UC incluida no protocolo com MIT

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

UC incluida no protocolo com MIT

Mensagem por Lino »

Universidades Coimbra e Porto entre as que assinam acordo MIT

As Universidades de Coimbra e Porto e o Instituto Superior Técnico são três das instituições de ensino superior envolvidas no acordo que o Governo assina quarta-feira com o MIT, segundo um documento a que a agência Lusa teve acesso.
A Universidade do Minho, as universidades de Lisboa e Nova de Lisboa e o Instituto Superior de Economia e Gestão são os outros institutos que perfazem as sete universidades escolhidas para estabelecer uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Além das universidades, assinam também o acordo de colaboração o Centro de Neurociências e Biologia Celular, de Coimbra, o Instituto de Biologia Molecular e Celular e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, ambos do Porto.

Os outros organismos envolvidos no protocolo são os institutos de Química Verde, de Sistemas e Robótica e de Tecnologia Química e Bioquímica.

O Governo e o instituto norte-americano MIT assinam a 11 de Outubro um acordo de parceria que envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em sete universidades portuguesas, incluindo empresas, laboratórios associados e estatais.

O Governo assinou a 25 de Fevereiro um acordo de colaboração com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) que, segundo declarações do primeiro-ministro, na altura, visa a internacionalização do conhecimento português e pô-lo a o serviço do crescimento económico do país.

O acordo na área de engenharia, que será coordenado no MIT pela divisão de sistemas de engenharia [engineering systems division] e envolve várias escolas do sector, será desenvolvido com base em quatro segmentos: engenharia de concepção e sistemas avançados de produção industrial, sistemas de energia, sistemas de transporte e sistemas de bio-engenharia.

Na área da gestão, o projecto de colaboração, que também será coordenado pela Sloan School of Management, será lançado com o desenho e preparação de um programa de MBA, de âmbito internacional.

Para este ano está previsto o lançamento de um programa de seminários de doutoramento.

«Estas actividades envolverão várias escolas de economia e gestão, de forma a contribuir para criar as massas críticas necessárias na sequência das recomendações do próprio relatório do MIT», segundo o Governo.

Este acordo insere-se no âmbito das novas parcerias internacionais em ciência, tecnologia e ensino superior, que estão incluídas nas metas do Plano Tecnológico.

Diário Digital / Lusa

06-10-2006 16:25:00


Vá lá, Coimbra aproveitou a oportunidade!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acho que é mais uma questão de "Vá lá, o governo não desperdiçou a oportunidade", tendo em conta que isso andava encravado porque o pessoal envolvido na negociação queria que fosse só o IST a fazer parte do acordo. :p

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois, já se sabe que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder