Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Mariskezz
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: sábado, 20 outubro 2007 7:56

Mensagem por Mariskezz »

Boas, é o meu primeiro ano aí em coimbra, como tal sou caloiro:) devo dizer que até hoje pouco mas mesmo pouco fui praxado e o que fiz nao foi mm nada demais, em relaçao as praxes tenho a minha opinião mt propria e segundo dizem praxes é para integrar os caloiros n é??tudo muito bem até ao ponto quando alguém se lembra de começar a humilhar,e sim HUMILHAR pessoas so porque se acha mais que a outra por ter mais anos de universidade??por estar trajado???meus amigos a praxe é engraçada sim senhor,mas sem abusos porque nao se esqueçam que as pessoas têm sentimentos e a qualquer momento alguem explode depois eu rio-me, eu tenho quase a certeza que voçes perceberam aquilo que eu quis dizer:) desde ja volto a repetir que nao falo por mim que eu pouco fui praxado e o que tive de fazer até curti:)
Para finalizar praxem, mas não pisem o risco é que as pessoas muitas vezes surpreendem( e pode correr mal a alguem) :)
INTEGREM, NÃO HUMILHEM
abraços,beijinhos e sejam felizes:)

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

isso são problemas que pr vezes acontece a quem lida com fustrados que não sabem integrar-se quanto mais integrar os outros.

Lipa89
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: domingo, 09 março 2008 0:20

Trupe - Praxe

Mensagem por Lipa89 »

Oi, sou caloira no isec e pouco fui praxada acho que por falta de raparigas. Uma colega minha foi apanhada por uma trupe e cortaram-lhe o cabelo. Eu nao me tenho preocupado muito porque nao frequento praxes e pouca gente me conhece, mas caso aconteça encontrar o que faço? nao sou propriamente anti-praxe, gosto de me divertir dentro dos limites, acho que actualmente nao podemos levar o codigo da praxe tão á letra como antigamente porque as coisas agora são diferentes. Nao concordo com as trupes, acho que nao tenho que estar em casa a partir de uma certa hora, sou maior sei o que faço e o que quero menos é que mandem em mim, porque para isso ja chegaram estes anos todos, acho que a passagem para a universidade é tambem o crescimento das pessoas para ganharem responsabilidade.
Disseram-me que nas trupes andam encarapussados, ou seja que nao os reconhecemos. E que se lhes der na cabeça tambem cortam o cabelo a pessoas anti-praxe. Eu nao quero pessoas a cortarem-me o cabelo, pode tanto ser dois dedos que nao se notem como um pedaço enorme. E se estiverem bebados e nao souberem o que fazem? Existe mesmo um tribunal da praxe? O que lá podem fazer? É que se não os consigo reconhecer tambem nao posso acusar ninguem legalmente. A praxe existe supostamente seguindo um codigo, mas acho que cada vez mais se deixa isso de parte, se os "doutores" não o seguem eu tambem não sou obrigada a seguir.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

A partir do momento em que decides participar da vida académica praxistica tens de te sujeitar às regras. Essa história de ser maior de idade não interessa para nada, ou segues as regras ou não vestes o traje ;) Se queres sair à noite e não correr o risco de seres rapada declaras-te anti-praxe e aì ninguém te pode tocar.. se o fizerem é pq tu deixas..

O melhor que tens a fazer é dirigires-te ao Gabinete de Apoio à Praxe, no polivalente do ISEC e informares-te dos teus direitos e deveres

ultraxmoita
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 15 abril 2008 13:06
Localização: moitaaaaaaaaaaaa

Mensagem por ultraxmoita »

ola pessoal de coimbra , começo por dizer q n sou ainda estudante universitario de coimbra, espero entrar no proximo ano em direito........
Na minha opiniao a praxe feita de forma integratoria e uma actividade bastante saudavel, q de certa forma serve para introduzir os caloiros as tradiçoes academicas de coimbra...... contudo temos q observar q a pessoas q quando praxam abusam e passam muito dos limites tentando superiorizaremse atraves de uma tradiçao q tem como fim a intregraçao a vida academica .... digo pessoalmente q espero ser praxado e divertirme com isso e ganhar amizades com isso , mas o primeiro q abusar da praxe cmg bem pode fugir a minha frente.... lol quanto as horas saiam na mema se forem apanhados pelas trupes olha azar tem q se submeter ao corte de cabelo mas quem for esperto safase quase sempre saudaçoes ..... e viva coimbra , n vejo a hora de ir pra ai

