Sete listas disputam a direcção-geral da AAC

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Sete listas disputam a direcção-geral da AAC

Mensagem por daniel322 »

Imagem


Sete listas concorrem à direcção-geral e à assembleia magna da Associação Académica de Coimbra. Já para o conselho fiscal as candidaturas ascendem a nove. As eleições decorrem durante os dias de hoje e amanhã.
O elevado número de candidatos à sucessão de Fernando Gonçalves para um reduzido universo de votantes antevê uma eventual ida à segunda volta.
Ao todo, são 25 secções de voto que vão funcionar nas faculdades e departamentos da Universidade, entre as 10H00 e as 18H00. As urnas serão transferidas ao final do dia para a Sala de Estudos da Associação Académica, onde os estudantes podem também votar das 20H00 às 00H00. Caso haja necessidade de efectuar uma segunda volta, esta decorrerá nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro.
O DIÁRIO AS BEIRAS apresenta, de seguida, os projectos de cada uma das listas concorrentes.

Lista T

Lema: "Tu és a AAC"

Joana Silva

Naturalidade: Braga

Cor política: Militante da JCP

Aluna do 4.º ano da licenciatura de Medicina

Idade: 21 anos

Currículo: É membro do conselho pedagógico da Faculdade de Medicina e fez parte do primeiro mandato de Fernando Gonçalves, enquanto membro do pelouro de Intervenção Cívica.

Prioridade: a luta pela defesa dos direitos dos estudantes e a ligação da direcção-geral às secções e núcleos da AAC.

Algumas propostas:
- Promover a melhoria das condições de trabalho das Secções,
Organismos Autónomos e Núcleos.
- Realização de iniciativas que vão de encontro aos estudantes
- Informar os estudantes e criar a união para que todos possam lutar pelos seus direitos
- Dizer "não" ao Processo de Bolonha, que "não é irreversível"

Porque se candidatou: "Porque represento um projecto e sou apenas a porta-voz desse projecto para a DG-AAC"

Lista V

Lema: "Vive A Academia

Pedro Cunha

Naturalidade: Santa Maria da Feira

Cor política: Militante da JSD

Finalista da Faculdade de Medicina

Idade: 23 anos

Currículo: É presidente da Mesa da Assembleia Magna, membro da Assembleia da Universidade de Coimbra, do Senado e membro do conselho directivo da Faculdade de Medicina. É vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário. Foi coordenador-geral do desporto no primeiro mandato de Fernando Gonçalves (2005) e foi, também, membro do Conselho Desportivo da AAC.

Prioridade: a defesa dos direitos dos estudantes. O emprego e as saídas profissionais são uma questão prioritária, nunca descurando outras questões como Bolonha, o financiamento ou a Acção Social.

Algumas propostas:
- Elaboração de estudos sobre a situação profissional dos antigos estudantes da universidade, acções de recrutamento, realização de protocolos com o meio empresarial da região.
- Realização de um congresso nacional para discutir os assuntos relacionados com o Ensino Superior
- Reforça a ligação da direcção-geral da AAC aos núcleos e os órgãos de gestão.

Porque se candidatou: "Foi uma candidatura de várias pessoas de diferentes faculdades, que se uniram com vontade de trabalhar pela Academia".

Lista D

Lema: "Aceita do desafio"

Paulo Fernandes

Naturalidade: Sabugeiro (Seia)

Cor política: não tem. "Sou independente"

Finalista da Faculdade de Farmácia

Idade: 23 anos

Currículo: É membro do conselho directivo e da Assembleia de Representantes da Faculdade de Farmácia, presidente da mesa da Assembleia da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, presidente do Núcleo de estudantes da farmácia da AAC. É bombeiro voluntário em S. Romão (Seia).

Prioridade: Informar mais os estudantes, tornando a DG-AAC mais participada; aumentar a empregabilidade; acompanhar "de forma permanente e de forma vigilante" o Processo de Bolonha; credibilizar a AAC junto dos estudantes.

Algumas propostas:
- Promover a AAC nas escolas secundárias
- Estabelecer protocolos com várias empresas da região para fomentar a empregabilidade dos recém-licenciados da universidade e realizar feiras temáticas de emprego
- Apostar na vertente da intervenção cívica, voluntariado e ambiente
- Trabalhar juntamente com a reitoria, Serviços de Acção Social e Estado no sentido de encontrar outras vias para o financiamento da Acção Social Escolar

Porque se candidatou: "Porque esta é uma equipa que quer encurtar o distanciamento que existe entre a DG-AAC e os estudantes e que quer lutar pela defesa dos alunos"


Lista R


Lema: Tirem a Cabeça da Areia

Ricardo Reis

Naturalidade: Coimbra

Cor política: Independente

Estudante de Engenharia Civil

Idade: 25 anos


Currículo: Foi presidente da Secção de Desportos Náuticos da Associação Académica de Coimbra (entre 200 e 2005), do qual ainda é membro. Integra a Secção de Desportos Motorizados da AAC.

