Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29
Localização: Sesimbra

Mensagem por Vixtu »

Jarod Escreveu:Dentro do período de Praxe, os Caloiros estão então sujeitos à Praxe de Trupe e APENAS A ESTA a partir da meia-noite, salvo as noites de Domingo ou Feriados que, por não serem dias de aula, não há trupes. A "hora do caloiro" é às 23:30 e a partir desta hora ACABAM TODAS E QUAISQUERES MOBILIZAÇÕES a Caloiros. Têm meia-hora antes das 00 horas para irem para casa
Então, num dia normal incluído no período de Praxe os caloiros podem ser praxados por trupes somente a partir da 00h... E a praxe normal num desses dias só é feita durante o horário de aulas (7h45 - 20h), certo? (por Praxe englobo tudo quanto ela envolve, não só as 'brincadeiras' com os caloiros, como o uso de insígnias pessoais, etc.; ou são coisas distintas, com horários distintos?)

A minha dúvida aqui é a seguinte: os caloiros podem ser praxados/mobilizados no período entre as 20h-00h? Estava convencido que não...

daiks
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 28 setembro 2006 14:47

Mensagem por daiks »

Lino Escreveu:Podes, tens é que ver se não encontras trupes na rua. Mas não te praxam debaixo de telha (em espaço fechado). Ou fazes como o outro que teve a trupe a secar durante 2 horas para lhe dar uns cortes e depois entrou em casa, ficando os outros lixados. :lol: Conta com umas trupes na rua, sim... mas podes sair à noite...
Já estou mais descansado... Por momentos pensei que ia ter de passar as noites em casa a coçar o esquerdo :D

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

nao seja por isso...coça o direito...
ja varias...
Love hurts

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Lino Escreveu:
Infernalord Escreveu:Tambem ha alturas em que o pessoal nao se da ao trabalho de organizar trupes.
Mesmo assim, vejo-as raramente.
Só vi uma meia-dúzia nos últimos anos...

e de quem é a culpa??é dessas bestas que formam trupes sem regra nenhuma,só fazem esterco e depois quem tenta fazer algo com algum nivel,que ultimamente em coimbra o nivel tem descido muito,passa por cromos comos os outros.
e ja nada é como antigamente,hoje em dia tens que pedir o cartao a qualquer um,porque sao todos uns mentirosos,se bem que ja apanhei 2 mentirosos e nao tive pena nenhuma deles,se é que me faço entender...onde esta a palavra de honra??estes caloiros sao uns cócós,moloides que até enjoa,pode ser que este ano sejam diferentes.
á 2 anos corri atraz de um desde o dd até ao departamento de matematica,mas sempre a dar ao pedal,ia deitando os cigarros todos pelos olhos.isso é que é um caloiro,tentou,se conseguisse nao tinha sido rapado.e ninguem usou força bruta.palavras dele "apanharam-me lá tem que ser" mas na boa.
se bem que para mim a culpa da descida de nivel,em tudo o que envolve a praxe de coimbra,só reflete o que é e como está o conselho de veteranos.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Muitas vezes é necessario tambem um espirito aberto à praxe. Há quem não seja contra, mas há quem quando comece a ser praxado fique logo com medo e nao faça nada!
Ha praxes mt boas e divertidas que em nada humilham e ainda assim aparecem caloiros ou gajos anti-praxe que se armam em freaks.
Ainda ontem disse à minha caloira:"O importante é que possamos rir com voces e nao rir de voces"
É simples.
Love hurts

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

ja agora para os que nao sao a favor da praxe na minha opiniao devia limitar-se a esplicar se quiserem nos topicos sobre praxe no geral,o porque de nao serem a favor da praxe.
em relaçao aos topicos de trupes,batismos,todo o tipo de rituais,deviam evitar os comentarios porque nao nos interessa minimamente,falo por mim claro mas penso que é o que quem é a favor da praxe pensa.
nao levo em conta a opiniao de alguem que nao foi praxado,por opçao,e nao vive os custumes e tradiçoes da praxe.comentem outros custumes e tradiçoes,em coimbra ha muitos...

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

{mineirinha} Escreveu:Muitas vezes é necessario tambem um espirito aberto à praxe. Há quem não seja contra, mas há quem quando comece a ser praxado fique logo com medo e nao faça nada!
Ha praxes mt boas e divertidas que em nada humilham e ainda assim aparecem caloiros ou gajos anti-praxe que se armam em freaks.
Ainda ontem disse à minha caloira:"O importante é que possamos rir com voces e nao rir de voces"
É simples.
fizeste bem assim ela pensa que tem ali uma amiga e podes praxar á força toda,lol.boa tactica

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

nao foi tactica.
é a verdade. Há quem os humilhe. Eu quero divertir-me tanto quanto eles...
mas sim, ela tem ali uma amiga.
Love hurts

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

{mineirinha} Escreveu:nao foi tactica.
é a verdade. Há quem os humilhe. Eu quero divertir-me tanto quanto eles...
mas sim, ela tem ali uma amiga.
estava a brincar acho que é esse o espirito...

