Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

Estás com uma atitude de m****, tenho de dizer...

Os doutores que agora praxam conhecem os dois lados da história, também já foram caloiros...
E garanto-te que se pudesse voltava a ser caloira, foi realmente um ano fantástico com todas as praxes, tribunais e afins.

Ir para a praxe a pensar "agora sou eu, mas aguento porque para o ano posso lixar os outros a seguir a mim" é idiota. Se forem brutos contigo e tu nada fizeres para depois vires a ser bruto para os outros és idiota! Isso como aquela teoria de o chefe dá uma chapada ao subordinado, o subordinado, por não poder dar ao chefe, chega a casa e dá uma chapada na mulher, e a mulher, por não poder dar uma chapada ao marido, dá uma chapada no filho, que por sua vez dará porrada no cão...

Não a vale a pena andares a ficar paranóico por causa das trupes. No que discordam os teus familiares do que foi dito aqui sobre as trupes? talvez possamos esclarecer para ficares mais descansado!
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Jimmy »

É por estas e por outras que a Agrária tem um Código e a UC tem outro. Mais do que umas quantas alineas diferentes, há toda uma mentalidade diferente por trás.

Se uma é melhor que a outra? Não sei... Mas gosto bastante da que me incutiram na UC do mesmo modo que serás livre para gostar da que te incutiram/incutem na Agrária.

Opiniões são como rabos, todos temos direito a uma diferente.
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
RenatoNeves
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: domingo, 23 março 2008 23:41
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por RenatoNeves »

Pedro Fidalgo Escreveu:
RenatoNeves Escreveu:Eu não percebo a tua cena, entraste para o ensino superior, vais ser praxado, não vais para nenhuma missão no Iraque nem nada do género!
Os da Escola Superior Agrária podem ser praxados pelas trupes é? Eu também não percebo a tua cena. Se gostas tanto disso porque não te tornas outra vez caloiro? Assim podes reviver aqueles momentos de alegria.
Nem todas as pessoas têm que gostar ao que são submetidas. No teu caso, as tuas respostas estão a mostrar egoísmo porque só estás a ver o teu lado da História e não tentas posicionar-te no lado dos caloiros recém chegados. Na tua altura as trupes podiam ser aquilo que não são hoje. Se fazes parte delas? Óptimo. O meu irmão anda em Medicina e nunca mostrou interesse nas trupes apesar de poder fazer parte. São opiniões.
Se conseguisses ver os 2 lados das histórias perceberias que nem todos os caloiros são obrigados a seguir as tuas passadas. Se virem uma trupe? Fujam ou deixem-se ficar. Quem for esperto saberá fugir contudo quem não souber ou neste caso, "for burro", irá submeter-se. O que isto trará? Para o ano serão os outros caloiros a caírem e possivelmente os deste ano, para o ano, não irão ser mais brandos.

Estou na Agrária e já fui praxado. Cheguei a casa miseravelmente e estou com o espírito de que para o Ano serei eu e não serei tão brando. É essa a mentalidade dos caloiros e porque estão a transmitir isso. Agora, estou naquela de 1 dia de cada vez e para o Ano farei o que terei a fazer para representar a minha escola. Serei brando? Não sei. Serei Bruto? Também não sei. Há que depois ter maturidade para enfrentar as coisas e declararem-se anti-praxe é uma opção. Embora não seja a mais viável, os caloiros têm essa opção. Para concluir, já vi caloiros a perguntarem-me pelas trupes e não sei o que dizer. Vocês dizem uma coisa, o meu irmão diz outra, a minha prima diz outra, o amigo do outro amigo diz outra. As trupes estão sempre a mudar e quem te garante que haverá sempre aquele espírito académico? É a vida. Eu ainda não fui submetido e não sei se posso ser. Com certeza absoluta que irei fugir quando os vir mas outro coitado poderá ter o azar.
Epá, eu sinceramente nem sei para que me dou ao trabalho de vir aqui responder-te! Estou a tentar com que vejas o lado positivo da praxe, que não tenhas medo dela (que não tens motivos nenhuns para isso) e tu ainda me vens dizer que estou a demonstrar egoísmo? tu é que estás a ter uma atitude de menino da mamã, parece que vais à escolinha ser vitima de bullying!
Para te responder a essa tua conversa, estou na minha segunda matrícula, fui caloiro à um ano atrás! e garanto-te que foi bem mais interessante do que está a ser este ano!
Não faço parte de nenhuma trupe. Não faço nada que não me tenham feito! Nunca fiz nem vou fazer nada a um caloiro que o humilhe perante outros, que o aleije ou que ache incorreto!