Liberdade
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 17 setembro 2008 3:00

Mensagem por Liberdade »

As armas brancas deviam ser banidas das ruas...tesouras quaisqueres que sejam, nas mãos de um humano são armas brancas...tesouras deviam ser banidas das ruas....fim das trupes que cortam os cabelos...inicio de trupes que só aplicam castigos corporais(unhas)....queixa a policia por agressoes...fim das trupes :roll:

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

eh pa é sempre a mesma história do costume , os caloiros quando entram parecem que andam sempre com medo das praxes, mas depois quando reparam que afinal até é divertido depois mais tarde chegam a conclusão que a melhor fase da carreira universitária foi a de caloiro.....

rocah
Banido
Mensagens: 177
Registado: terça-feira, 02 setembro 2008 18:06

Mensagem por rocah »

Liberdade Escreveu:As armas brancas deviam ser banidas das ruas...tesouras quaisqueres que sejam, nas mãos de um humano são armas brancas...tesouras deviam ser banidas das ruas....fim das trupes que cortam os cabelos...inicio de trupes que só aplicam castigos corporais(unhas)....queixa a policia por agressoes...fim das trupes :roll:
por estudantes como tu é q cada vez emnos se cumpre o codigo da praxe e as tradições académicas q tanto são conhecidas em coimbra se vão perdendo...
a praxe é para se cumprir ontem, hoje e amnhã se nao todo o espirito academico perde-se e aí ir para a universidade ou estar no secundário é o mesmo...

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Mensagens: 124
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

lol trupes...probabilidade de encontrar uma é baixa e de resto o que não falta é telha...mas é um raciocionio bem feito para acabar com elas :lol:







not
"Alchooooooooooool"

Barreto
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: segunda-feira, 19 setembro 2011 11:04

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Barreto »

Vou desenterrar isto mas tenho algumas dúvidas..

Vou ser directo:
- Como se podem arranjar as insígnias da praxe? No código apenas vi que a moca podia ser substituída por um fósforo com a cabeça por queimar..
- Dizem que andam encapuzados? Traçam a capa pela cabeça de maneira a verem-se apenas os olhos?
- Tenho reparado que em qualquer trupe, ordinária, extraordinária, há sempre lenços (acho que até têm outra designação..) brancos ou pretos em certos locais. Não entendo o porque e onde se colocam esses 'lenços'

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

as insignias podes fazer ou comprar, ou até mesmo já ter em casa, como a tesoura e o fósforo. Comprei uma colher na "caloiro" o ano passado e não ficou cara..

As trupes da UC não podem andar só com os olhos à mostra, usas o gorro e a capa traçada normalmente, só não se pode ver nada branco.

Não sei a que lenços te referes =\
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Barreto
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: segunda-feira, 19 setembro 2011 11:04

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Barreto »

Por exemplo no julgamentos, que penso serem as trupes extraordinárias, também colocam lenços pretos em certos postes no local onde decorre o julgamento. E reparei, ainda no meu ano de caloiro a altas horas da madrugada :p , cá em baixo nas monumentais de cada lado das escadas, naqueles pilares em pedra, tinha também os tais lenços pretos e no passeio havia cabelo.. Daí a minha pergunta..

Desde já obrigado pela resposta :)

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Carol »

Nunca reparei nesses lenços, mas sou bastante distraída, pode ter-me passado ao lado.. Mas nada diz no código da praxe quanto a eles, só se não forem de trupes da uc
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Barreto
Estreante
Estreante
Mensagens: 7
Registado: segunda-feira, 19 setembro 2011 11:04

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Barreto »

Pois é que eu estudo no ISEC e não se que diferenças podem haver.. Nem entendo se há um código de praxe do IPC e outro da UC.. Ouço uns a dizer que não, outros dizem que sim.. Eu quando entro numa papelaria vejo sempre um único código.. No próprio guia do estudante do ISEC avisam os caloiros para comprarem o código que há em qualquer papelaria de Coimbra. Este ano vou à secção de apoio à praxe do instituto ver que código há lá afinal.

sergiofp
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: domingo, 09 maio 2010 19:32

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por sergiofp »

Só se estiveres a falar das trupes formadas por Dux's ou pelo Dux (não sei bem), uma vez que haja uma trupe dessas, acho que deixam um lenço no local para avisar que este tipo de trupe foi formada, e por isso, qualquer outra trupe não se pode formar.

Responder