Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Trupes: modo de agir

Mensagem por Jarod »

As Trupes são os grupos de estudantes que zelam pelo cumprimento das regras da Praxe, e têm modos de agir e de formação próprios. Advêm daquilo que existia em tempos... a "Polícia Académica".

A Polícia Académica era uma força de ordem que tinha como objectivo fazer cumprir o recolher obrigatório dos estudantes e zelar (de forma por vezes violenta) pelo bom comportamento destes. Estudantes houve que foram presos, e os calabouços eram por baixo da Biblioteca Joanina. Ainda lá estão as celas...

Quando esta Polícia foi abolida, os próprios estudantes deram conta de uma situação nova... não havia ninguém que fizesse com que os estudantes se portassem bem! Portanto, pouco tempo depois do fim da Polícia Académica, foram os próprios estudantes (que tanto a contestaram) que acabaram por a substituir pelas Trupes. Deste modo, podiam os estudantes mais velhos e mais experientes fazer chegar a mensagem de que nem tudo na Universidade era "borga"... havia que ir para casa e começar a atinar por causa do Estudo! É este o espírito que leva as verdadeiras Trupes a agir, e não a simples "caça ao Caloiro".

Os horários de recolher estão descritos no Código da Praxe.

Existe hierarquia entre as trupes, explicada no Código. Há Trupes especiais contra as quais há poucas protecções, etc. mas o melhor é mesmo ver o que está no Código!!!
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

e onde é que anda a palavra de honra.
parece que é moda os caloiros mentirem agora,até á quem lhes peça o cartao de estudante.
quando faço trupes,acreditamos sempre na palavra de quem abordamos.
mas ja aconteçeu,descobrirmos que estava a mentir,nessa situaçao o chefe de trupe disso aquelas belas palavras em latin,e cada um deu as tesouradas que apeteceu.bem feito,pra proxima diga a verdade.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E se eu nao quiser que a trupe me faça nada? Isto é, e se eu for contra as regras da trupe, há alguma coisa que me obrigue a sujeitar? E que posso eu fazer caso eles nao me liguem nenhuma e mesmo assim insistam?
Hakuna Matata

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

mustiness Escreveu:E se eu nao quiser que a trupe me faça nada? Isto é, e se eu for contra as regras da trupe, há alguma coisa que me obrigue a sujeitar? E que posso eu fazer caso eles nao me liguem nenhuma e mesmo assim insistam?
isso é a tipica duvida de quem nao sabe o que quer.
se são a favor da praxe,ficam sujeitos ás praxes dentro das regras que sabemos,e só podem andar na rua dentro dos horarios.
se sao anti praxe,declaram-se anti-praxe e vao á sua vida é simples.
agora se sao pela praxe,devem saber as regras sao apanhados fora de horas e armam-se em espertos,para enganar as trupes,isso nao,devem ser rapados e mais nada.

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Quem aceita a Praxe Académica tem que a aceitar no seu todo. Ao mesmo tempo que aceita a Queima das Fitas, a festa, a folia, o cortejo, o Fado de Coimbra, a Capa e Batina, a Académica e as Tunas, tem que aceitar também as Trupes.

São contra-trupes (e isto está no Código da Praxe), a pessoa ou conjunto de pessoas que, não aceitando as trupes propõem-se a desfazê-las. Quer isto dizer que sempre houve pessoas contra as trupes e sempre será. Graças a isso, a existência de tais pessoas é reconhecida no Código da Praxe.

Os pêssegos têm caroço. É claro que há pessegos enlatados e sem caroço, mas isso são pêssegos maricas. E já estou a divagar. :lol:
Última edição por Jarod em segunda-feira, 03 abril 2006 14:29, editado 1 vez no total.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Certo. Eu de qualquer modo nao ligo muito a isso.
Tenho pouco espirito académico. :? Foi so uma questao que me surgiu.

Ah, e eu sei o que quero e adoro pessegos. Isto como informaçao lateral.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Jarod Escreveu:Quem aceita a Praxe Académica tem que a aceitar no seu todo. Ao mesmo tempo que aceita a Queima das Fitas, a festa, a folia, o cortejo, o Fado de Coimbra, a Capa e Batina, a Académica e as Tunas, tem que aceitar também as Trupes.
A chantagenzinha implícita neste discurso apenas merece desprezo. Então uma pessoa que seja contra a praxe não pode gostar de Fado de Coimbra ou confraternizar com os colegas no cortejo ou no parque? Francamente... :?

