Duvidas em relação a colocação deste ano

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
keznit
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: segunda-feira, 06 agosto 2012 13:13

Duvidas em relação a colocação deste ano

Mensagem por keznit »

Boa noite, sou novo aqui no forum (esta é o meu primeiro post) e apesar de já o conhecer a algum tempo decidi criar agora conta para tentar encontrar respostas ás questões que tenho. :D
Ora bem, pretendo entrar em Eng. Informática no Polo II apesar de não ter a certeza que consigo entrar devido à minha média, o que me leva a pensar em entrar no ISEC. Mas para alem disso gostaria de optar por mais engenharias.
Dito isto aqui vão as minhas questões:

1) As provas de ingresso do curso A são:
"19 Matemática A";
As provas de ingresso do curso B são:
"07 Física e Química
19 Matemática A"
;
Tendo eu feito o exame de Matemática A, e ter tirado nota superior a 9.5, posso me candidatar aos dois cursos (tanto o A ou o B)?

2) No ISEC existe o curso de Eng.Informática (curso europeu), o que é isso 'curso europeu'?

3) Já me disseram que se entrar no curso Eng. Informática nocturno (em que a média é mais baixa) posso pedir transferência para diurno e ter assim aulas como se tivesse entrado no curso de Eng. Informática dito normal. Isto é verdade?

4) A estudantina é uma tuna universitária para todos alunos da UC. Se estudar no ISEC, posso entrar na estudantina?

Muito obrigado pela atenção!

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Duvidas em relação a colocação deste ano

Mensagem por agnes »

Boas, eu sou do ISEC e sei daquilo que vou dizer porque frequento o curso em questão ;)

Quanto ao curso Eng Informática (curso europeu), este é um curso em que irás passar um ano fora de portugal obrigatóriamente, o teu curriculo irá ser muito bem reconhecido lá fora porque irás ter além das cadeiras de informática propriamente ditas, tens também cadeiras de linguas, e irás ter uma lingua (normalmente o ingles) em que vais estar no nivel mais superior, e irás ter tambem outras cadeiras de lingua num nivel mais inferior, nao sei se me fiz entender.
Ou seja, o curso europeu é bom para quem pensa ir trabalhar para fora, porque é muito mais reconhecido que qualquer outro :)

Quanto a Eng Informática Pos-Laboral e Eng Informática a diferença é ZERO :)
Podes frequentar as aulas que quiseres quando quiseres, podes ir á noite, podes ir de dia, podes fazer o que quiseres, porque não há diferença rigorozamente nenhuma, apenas na média de entrada no curso, que isso é bastante difernete, e é uma pena que muita gente não saiba disto e que ponha o curso de parte só porque não tem média.

Básicamente o que eu fiz foi entrar em Eng Informática Pos-Laboral porque não tinha média para mais nada, e agora passados 3 anos nunca mudei para Eng Informática do diurno, porque? porque eu frequento as aulas do diurno, apenas tens é que te inscrever no moodle nas aulas correctas a que queres frequentar, e por vezes pode nao haver vagas.. quem for a pessoa mais rápida a fazer a incrição, é a pessoa que fica, por isso basta estares à hora certa e inscreveres-te que tens o horario tal como queres :)


Quanto á estudantina se fores do ISEC também podes entrar sem problema nenhum :)
Conheço pessoas do meu curso que estão na estudantina, assim como sei de outras pessoas do ISEC ;)


Espero ter ajudado!
Imagem

keznit
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: segunda-feira, 06 agosto 2012 13:13

Re: Duvidas em relação a colocação deste ano

Mensagem por keznit »

Sem duvida q ajudou!
Uma questão, se eu entrar em eng. informática Pos-Laboral, e não conseguir inscrever me no moodle as aulas diurnas a tempo, sou "obrigado" a ir as aulas nocturnas?

keznit
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: segunda-feira, 06 agosto 2012 13:13

Re: Duvidas em relação a colocação deste ano

Mensagem por keznit »

Outra questão.
Se entrar em eng. informática curso europeu, sou OBRIGADO a passar uma ano fora do país?

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Duvidas em relação a colocação deste ano

Mensagem por agnes »

Em relação à primeira duvida:
Não, tens três opções:
- Ou faltas :p que não é de todo uma boa opção.
- Ou vais às aulas a que tas inscrito (que normalmente é o melhor...)
- Ou entao vais ás aulas que queres, arriscas-te apenas às vezes a teres que ficar menos bem nas salas, porque pode nao haver lugar ou pc para todos, mas se levares sempre o teu portatil, penso que nao ha problema :) desde que tenhas lugar para ti, podes assistir. Às vezes alguns profs, quando vêem muita gente nas salas, dizem que só podem ficar as pessoas inscritas, mas isso raramente acontece ;) É sempre na boa. Não te preocupes muito com isso ;) Basicamente vais às aulas que queres ;)


Em relação à segunda duvida:
Sim, eu penso que tens mesmo que passar um ano fora, faz parte do plano curricular ;) Mas acho que é tua opção escolher o ano que queres passar fora.
Vou tentar saber melhor sobre isto, e depois digo alguma coisa. Mas penso que é assim como disse ;)
Imagem

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Mensagem por agnes »

Tal como tinha dito que ia ver, aqui está a resposta:

O curso está organizado em semestres e tem a duração de 3 anos. Divide-se em duas componentes principais:

Componente base

corresponde aos dois primeiros anos do curso;
será leccionada na escola de origem do aluno;
abrange um conjunto de matérias nucleares no âmbito do estudo das Ciências da Computação e das Ciências de Base;
garante o ensino de pelo menos duas Línguas Estrangeiras, de entre o Inglês, Francês e Alemão;
assegura o estudo de temas europeus, transmitindo aos alunos os conhecimentos culturais e históricos de cada país e da UE.

Componente de especialização

corresponde ao último ano do curso (3º ano);
o segundo semestre do ano de especialização consiste na realização de um projecto ou estágio numa empresa;
leccionada numa das instituições parceiras;
cada instituição propõe as especializações que considere adequadas aos alunos provenientes de instituições estrangeiras que façam parte do projecto ECS;
os alunos, durante a especialização no estrangeiro, são alunos da instituição origem onde concluíram o 1 e 2º ano e pagam as propinas da instituição origem;
o segundo semestre do ano de especialização habitualmente consiste na realização de um projecto ou estágio numa empresa;
os alunos obtêm no final da especialização os graus das instituições(normalmente dois graus e duas instituições) onde estudaram e o reconhecimento desses graus por parte de todas as outras instituições parceiras.



Ou seja, tens que passar o 3º ano do curso fora, numa das instituições parceiras.
Espero ter ajudado!
Imagem

keznit
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: segunda-feira, 06 agosto 2012 13:13

Re: Duvidas em relação a colocação deste ano

Mensagem por keznit »

Sem duvida alguma q me ajudou! Muito obrigado!
Abraços!

Responder