13 cursos na UC e no IPC com menos de 10 alunos

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

13 cursos na UC e no IPC com menos de 10 alunos

Mensagem por Pedro »

13 cursos na Universidade e no Politécnico de Coimbra receberam menos de dez alunos

Candidatos que não conseguiram colocação na 1.ª fase têm, agora, outra oportunidade. Não faltam cursos à procura de novos estudantes.

Muitos terão, ainda, uma hipótese de alcançar a fasquia dos 20 alunos colocados no 1.º ano, abaixo da qual deixarão (salvo algumas excepções) de ter financiamento do Estado – o que já aconteceu com três deles. Os restantes poderão vir a encerrar.

Só na Universidade de Coimbra (UC) e no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), são 30 os cursos que, na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2006, não preencheram este número mínimo de vagas: 13 deles não chegaram sequer à dezena.

Ver-se-á o que vai resultar da 2.ª fase do concurso, cujo período de apresentação de candidaturas decorre entre hoje e a próxima sexta-feira, em que estão disponíveis as 11.687 vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso (1.146 na UC e no IPC), além das vagas não preenchidas nos concursos especiais.

Treze destas 30 licenciaturas que obtiveram menos de 20 novos alunos são da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC): Engenharia do Ambiente (com 17 colocados), Engenharia Física (5), Engenharia Geográfica (3), Engenharia de Materiais (2), Engenharia Química (18), Física (6), Geologia (10), Matemática (16), Química (18), Química Industrial (16), Comunicações e Multimedia (15), Engenharia Geológica e de Minas (3) e Tecnologia de Informação Visual (8).

Três licenciaturas na UC sem financiamento

Atente-se que, para o ano lectivo de 2006/2007, que se está a iniciar, Engenharia Geográfica, Engenharia de Materiais e Geologia já só abriram, cada um, 10 vagas iniciais, fazendo parte dos 26 cursos do ensino superior público que vão funcionar sem financiamento público. Portanto, a expensas das instituições, que lhes atribuem interesse nacional.

Cinco cursos da Faculdade de Letras da UC receberam, também, menos de 20 candidatos. Foram eles Arqueologia e História (18 colocados), História de Arte (3), Geografia - área de especialização em ensino (5), Estudos Clássicos (4) e Geografia - área de especialização em Ambiente e Desenvolvimento (13).

Quanto ao IPC, o mesmo aconteceu com cursos de cinco unidades orgânicas. Na Escola Superior Agrária, com os cursos de Agricultura Biológica (12 colocados), Engenharia Agro-pecuária (11) e Engenharia dos Recursos Florestais (17). Na Escola Superior de Educação, com Professores de Educação Musical do Ensino Básico (10). No Instituto Superior de Contabilidade e Administração, com Contabilidade e Gestão Pública (13) e Informática de Gestão (19). No Instituto Superior de Engenharia, com Informática - Curso Europeu (9), Engenharia Eléctrica e Electrónica - Curso Europeu (1), Engenharia Electromecânica (13) e Engenharia Electrotécnica (19).

Por fim, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, com Engenharia Civil e do Ambiente (6) e Engenharia de Computadores e Sistemas Informáticos (3).

Registe-se que nos dois cursos europeus do ISEC (cursos transnacionais, em que os alunos frequentam diferentes instituições europeias), as vagas iniciais foram inferiores a 20, sendo estes também uma excepção no panorama do ensino superior.

5.661 falharam a 1.ª tentativa

Estes e outros cursos têm, ainda, algumas centenas de vagas disponíveis para a 2.ª fase do concurso nacional de acesso: na UC há 667 vagas por ocupar (21,85% das 3.052 disponíveis na 1.ª fase); no IPC sobram 27,84% dos lugares postos a concurso (479 num total de 1.720).

Os resultados da 1.ª fase, divulgados sábado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são hoje afixados, estando, desde o fim-de-semana, disponíveis na Internet (http://www. acessoensinosuperior.pt).

Dos 40.521 estudantes que concorreram à 1.ª fase, 5.661 ainda não conseguiram um lugar no ensino superior.

Para a 2.ª fase do concurso, além das vagas libertadas do primeiro momento, estão disponíveis as vagas sobrantes dos concursos especiais, as vagas ocupadas na 1.ª fase em que não se concretizou a matrícula e inscrição e as vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase. Os resultados serão afixados a 16 de Outubro.

Fonte: Diário de Coimbra
Há alguns cursos que me surpreenderam ao estar na lista de "menos de 20"... Engenharia Química, por exemplo, sempre pensei que não tivesse grandes problemas a arranjar pessoal. Por outro lado, também me surpreende ver Comunicações e Multimédia na lista de cursos que ainda abrem vagas... então vão acabar com o curso e ainda permitem que entre pessoal? :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Música lá na ESEC realmente tem tido pouca gente...
Nem sabia que havia o curso de Agricultura Biológica na Agrária... acho bem que se preocupem com isso. Poderia era ser um mestrado ou assim...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Lino Escreveu:Música lá na ESEC realmente tem tido pouca gente...
Nem sabia que havia o curso de Agricultura Biológica na Agrária... acho bem que se preocupem com isso. Poderia era ser um mestrado ou assim...
Deixa lá que EcoTurismo..também é muito interessante :lol: :lol:

Só mesmo da agrária é que podem vir cursos superiores destes...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Re: 13 cursos na UC e no IPC com menos de 10 alunos

Mensagem por daniel322 »

Pedro Escreveu: Há alguns cursos que me surpreenderam ao estar na lista de "menos de 20"... Engenharia Química, por exemplo, sempre pensei que não tivesse grandes problemas a arranjar pessoal. Por outro lado, também me surpreende ver Comunicações e Multimédia na lista de cursos que ainda abrem vagas... então vão acabar com o curso e ainda permitem que entre pessoal? :?
não me surpreende nada, pelo menos o de química.. no ISEC o curso de Eng Quimica tem vindo a perder caloiros ano após ano até q este ano finalmente acabou por ser substituido por Eng. Biologica..

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Re: 13 cursos na UC e no IPC com menos de 10 alunos

Mensagem por MIG-L »

daniel322 Escreveu:
Pedro Escreveu: Há alguns cursos que me surpreenderam ao estar na lista de "menos de 20"... Engenharia Química, por exemplo, sempre pensei que não tivesse grandes problemas a arranjar pessoal. Por outro lado, também me surpreende ver Comunicações e Multimédia na lista de cursos que ainda abrem vagas... então vão acabar com o curso e ainda permitem que entre pessoal? :?
não me surpreende nada, pelo menos o de química.. no ISEC o curso de Eng Quimica tem vindo a perder caloiros ano após ano até q este ano finalmente acabou por ser substituido por Eng. Biologica..
Razões a apontar para a descida na Area da Quimica/Eng.Quimica:

- O aumento constante do interesse por cursos da Area de Saúde e respectivo aumento de vagas (que necessitam das especificas Biologia/Química)

- o facto desta area a nível profissional (saídas) estar congestionada

- sao cursos bastante trabalhosos..não é qualquer um que sai de lá com o canudo..

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Cursos pouco procurados

Mensagem por Meca »

De facto, há cursos que tem que ser repensados... e re-estruturados para pós-graduações, por exemplo.

:roll:

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

MIG-L Escreveu:
Deixa lá que EcoTurismo..também é muito interessante :lol: :lol:

Só mesmo da agrária é que podem vir cursos superiores destes...

Existe um caso de uma pessoa no 1º ano em medicina (na fmuc) que se mudou para ecoturismo :shock:

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

isso é que é vocação... pelo ecoturismo. É uma área em expansão.

Na questão das vagas, penso que o Estado (uso propositadamente Estado em vez de Governo pq isto são questões supra-partidárias) devia trabalhar muito de perto com as universidades e as empresas. Cada país tem a obrigação de manter e elevar o seu nível intelectual em todas as áreas (arte, economia, matemática, geologia, etc, etc,...) mas isso tem de ser conjugado com a nossa competitividade internacional e com o futuro emprego daqueles que estamos a formar.

Isto não implica obrigar alunos a escolher determinados cursos mas implica mostrar às crianças, desde cedo, as diferentes áreas do conhecimento e, à medida que vão crescendo, mostrar quais as áreas de maior futuro profissional.

Penso que tem sido dados alguns bons passos. Por exemplo, fenómenos como a fobia pela matemática são menos extensivos na pop estudantil como o eram há uns anos atrás.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Meca Escreveu: Penso que tem sido dados alguns bons passos. Por exemplo, fenómenos como a fobia pela matemática são menos extensivos na pop estudantil como o eram há uns anos atrás.

Discordo. A matemática continua a ser o horror de muita gente...

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Lá isso é verdade... No meu departamento não dá para contar com os dedos das mãos e dos pés o número de pessoas que deixa as matemáticas de LEI para os últimos anos.
O problema da matemática é exigir trabalho constante, porque é sempre a mesma lenga-lenga. Não há nada mais certo e mais imediato que ela. :wink:
Hear this noisy silence...
Imagem

Meca
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 20:34

Mensagem por Meca »

Sim, continua a ser matéria non grata por muitos. Mas os alunos do secundário começam a perceber que ela é necessária para concluir sem dramas um curso na área de ciências ou economia.

É a ideia que tenho quando falo com malta mais nova...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Meca Escreveu:Sim, continua a ser matéria non grata por muitos. Mas os alunos do secundário começam a perceber que ela é necessária para concluir sem dramas um curso na área de ciências ou economia.
Não é só nessas áreas. É em todas. Todos os cursos... (ok, os de Letras/Línguas, estão dispensados) deveriam ter cadeiras de matemática. Já para não falar que deveria ser obrigatório haver matemática até ao 12º ano, para todos.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

LoFt
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 11 maio 2006 21:36

Mensagem por LoFt »

concordo..
=) =) =)

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E podiam incluir algures uma disciplina de cultura geral :? quando hoje me perguntaram se o marquês de pombal era do século XX, eu ia caindo para o lado! :roll:

Em relação à matemática, sim, talvez não fosse má ideia embora haja conteúdos que não façam muito sentido num âmbito de 12º de humanidades. Talvez fazer a formação toda igual até ao 12º não fosse tolo de todo. Todos tinham química/física, história, português, inglês e por aí adiante. Fez-se assim muito tempo, na Alemanha ainda se faz e em Inglaterra sei que não se ficam pelos rudimentos aos 13/14 anos.

Isto de termos de escolher cada vez mais cedo não dá com nada...

E não é uma questão de ser muita coisa, a memória e o raciocínio desenvolvem-se com prática!
Hakuna Matata

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

mustiness Escreveu:E podiam incluir algures uma disciplina de cultura geral :? quando hoje me perguntaram se o marquês de pombal era do século XX, eu ia caindo para o lado! :roll:
é uma boa ideia. criar uma cadeira de cultura portuguesa que inglobasse um pouco de historia, geografia, politica, economia, etc.. de tudo um pouco mas pouco de tudo ;)

Responder