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Então uma pessoa que seja contra a praxe não pode gostar de Fado de Coimbra ou confraternizar com os colegas no cortejo ou no parque?
Ai és contra a Praxe mas vais ou cortejo? És contra a Praxe e vais ao Parque? És contra a Praxe e gostas de Fado de Coimbra, cantado desde sempre por estudantes, de Capa e Batina?

Tu não és contra a Praxe.

Tu és a favor da Praxe mas não gostas de alguns dos seus preceitos.

Se fosses verdadeiramente contra a Praxe eras contra todos os usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra. Não usavas Pasta da Praxe. Não ias ao cortejo. Não ouvias tunas. Não usavas Capa e Batina. Não ias para o Parque durante a Queima. Não assinavas Fitas de um amigo. Não compravas uma Pasta na "Venda da Pasta"...

Não me refiro a ti, mas tristes são aqueles que se acham "Anti-Praxe" só porque existem alguns pontos do Código da Praxe com que não concordam. Não fazem ideia quer ser contra a Praxe é ser contra tudo, bom ou mau, que a Praxe tem.

Concordas?
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Jarod Escreveu:
Então uma pessoa que seja contra a praxe não pode gostar de Fado de Coimbra ou confraternizar com os colegas no cortejo ou no parque?
Com que então eu mereço desprezo? Que simpático falar assim de alguém apenas e só porque não concordas com ele. É pena que a tua ideia de democracia seja essa, pois eu saudo com felicidade todos, quer concordem comigo quer não.
Não, caro Jarod, não és tu que mereces desprezo, mas sim a "chantagem" implícita no post anterior. Isto é, ela deve ser ignorada.

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Desculpa mas isso já não está lá na mensagem...

É Coerência e não chantagem.

É chantagem dizer a um jogador de futebol que só pode jogar com uma bola? Não... são regras.

A definição da Praxe Académica diz: "Constitui Praxe Académica o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra."

Portanto, NÃO é chantagem dizer o que disse. É a leitura da definição de Praxe Académica.

Más leituras da definição de Praxe Académica devem ser ignoradas.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Jarod Escreveu: Desculpa mas isso já não está lá na mensagem...
Está. Volta a ler o que eu escrevi.
Jarod Escreveu: É Coerência e não chantagem.
Não vejo nenhuma incoerência quando uma pessoa se abstém, seja por que motivo for, de praxar caloiros ou vestir traje académico mas gostar de ouvir Fado de Coimbra ou de frequentar o parque.

De qualquer modo, milhares de estudantes não são praxistas e continuarão a participar apenas nas actividades académicas de que gostam. E nem tu, nem mais ninguém, poderão fazer algo contra isso.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Jarod Escreveu:
Então uma pessoa que seja contra a praxe não pode gostar de Fado de Coimbra ou confraternizar com os colegas no cortejo ou no parque?
Ai és contra a Praxe mas vais ou cortejo? És contra a Praxe e vais ao Parque? És contra a Praxe e gostas de Fado de Coimbra, cantado desde sempre por estudantes, de Capa e Batina?

Tu não és contra a Praxe.

Tu és a favor da Praxe mas não gostas de alguns dos seus preceitos.

Se fosses verdadeiramente contra a Praxe eras contra todos os usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra. Não usavas Pasta da Praxe. Não ias ao cortejo. Não ouvias tunas. Não usavas Capa e Batina. Não ias para o Parque durante a Queima. Não assinavas Fitas de um amigo. Não compravas uma Pasta na "Venda da Pasta"...

Não me refiro a ti, mas tristes são aqueles que se acham "Anti-Praxe" só porque existem alguns pontos do Código da Praxe com que não concordam. Não fazem ideia quer ser contra a Praxe é ser contra tudo, bom ou mau, que a Praxe tem.

Concordas?
Se uma pessoa acha que a Biblia tem ideias interessantes é obrigada a ser cristã?