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Mensagem por Infernalord »

Briooosa Escreveu:
{mineirinha} Escreveu:nao foi tactica.
é a verdade. Há quem os humilhe. Eu quero divertir-me tanto quanto eles...
mas sim, ela tem ali uma amiga.
estava a brincar acho que é esse o espirito...
Estarias mesmo? :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Nunca exerci praxe dita "normal", a do dia a dia, mas já fui a várias trupes e curti muito, tentei ir sempre pelo menos a 1por ano!
Grandes penteados! :lol:

EviL_DeaD
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 10:04

Mensagem por EviL_DeaD »

eu a primeira vez que saí à noite apareceu-m uma trupe.. mas por acaso n me toparam :P

já agora... qual é o tamanho minimo que o cabelo pode ficar?
ja ouvi dizer que é cerca de 2 dedos.. verdade?

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Em primeiro lugar não tive ainda oportunidade de ler todos os posts deste tópico e por isso desde já peço desculpa se me estiver a repetir.
De qualquer forma gostava de dar a minha opinião sobre este tópico, não só as trupes em particular mas o conceito de praxe em si.
Sou ex-estudante e sou "suspeito" para falar porque sempre senti um grande espírito académico. Emprestaram-me o Código da Praxe no meu 2º dia em Coimbra e achei muito interessante ler todos os preceitos e a história por detrás deles. Claro que tenho a noção que uma grande percentagem dos estudantes nunca pegou num código, apenas se rege pelo que ouvem e assim se começam estranhas "tradições" e "regras" como a dos furos ímpares nos sapatos do homem como já li aqui no fórum.
De uma forma geral deixem-me dizer isto: a Praxe significa tradição. Tradição esta que vem com um conjunto de regras e preceitos que devem ser cumpridos. É bem verdade que há estudantes que exageram e subvertem estes preceitos, numa tentativa frustrada de exercer qualquer tipo de superioridade que possivelmente não conseguem de outra forma na vida. Estes também eu desprezo. Mas há ainda outros que acham que das regras da Praxe só devem cumprir as que lhes interessam, as que não os incomodam e de certa forma cada um molda a Praxe ao seus gostos pessoais. Não me parece também correcto...

Para não fugir em exagero ao tópico que são as trupes queria então dizer que quem aceita a Praxe de Coimbra deve também aceitar as Trupes porque tenho a certeza que nos anos seguintes irão estar no lugar inverso. Cabe agora aos estudantes que fazem trupe cumprirem também as regras e não se deixar levar em excessos. Caso eles aconteçam, o estudante pode e deve conversar com o Conselho de Vetaranos e expôr a sua situação.

Há ainda muito mais para dizer mas acho que para já chega.

Abraço

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

EviL_DeaD Escreveu:eu a primeira vez que saí à noite apareceu-m uma trupe.. mas por acaso n me toparam :P

já agora... qual é o tamanho minimo que o cabelo pode ficar?
ja ouvi dizer que é cerca de 2 dedos.. verdade?
Teoricamente só te podem rapar se tiveres mais de dois dedos de cabelo, não tem é que ser necessariamente dois dedos sobrepostos!
Quando te rapam não há altura mínima, nas que fui ficaram sempre com o casco á mostra! :lol: Tinham que rapar a zero!
Mas se te acontecer fica descansado, há uma barbearia ao lado do café troica que está aberta toda a noite nas noites em que há trupes!
Imagem

Avatar do Utilizador
Crums
Novato
Novato
Mensagens: 40
Registado: terça-feira, 09 outubro 2007 0:19
Localização: Eterna Cidade dos Estudantes
Contacto:

Mensagem por Crums »

Al Capone Escreveu:
EviL_DeaD Escreveu:eu a primeira vez que saí à noite apareceu-m uma trupe.. mas por acaso n me toparam :P

já agora... qual é o tamanho minimo que o cabelo pode ficar?
ja ouvi dizer que é cerca de 2 dedos.. verdade?
Teoricamente só te podem rapar se tiveres mais de dois dedos de cabelo, não tem é que ser necessariamente dois dedos sobrepostos!
Quando te rapam não há altura mínima, nas que fui ficaram sempre com o casco á mostra! :lol: Tinham que rapar a zero!
Mas se te acontecer fica descansado, há uma barbearia ao lado do café troica que está aberta toda a noite nas noites em que há trupes!

Gostei Al Capone :P

Eu sinceramente sou adepto fervoroso da Praxe. Não ando na Universidade, mas em breve (assim o espero) entrarei. E garanto-vos que no primeiro dia de aulas (a chamada Comitiva de boas vindas aos caloiros) eu estarei la com um sorriso nos lábios à espera que me praxem. Tradição. Sim, há pessoas que abusam. Mas para essas há os tribunais. Se soubermos expor os nossos lamentos, decerto que o Tribunal aceitará e irá punir os Doutores. Mas sim, gosto da praxe, considero o ano mais importante da vida académica. É o ano em que conhecemos os costumes (para quem ainda não os conhece), conhecemos gente, locais. Vive-se ao máximo. E se soubermos aprender a rir, mais nos divertirmos. Eu próprio tenho a sensação que irei sofrer muito durante as praxes pois gosto tanto da ideia que acho que me vou rir enquanto estiver a ser praxado... Irei controlar-me (pelo menos vou tentar :D), mas vou sofrer, sim... :P
Imagem

"Nunca se deve subestimar a assertividade da estupidez" by "Bullet Tooth" Tony

Responder