E digo-te mais, se estás com esse pensamento de que para o ano te vingas nos outros, espero que nessa altura algum veterano te mostre o que é a praxe, já que pelos vistos enquanto caloiro não estás a aprender!

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

Boa Resposta. O que não estás a entender é que eu não estou na Universidade. Não me venhas falar em praxes. Principalmente tu. E menino da mamã? Pensas que isto é o quê? O infantário?

Agora retomando, estou na ESAC. Sabes o que é? Digamos que os meninos da mamã não andam na ESAC. Não declarei-me anti-praxe e gosto muito da praxe de lá e meninos como tu vêm com essas pêvias e armados em galões mas para mim andas a rastejar lá no fundo.
Estou a falar daquilo porque já se vieram queixar. Se tivesses problemas com a praxe só poderias ser demasiado burro para não expô-los aos teus colegas ou, mais tarde, à comissão de praxe.

Concluindo, veja lá se fale do que sabe e se vem dar respostas destas mais vale nem se quer carregar no log in :)

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

Carol Escreveu:Estás com uma atitude de m****, tenho de dizer...

Os doutores que agora praxam conhecem os dois lados da história, também já foram caloiros...
E garanto-te que se pudesse voltava a ser caloira, foi realmente um ano fantástico com todas as praxes, tribunais e afins.

Ir para a praxe a pensar "agora sou eu, mas aguento porque para o ano posso lixar os outros a seguir a mim" é idiota. Se forem brutos contigo e tu nada fizeres para depois vires a ser bruto para os outros és idiota! Isso como aquela teoria de o chefe dá uma chapada ao subordinado, o subordinado, por não poder dar ao chefe, chega a casa e dá uma chapada na mulher, e a mulher, por não poder dar uma chapada ao marido, dá uma chapada no filho, que por sua vez dará porrada no cão...

Não a vale a pena andares a ficar paranóico por causa das trupes. No que discordam os teus familiares do que foi dito aqui sobre as trupes? talvez possamos esclarecer para ficares mais descansado!
Bem, eu não estou com atitudes de m**** . Isto é o pensamento dos caloiros hoje em dia e não estou a dizer que vou fazer isso. Tive esses pensamentos porém sentei-me e conversei com vários "Engenheiros" e eles disseram-me o mesmo. No seu caso são doutores, no meu são Engenheiros. Quer voltar ser caloira? tem todo o direito. Não queira comparar o seu estabelecimento de ensino com o meu. São completamente diferentes antes demais.

Não tenho nada contra as Universidades. O meu irmão está no 3º ano de Medicina e nunca praxou ninguém, opção dele. Ele próprio diz-me o que vê e ouve. É a realidade que os caloiros andam a ser humilhados em diversas partes do país pelas "ovelhas negras".
Não apanhou nenhuma? Boa para si. Agora não venha falar de "comparações" e atitudes quando passou por praxes completamente diferentes, entendeu? Há códigos de praxes, praxes, IPC's, UC, etc. Tudo é diferente. Só foi caloiro 1 vez, não sabe do que fala além do curso em que está. Porém, no meu caso, já falei com Doutores e Engenheiros de diversos cursos e já vi "apelos" de diversas Associações de Estudantes aos Doutores para tentarem fazer tudo para integrarem os caloiros e não afastá-los. Quer provas? Eu dou-lhas.

Concluindo. Há praxes e praxes. Atitudes de M**** não estou a ter. Estou a constatar factos e relatos. Se quiser provas eu dou-lhas :)
Espero que tenha compreendido o que quis dizer. Nunca tive à frente de uma trupe e possivelmente não estarei. Se me deparar com uma trupe, fujo como é óbvio.
Agora, caso for caloira da UC, do ISEC, do ISCA, da ESAC, etc.. fale-me de que realmente gostou da praxe e eu darei-lhe razão mas lembre-se que as praxes não são iguais.