Se uma pessoa acha que "O Capital" de Karl Marx tem ideias interessantes é obrigada a ser comunista?

Se uma pessoa acha que "A Riqueza das Nações" de Adam Smith tem ideias interessantes é obrigada a ser liberal?

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

Estás a inverter os sentidos. O Jarod não disse que quem gosta do Cortejo, por exemplo, é obrigado a ser praxista. No entanto, tu tentas fazer uso de analogias(?) utilizando o esse sentido. (Se uma pessoa acha que a Biblia tem ideias interessantes é obrigada a ser cristã?)

O que o Jarod diz (e eu partilho dessa opinião) é que se se aceita determinada coisa, deve-se aceitar o todo. E isto, a meu ver, aplica-se em tudo na vida... É apenas uma questão de coerência e honestidade para connosco mesmos, a meu ver.

Tenho a ideia que se uma pessoa é anti-Praxe, o que quer que isso seja, o que mais quer é afastar-se de tudo o que lhe diga respeito. Portanto, sim, seria estranho ver uma pessoa com essa ideologia num Cortejo dos Quartanistas da Queima das Fitas. Mas quer-me parecer que o problema seria dessa pessoa em primeiro lugar. Como se alguém se fosse converter de um momento para ao outro só para casar pela Igreja. Ou então se calhar não há assim tanta convicção...?

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu não concordo. Não vejo a praxe como um código de leis estrictas e fechadas que se destinam a abarcar apenas aqueles que seguem tudo. Acho que é algo um pouco mais aberto e parte dessa abertura é permitir que tu não queiras usar traje, não ser praxado nem praxar, nem ir no carro e etc, mas ter a liberdade de gostar de ir ao Parque ou de assinar as fitas de alguém que te é querido.

Não se esqueçam que não estamos numa academia militar, que não somos o Exército. E não sejamos mais papistas do que o Papa.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Eu não concordo. Não vejo a praxe como um código de leis estrictas e fechadas que se destinam a abarcar apenas aqueles que seguem tudo.
A tua interpretação não interessa. Volto a relembrar que a Praxe define-se como "o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre estudantes da Universidade de Coimbra". Não sou eu a afirmar isto, é esta a definição de Praxe Académica conforme está escrito no Código da Praxe.

Do mesmo modo, a tua interpretação das Leis da República não interessa. Interessa sim a interpretação legal feita pelos órgãos competentes (Tribunal Constitucional, etc.). Quem estuda Direito deve perceber mais disto do que eu.

A Praxe de facto não se resume ao Código... isso é verdade. O Código foi escrito pela primeira vez em 1957, e muito antes disso já havia "praxe". No entanto, a definição de Praxe é inabalável e não permite outras interpretações. Portanto se tu concordas ou não, isso não interessa porque ela está definida assim e portanto, é incoerente "apenas aceitar" a parte da Praxe que "convém". Não é preciso "concordar" com tudo na Praxe Académica, mas para se gostar de algumas coisas da Praxe TÊM QUE SE ACEITAR as outras, quer se goste quer não, e quer se participe ou não.

Não é preciso aplicar este conceito a tudo na vida. Concordo que "não é por ler o Das Kapital que és Comunista" do mesmo modo que não é por leres "Mein Kampf" que és Fascista.

Porém, se a Praxe Académica está definida assim, não há volta a dar. Para gostares de parte da Praxe, tens que aceitar o resto, por uma questão de coerência. Caso contrário (e isto não é apenas opinião, é a leitura pura e simples da definição de Praxe) estás a contradizer-te. E atenção... uma coisa é "aceitar" e outra é "gostar". Já sei que não gostas das "regras" da Praxe. Porém deves aceitá-las e se as infringires TENS que aceitar também eventuais sanções tradicionais que apenas servem para que os estudantes se lembrem da tradição.

Ou então, e és livre de o fazer, consideras-te anti-praxe e passas a abominar TODA a Praxe, porque é assim que a Praxe se define. Lamento mas isto não são apenas palavras minhas, é a definição pura e dura.

Agora que este assunto está definitivamente posto de lado, gostaria que os próximos Posts se centrassem no tema do tópico: As Trupes e os Modos de Agir destes. Dúvidas e regras e tal. Obrigado.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Responder