Alguém me pode dizer a que horas se dão os toques matutino e vespertino da Cabra?
Obrigada.
toques d'A cabra
-
emaf
- Estreante

- Registado: terça-feira, 21 setembro 2010 16:41
Antes demais, para não haver confusões, existem 3 sinos na torre da Universidade:
-A cabra: que é tangida vespertinamente entre as 18h e as 18.30h anunciando o fim do dia (e as aulas do dia seguinte); e matutinamente das 7.30h às 8h (para lembrar o começo das aulas). (Para os caloiros: fora destas horas não podem ser praxados, excepto quando são apanhados fora de horas por trupes, e aí são trupados);
E acho que já respondi à tua pergunta, mas ainda existem outros 2 sinos:
-O cabrão: que toca para ires para as aulas (é o sino maior e toca às horas todas, aos quartos de hora e às meias horas);
-O balão: só toca em doutoramentos ou ocasiões festivas (não sei se também é este que toca nos funerais).
Espero ter esclarecido e espero não ter dito nada de errado. Se assim o fiz, pf alguém que me corrija.
______
*FDUC
-A cabra: que é tangida vespertinamente entre as 18h e as 18.30h anunciando o fim do dia (e as aulas do dia seguinte); e matutinamente das 7.30h às 8h (para lembrar o começo das aulas). (Para os caloiros: fora destas horas não podem ser praxados, excepto quando são apanhados fora de horas por trupes, e aí são trupados);
E acho que já respondi à tua pergunta, mas ainda existem outros 2 sinos:
-O cabrão: que toca para ires para as aulas (é o sino maior e toca às horas todas, aos quartos de hora e às meias horas);
-O balão: só toca em doutoramentos ou ocasiões festivas (não sei se também é este que toca nos funerais).
Espero ter esclarecido e espero não ter dito nada de errado. Se assim o fiz, pf alguém que me corrija.
______
*FDUC
-
MV
- Novato

- Registado: terça-feira, 13 julho 2010 15:47
-
yELLOW
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
ROUBADO?!?!? cm é se rouba um sino e pra mais naquelas alturas...XD impossível.....MV Escreveu:mas o cabrão não foi roubado há uns anos? :Semaf Escreveu:
fora disso, gostei bastante deste esclarecimento...tinha ideia que o cabrão era o badálo da cabra...mas pronto...
-
emaf
- Estreante

Hehe, o que foi roubado não foi o Cabrão, foi roubado o badalo da Cabra pelo menos duas vezes para que não houvesse aulas.
A Cabra também já rachou e foi substituída, foi levada uma cópia fiel dela para o Brasil, em 1951, e foi tocada a rebate nas Invasões Francesas, na Tomada da Bastilha de 1920 e na Crise Académica de 1962.
A Cabra antiga (a que rachou) chegou a estar depositada no Museu Académico pela década de 1950, no Colégio dos Grilos e em data incerta, o sino desapareceu, ignorando-se o seu paradeiro. Se alguém a encontrar que diga
A Cabra também já rachou e foi substituída, foi levada uma cópia fiel dela para o Brasil, em 1951, e foi tocada a rebate nas Invasões Francesas, na Tomada da Bastilha de 1920 e na Crise Académica de 1962.
A Cabra antiga (a que rachou) chegou a estar depositada no Museu Académico pela década de 1950, no Colégio dos Grilos e em data incerta, o sino desapareceu, ignorando-se o seu paradeiro. Se alguém a encontrar que diga
-
Jimmy
- Experiente

- Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Permite-me corrigir uma pequena confusão que possa derivar do teu post. O Toque d'A Cabra regula toda a actividade de Praxe, correcto, porque a Praxe só está em vigor quando existe Toque d'A Cabra, no entanto, o toque vespertino não cessa a Praxe. Esta está em vigor sempre entre o primeiro toque matutino e as 23:30, cessando a essa hora toda e qualquer mobilização exercida em caloiros entrando na 'Hora do Caloiro' após a qual, ás 00:00 , se inicia o período de actividade das Trupes.emaf Escreveu: -A cabra: que é tangida vespertinamente entre as 18h e as 18.30h anunciando o fim do dia (e as aulas do dia seguinte); e matutinamente das 7.30h às 8h (para lembrar o começo das aulas). (Para os caloiros: fora destas horas não podem ser praxados, excepto quando são apanhados fora de horas por trupes, e aí são trupados);
-
Carol
- Veterano

- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
A cabra rachada está no museu académico, numa sala que não está disponível ao público. Ou pelo menos estava em 2007emaf Escreveu:Hehe, o que foi roubado não foi o Cabrão, foi roubado o badalo da Cabra pelo menos duas vezes para que não houvesse aulas.
-
emaf
- Estreante

"Artigo 85º do Código da Praxe:Jimmy Escreveu:Permite-me corrigir uma pequena confusão que possa derivar do teu post. O Toque d'A Cabra regula toda a actividade de Praxe, correcto, porque a Praxe só está em vigor quando existe Toque d'A Cabra, no entanto, o toque vespertino não cessa a Praxe. Esta está em vigor sempre entre o primeiro toque matutino e as 23:30, cessando a essa hora toda e qualquer mobilização exercida em caloiros entrando na 'Hora do Caloiro' após a qual, ás 00:00 , se inicia o período de actividade das Trupes.emaf Escreveu: -A cabra: que é tangida vespertinamente entre as 18h e as 18.30h anunciando o fim do dia (e as aulas do dia seguinte); e matutinamente das 7.30h às 8h (para lembrar o começo das aulas). (Para os caloiros: fora destas horas não podem ser praxados, excepto quando são apanhados fora de horas por trupes, e aí são trupados);
Só são permitidas as mobilizações desde o primeiro toque matutino da Cabra até ao último toque vespertino.
§1º - Excepcionalmente a mobilização poderá perdurar para além deste limite se concomitantemente se verificarem as seguintes condições:
Ser de interesse colectivo;
Não poder ser adiada.
(...)
Artigo 86º
Os caloiros não podem ser mobilizados nos dias em que não haja toque matutino da Cabra nem quando estejam de luto por morte de parentes próximos, ou sendo casados, funcionários do Estado ou militares, milicianos ou não, fardados ou à paisana.
(...)"
É verdade que das 23.30 até às 00h é a hora do caloiro, e nessa hora não pode decorrer qualquer julgamento, nem a execução da respectiva sentença, o que pode acontecer depois do toque vespertino. E também pode haver praxes depois do tal toque, só não pode se pode é começar depois dessa hora e se algum dos caloiros não quiser.
Acho que é assim. Mas não tenho absoluta certeza.