Orgulho-me muito de ser Agrário e já fui praxado diversas vezes. Ainda estou vivo e de boa saúde e conheci várias pessoas. Estou contente por saber que dizem que estou numa das piores praxes de Coimbra no entanto vejo pessoas a chorarem noutras praxes, noutros cursos. Se estou preocupado? Agora não. Visto que você gostou de ser praxada no seu curso mas é um curso completamente diferente dos das pessoas que foram praxadas.
Se anda aí com tanto moral é porque a praxe foi boa e não tiveste as chamadas "ovelhas negras". Porém não entendes que há pessoas assim e que desejam fazer mal porque também passaram por esse mal e que não têm a mentalidade de perceber que o que vão fazer irá "desmoralizar" o caloiro e afastá-lo da integração do curso.

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Pedro Fidalgo »

Jimmy Escreveu:É por estas e por outras que a Agrária tem um Código e a UC tem outro. Mais do que umas quantas alineas diferentes, há toda uma mentalidade diferente por trás.

Se uma é melhor que a outra? Não sei... Mas gosto bastante da que me incutiram na UC do mesmo modo que serás livre para gostar da que te incutiram/incutem na Agrária.

Opiniões são como rabos, todos temos direito a uma diferente.
Concordo. Mas opiniões são feitas através de uma experiência ou conhecimento. Não poderemos formar uma opinião sem ter argumentos depois para a apoiar. Se uma pessoa não tem um único contacto com a Agrária nem deverá sequer pronunciar-se. Primeiro tem de informar-se e só depois poderá formar a sua opinião.
Tento informar-me no caso da Universidade mais com os meus colegas que entraram este ano e com o meu irmão já no 3º ano mas também posso ir buscar informações de 20 anos atrás e formar uma opinião sobre as praxes com algum passado, presente e possivelmente futuro.
É esse o meu entender.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

Pedro Fidalgo Escreveu:Bem, eu não estou com atitudes de m**** . Isto é o pensamento dos caloiros hoje em dia e não estou a dizer que vou fazer isso. Tive esses pensamentos porém sentei-me e conversei com vários "Engenheiros" e eles disseram-me o mesmo. No seu caso são doutores, no meu são Engenheiros. Quer voltar ser caloira? tem todo o direito. Não queira comparar o seu estabelecimento de ensino com o meu. São completamente diferentes antes demais.

Não tenho nada contra as Universidades. O meu irmão está no 3º ano de Medicina e nunca praxou ninguém, opção dele. Ele próprio diz-me o que vê e ouve. É a realidade que os caloiros andam a ser humilhados em diversas partes do país pelas "ovelhas negras".
Não apanhou nenhuma? Boa para si. Agora não venha falar de "comparações" e atitudes quando passou por praxes completamente diferentes, entendeu? Há códigos de praxes, praxes, IPC's, UC, etc. Tudo é diferente. Só foi caloiro 1 vez, não sabe do que fala além do curso em que está. Porém, no meu caso, já falei com Doutores e Engenheiros de diversos cursos e já vi "apelos" de diversas Associações de Estudantes aos Doutores para tentarem fazer tudo para integrarem os caloiros e não afastá-los. Quer provas? Eu dou-lhas.

Concluindo. Há praxes e praxes. Atitudes de M**** não estou a ter. Estou a constatar factos e relatos. Se quiser provas eu dou-lhas :)
Espero que tenha compreendido o que quis dizer. Nunca tive à frente de uma trupe e possivelmente não estarei. Se me deparar com uma trupe, fujo como é óbvio.
Agora, caso for caloira da UC, do ISEC, do ISCA, da ESAC, etc.. fale-me de que realmente gostou da praxe e eu darei-lhe razão mas lembre-se que as praxes não são iguais.