Prioridade: Apoio ás secções culturais e desportivas da AAC; rejuvenescimento dos órgãos executivos das secções; aposta na informação: TV/AAC (principalmente), A Cabra e RUC; mobilização dos estudantes que andam distanciados na DG-AAC

Algumas propostas:
- Reforço da segurança do edifício da Associação Académica de Coimbra
- Criar uma "relação saudável" com o reitor. "Essa relação e esse diálogo são necessários para resolvemos alguns problemas que são do nosso interesse"
- Reforçar a mobilização dos estudantes
- Abrir os jardins da AAC, com o reforço da vigilância
- Investimento na rede informática da AAC

Porque se candidatou: "A equipa onde me integro não está satisfeita com certas atitudes do Conselho Desportivo e da DG-AAC, com a falta de apoio às secções e falta de mobilização estudantil".

Lista N

Lema: "Voz aos Nulos"

João Lopes

Naturalidade: não diz

Cor política: Multipartidária

Estudante de Ciências Farmacêuticas

Idade: não diz

Currículo: não revela

Prioridade:
- Protestar contra as campanhas para a DG-AAC que têm o apoio de "partidos políticos e de familiares endinheirados".
- Criticar o "caciquismo desenfreado", as "bugigangas" e outros
brindes oferecidos durante a campanha, que não transmitem qualquer tipo de mensagem.

Algumas propostas:
- Não tem. Por isso, caso vencesse as eleições, renunciaria ao cargo. "Não temos competência para ocupar os cargos da direcção", refere. :lol: engraçadinho

Porque se candidatou:
"Para protestar contra a forma como as campanhas decorrem".

Lista K

Lema: Arroz Kom brócolos

Álavaro Baldaia

Naturalidade: Póvoa do Varzim

Cor política: Não se sabe

Estudante de Economia

Idade: 21 anos

Currículo: Não se sabe

Prioridade:
Realização de mais noites académicas. Como tal, os preços da cerveja e das discotecas devem ser mais baixos.

Algumas propostas:
- Realização de mais manifestações às quintas-feiras (para os estudantes poderem ir de fim-de-semana mais cedo);
- Estabelecimento de protocolos com a MacDonalds, a Pizza Hut para que no final do curso os estudantes tenham emprego;
- Realização de um dia académico por semana, em que não haja aulas, para os estudantes possam, também, descansar.
- Atribuição mensal de 100 bilhetes para a Queima das Fitas.

Porque se candidatou: Esclarece que a candidatura começou a ganhar forma depois de uma aposta nas cantinas. Perdi e candidatei-me à DG-AAC.


eu voto neste!!! :rofl:


Lista W

Lema: Nïo temos medo de ser felizes

Carlos Carvalho (Vilar)

Naturalidade: âvora

Cor polÆtica: â de esquerda

Estudante do 4._ ano de Economia

Idade: 25 anos

CurrÆculo: Nunca fez parte de nenhuma secìïo, n£cleo ou direcìïo-geral

Prioridade: Diminuir a "grande quantidade" de assembleias magnas porque estïo ser descredibilizadas; aumentar a participação dos estudantes atravÄs da realizaìïo de inquÄritos ê porta das faculdades

Algumas propostas:
- Aproveitar o lucro das festas acadÄmicas (ou parte dele) para ajudar os estudantes que nïo tÉm possibilidade de pagar as propinas;
- Apoiar as secções culturais e desportivas da AAC, que "transpareceram a verdadeira alma dos estudantes";
- Estabelecer uma verba limite para gastar nas campanhas ê DG-AAC, verba essa que deveria ser controlada por uma comissïo fiscalizadora;
- Reforìar a mobilizaìïo dos estudantes.

Porque se candidatou: "Porque vçrias pessoas mencionaram o meu nome. O nosso projecto é constituído por várias pessoas que já estavam fartos da forma apótica e pouco clara da acçao da DG-AAC"

fonte

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu só tinha ouvido falar da V e da D... acho estranho ser de medicina e nunca ter visto nada acerca da T!

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

LOL lista K ...ehehehe... sem dúvida brutal lol

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sou da ESEC mas vejo mais pub à D. N e K deve ser para o gozo não? :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Por acaso um dia peguei no jornal e tive conhecimento das outras listas para além da D e V :D

de qualquer maneira, não me aqueceu nem arrefeceu x)
já votei e fiz a minha escolha em consciencia (ou não xD)

[voz de criança]E vocês? Já comeram, erm, votaram hoje?[/voz de criança] :lol:
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

eu acho é um exagero de publicidade afixada pela cidade. na zona do vale das flores então é um abuso de cartazes

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Também não gostei da publicidade!!!
Tanta lista...
:p
Love hurts

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Não me aquece, nem me arrefece, este tipo de eleição.
Tudo bem que é um direito que me é atribuído, mas, em toda esta parafernália de listas, apontem-me uma que realmente defenda os interesses dos estudantes sem olhar a protagonismos... Apontem-me uma que, nos últimos 20 anos, tenha defendido os interesses dos estudantes sem olhar a protagonismos. A AAC não tem o poder revolucionário de outrora, e muito menos o espírito contestatário que sempre a identificou em tempos de ditadura. Será necessária uma associação que, o mais que faz, é prometer impossíveis, tendo em conta que está completamente descredibilizada?
Talvez quando houver dirigentes que olhem mais para dentro da comunidade universitária e menos para aquilo que quem nos governa faz, poderei dar razão ao meu direito de voto.
A AAC não pode ser uma associação de políticos, mas sim de estudantes.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

E vai a segunda volta... :p (acho que já se previa)
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder