter num curso, para o ir fazendo de acordo com as minhas possibilidades de tempo, que agora são maiores do que foram nos últimos anos, em que trabalhei fora de Coimbra e em que não tive grande disponibilidade de tempo para me dedicar a estudar.
Agora aos 30 anos, sinto que gostava de voltar a estudar, a aprofundar conhecimentos. Como eu já referi no meu post inicial gosto bastante de Comunicação, mas o Turismo também é um curso que não descartaria.
Quanto a empregos, aprendi que hoje em dia o importante é ir trabalhando, ir descontando para um dia mais tarde, se tal ainda existir, ter uma reforma condigna com uma vida de trabalho.

Sendo assim qual a melhor solução que tenho neste momento? Isto claro, com a certeza que continuarei a trabalhar. Felizmente nesse aspecto nunca virei a cara à luta e já tenho feito um pouco de tudo.

Abraço

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

tens sempre o ad-hoc e de acordo com as politicas que este governo tem feito daqui a uns anos mais vale acabar 12 ano, trabalhar ate aos 23 e entrar no ensino superior depois por ad-hoc.... enfim :roll: :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois, ao menos arranja-se dinheiro para as propinas...
Bem, há o curso de Turismo na ESEC que está comprovado pela Org. Mundil de Turismo. E é uma área de futuro em Portugal... ou ainda Língua Gestual Portuguesa...
Estou em Animação Socioeducativa lá e, apesar de ser uma área interessante, penso que é preciso Bolonha para se adequar mais ao mercado de trabalho, além de precisar de uma remodelação pois tem cadeiras que não servem ao Menino Jesus (aprendi mais de informática no secundário do que ali, onde só aprendi a converter de bits em megabytes e etc.). Mas é uma área necessária em Portugal, apesar de os animadores serem ignorados pelas instituições de trabalho social.
Vai lá ao Gabinete de Apoio ao Aluno da ESEC pois a psicóloga ajuda-te nisso. E espera pela introdução de Bolonha nos cursos...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Lino Escreveu:Pois, ao menos arranja-se dinheiro para as propinas...
Bem, há o curso de Turismo na ESEC que está comprovado pela Org. Mundil de Turismo. E é uma área de futuro em Portugal... ou ainda Língua Gestual Portuguesa...
Estou em Animação Socioeducativa lá e, apesar de ser uma área interessante, penso que é preciso Bolonha para se adequar mais ao mercado de trabalho, além de precisar de uma remodelação pois tem cadeiras que não servem ao Menino Jesus (aprendi mais de informática no secundário do que ali, onde só aprendi a converter de bits em megabytes e etc.). Mas é uma área necessária em Portugal, apesar de os animadores serem ignorados pelas instituições de trabalho social.
Vai lá ao Gabinete de Apoio ao Aluno da ESEC pois a psicóloga ajuda-te nisso. E espera pela introdução de Bolonha nos cursos...
Muito obrigado pelas tuas dicas.
Vou seguir o teu conselho :)

Avatar do Utilizador
Raimundo Santos Monteiro
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: quinta-feira, 01 março 2007 10:42
Contacto:

::::::::::::::::::::::Formação profissional:::::::::::::::::

Mensagem por Raimundo Santos Monteiro »

======================================================================
Formação profissional
==========================================================================

A Instituição de ensino, em atendimento a legislação vigente, procura oferecer ao alunado uma boa Formação profissional, isto é, preparar o alunado para mercado de trabalho.



Apenas isto!!!





Boa Sorte!


.

Responder