Orgulho-me muito de ser Agrário e já fui praxado diversas vezes. Ainda estou vivo e de boa saúde e conheci várias pessoas. Estou contente por saber que dizem que estou numa das piores praxes de Coimbra no entanto vejo pessoas a chorarem noutras praxes, noutros cursos. Se estou preocupado? Agora não. Visto que você gostou de ser praxada no seu curso mas é um curso completamente diferente dos das pessoas que foram praxadas.
Se anda aí com tanto moral é porque a praxe foi boa e não tiveste as chamadas "ovelhas negras". Porém não entendes que há pessoas assim e que desejam fazer mal porque também passaram por esse mal e que não têm a mentalidade de perceber que o que vão fazer irá "desmoralizar" o caloiro e afastá-lo da integração do curso.

"para o Ano farei o que terei a fazer para representar a minha escola. Serei brando? Não sei. Serei Bruto? Também não sei"
chame-lhe o que quiseres, para mim é uma atitude de m****.

Esteve no meu estabelecimento de ensino para saber a que tipo de praxe fui submetida, parece-me que aqui também não tem o conhecimento de facto.
é realmente incrível como se contradiz.
Eu disse-lhe que nunca apanhei uma ovelha negra ou que desconhecia as praxes de outras instituições? Parece-me que quem não entendeu foi você. Deve imaginar que, tal como você fala com outras pessoas e tem conhecimento das coisas também eu o posso fazer, chama-se a isso comunicação e acontece com a maioria das pessoas...

Não se sinta intimidado a provar-me o que quer que seja, desde que acredite realmente no que diz que importa a minha opinião, certo?

E agora acabou por me baralhar, está orgulhoso em fazer parte da agrária, milagrosamente sobreviveu às praxes e está contente por estar no que dizem ser a pior praxe de coimbra e não está preocupado... então... =\

"Visto que você gostou de ser praxada no seu curso mas é um curso completamente diferente dos das pessoas que foram praxadas."
o meu curso é diferente dos outros onde há praxes? sinto-me confusa, deve ser da minha moral que anda a ocupar demasiado espaço na cabeça :mrgreen:
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
RenatoNeves
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: domingo, 23 março 2008 23:41
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por RenatoNeves »

Pedro Fidalgo Escreveu:Boa Resposta. O que não estás a entender é que eu não estou na Universidade. Não me venhas falar em praxes. Principalmente tu. E menino da mamã? Pensas que isto é o quê? O infantário?

Agora retomando, estou na ESAC. Sabes o que é? Digamos que os meninos da mamã não andam na ESAC. Não declarei-me anti-praxe e gosto muito da praxe de lá e meninos como tu vêm com essas pêvias e armados em galões mas para mim andas a rastejar lá no fundo.
Estou a falar daquilo porque já se vieram queixar. Se tivesses problemas com a praxe só poderias ser demasiado burro para não expô-los aos teus colegas ou, mais tarde, à comissão de praxe.

Concluindo, veja lá se fale do que sabe e se vem dar respostas destas mais vale nem se quer carregar no log in :)
Não te vou falar em praxes, principalmente eu porquê?
ESAC é como nos outros lados, tem código diferente mas não matam pessoas. Se te declaraste anti praxe acho que fizeste tu muito bem, com as tuas ideias foi a melhor atitude.
Continuando, quer tu queiras quer não, há quem se sujeite ao que tu não queres sujeitar, e esses para mim é que merecem respeito. Tu não, e não é por não seres praxado, que isso para mim já está de parte, é mesmo pela maneira como te diriges às pessoas, nem mereces resposta sequer, mas eu também não gosto de deixar assuntos pendentes, daí me continuar a dar ao trabalho.
Concluindo, boa sorte com o teu curso que já vi que no resto não estás a ter

Avatar do Utilizador
RenatoNeves
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: domingo, 23 março 2008 23:41
Localização: Coimbra

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por RenatoNeves »

Afinal percebi mal, não és anti praxe... pena, tinhas potencial para isso

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Byssa »

Isto de não dar para editar a mensagem é uma chatice...

Pedro Fidalgo Escreveu: Concluindo. Há praxes e praxes.
Concluindo: há praxes e Praxe.

DPK1
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sábado, 22 outubro 2011 2:01

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por DPK1 »

olá a todos, eu sou caloiro em Coimbra e tenho algumas perguntas acerca das trupes.
em primeiro lugar eu uso cabelo curto, e pelo que li no código de praxe caso o cabelo tenha menos de 2 dedos não posso ser "rapado", e também me disseram que a sanção de unhas só é aplicada a semi-putos. então qual seria a minha sanção?
se eu for na rua com outra caloira que por acaso é minha namorada podemos ser trupados?

obrigado pelo forum muito util

Avatar do Utilizador
scsj6
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por scsj6 »

Penso que se fores apanhado levas sanção nas unhas a mesma. Das vezes em que fiz trupe, por acaso nunca apanhamos um caloiro com cabelo muito curto... Se fores com a tua namorada ou não és trupado da mesma forma, assim como ela também pode ser trupada por uma trupe feminina :wink:

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Byssa »

Nao percebi o que é que o scsj6 quis dizer com "Se fores com a tua namorada ou não és trupado da mesma forma, (...)". Mas estar com a namorada na via publica e fora da hora do caloiro é uma das várias protecções que existem contra as trupes, desde que provem que são namorados, tanto para ti, como para ela se defender das trupes femininas.
No caso que questionaste, como tens o cabelo demasiado curto, julgo que apenas se aplica sanção de unhas (mas não tenho a certeza).

Avatar do Utilizador
scsj6
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por scsj6 »

Byssa Escreveu:Nao percebi o que é que o scsj6 quis dizer com "Se fores com a tua namorada ou não és trupado da mesma forma, (...)". Mas estar com a namorada na via publica e fora da hora do caloiro é uma das várias protecções que existem contra as trupes, desde que provem que são namorados, tanto para ti, como para ela se defender das trupes femininas.
No caso que questionaste, como tens o cabelo demasiado curto, julgo que apenas se aplica sanção de unhas (mas não tenho a certeza).
No Código da Praxe, mas precisamente no Artigo 157º, página 70, diz o seguinte:

"1. A protecção dada pelos Futricas está sujeita às condições seguintes:
a) Ser o protector pai, mãe, avô, irmão ou irmã do "Animal";
(...)

O resto do artigo não vem ao caso. Logo, namorado(a) não podem oferecer protecções :wink: .

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

É verdade, a protecção de Venus deixou de existir no novo código de 2007.

Agora apenas vigoram como auto-protecções:
Artigo 161º
Os “animais” que levarem consigo guitarra ou viola e demonstrarem perante a trupe que sabem tocar, ficam protegidos,
salvo nos dias em que só há protecção de sangue. Esta protecção tem o nome de protecção de instrumento.

Artigo 162º
Todos os que estiverem fortemente embriagados ficam auto-protegidos, ainda que só haja protecção de sangue. Esta
protecção tem o nome de protecção do “Deus Baco”.


Protecções de doutores:
Artigo 156º
a) PUTO – Proteje saltando para o dorso do “ANIMAL” e dizendo: NOS QUOQUE GENS SUMUS ET BENE
CAVALGARE SABEMUS, ao mesmo tempo que se dirigem para debaixo de telha. No caso de porem um ou
ambos os pés no chão antes de atingirem telha, a protecção considerar-se-á sem efeito, ficando o “animal” debaixo
de trupe.
b) CANDEEIRO – Pede protecção para um.
c) BACHAREL – Protege um e pode “pedir” protecção para outro, estando de braço dado com ele.
d) BOLOGNEZ E MARQUEZ – Protege quantos lhe couberem debaixo da Capa tendo esta pelos ombros, mas a
protecção só será eficaz se nem a cabeça nem os ombros dos protegidos ficarem visíveis.
e) VETERANO – Protege todos os “animais” que estiverem ao alcance simultâneo da vista e da voz.
f) Os semi-putos não podem proteger.


E protecções de futricas:
Artigo 157º
a) Ser o protector pai, mãe, avô, avó, irmão ou irmã do “animal”.
b) Ser o protector uma senhora que tenha a cabeça coberta por chapéu ou lenço e traga meias.
c) Ser o protector uma sopeira com avental.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder