Dúvida: nabo

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
acfvs
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 86
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Dúvida: nabo

Mensagem por acfvs »

Boa tarde a todos !

Tenho uma dúvida em relação ao uso do nabo no cortejo da latada!

Sempre pensei que o nabo se podesse usar independentemente do numero de matriculas que se tem ou das insignias que se usa ! No entanto hoje disseram-me que só se usa o nabo quando somos semi-putos e usamos o grelho.

Afinal, como funciona?

Aproveito e coloco outra questão. Espero não estar a repetir algo que já esteja em algum tópico.

Num curso de 3 anos, agora uso as fitas no cortejo da latada, mas estas podem andar por fora pa pasta, ou devem estar escondidas?


Obrigado desde já ! Cumprimentos

Avatar do Utilizador
scsj6
Novato
Novato
Mensagens: 49
Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15

Re: Dúvida: nabo

Mensagem por scsj6 »

Boas.

No caso das fitas só podes usá-las a partir da Cerimônia da Queima do Grelo, que ocorre somente na Queima das Fitas. Portanto, só podes portar fitas a partir deste dia até o dia da Benção das Pastas. Na latada não.

Só utilizas o nado no ano em que levas o grelo na pasta. Penso que os semi-putos não usam grelo, logo não levam nabo :wink:

Avatar do Utilizador
acfvs
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 86
Registado: domingo, 17 maio 2009 13:26

Re: Dúvida: nabo

Mensagem por acfvs »

scsj6 Escreveu:Boas.

No caso das fitas só podes usá-las a partir da Cerimônia da Queima do Grelo, que ocorre somente na Queima das Fitas. Portanto, só podes portar fitas a partir deste dia até o dia da Benção das Pastas. Na latada não.

Só utilizas o nado no ano em que levas o grelo na pasta. Penso que os semi-putos não usam grelo, logo não levam nabo :wink:
Entao mas eu ja tenho 3 matriculas, ja passei pela queima do grelo, etc ..

Este ano sou candeiro. o ano passado na latada usei grelo e nabo.

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Re: Dúvida: nabo

Mensagem por TaniaVargas »

acfvs Escreveu:
scsj6 Escreveu:Boas.

No caso das fitas só podes usá-las a partir da Cerimônia da Queima do Grelo, que ocorre somente na Queima das Fitas. Portanto, só podes portar fitas a partir deste dia até o dia da Benção das Pastas. Na latada não.

Só utilizas o nado no ano em que levas o grelo na pasta. Penso que os semi-putos não usam grelo, logo não levam nabo :wink:
Entao mas eu ja tenho 3 matriculas, ja passei pela queima do grelo, etc ..

Este ano sou candeiro. o ano passado na latada usei grelo e nabo.
Estás num curso de 3 anos, certo? Então só usas as fitas a partir da cerimónia da queima do grelo, que, como o scsj6 disse, é na queima das fitas. Usas no teu ano de finalista, ou seja, se estás no terceiro ano e és finalista usas as fitas este ano na queima, a partir dessa cerimónia até à bênção das pastas. Em relação ao nabo, só o levas na terceira matricula, ou seja este ano, quando usas o grelo na pasta (se estiveres em condições de terminar o curso nesse ano). Quando és semi-puto usas o grelo à lapela (no cortejo da queima) e não na pasta.
Resumindo, terceira matricula, num curso de três anos, estando em condições de terminar o curso nesse ano: Usas grelo na pasta (com o nabo lá) - passas a candeeiro grelado - e usas fitas a partir da cerimónia da queima do grelo até à bênção das pastas - passas a candeeiro fitado.

Artigo 3º, X,
b) Só poderão pôr grelo, os que estiverem em condições de terminar o 1º ciclo nesse ano lectivo

Artigo 48º,
a) Os candeeiros fitados podem usar fitas na respectiva pasta após a queima do grelo do dia do cortejo da queima das
fitas, até ao final do quarto periodo de Praxe.

Artigo 273ª,
a) O grelo só pode ser usado durante um ano lectivo, a partir do dia da latada até à hora da cerimónia da queima do
grelo no dia do cortejo da Queima das Fitas.
b) As fitas só podem ser usadas a partir da hora da cerimónia da queima do grelo no dia do cortejo da Queima das
Fitas até ao dia da benção das pastas .
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

Responder