Professores leccionam com diploma falso

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Professores leccionam com diploma falso

Mensagem por Pedro »

Professores leccionam com diploma falso

O director da Fundação Fulbright, Paulo Zagalo e Melo, denunciou a existência de professores do ensino superior que estão a leccionar com diplomas falsos, que foram comprados a empresas norte-americana.
Em declarações ao Jornal de Notícias revelou que existem muitos casos de professores universitários que se dirigem à fundação na tentativa de verem reconhecidos os diplomas falsificados. Paulo Zagalo e Melo acusa tanto os falsos diplomados como as instituições que, “por ignorância, acreditam na validade dos diplomas apresentados”, fomentando assim esta situação.

O director executivo da fundação sublinhou que há empresas que se dedicam a vender diplomas e “compradores não faltam, essas empresas utilizam designações muito semelhantes às de instituições dignas de crédito”.
O comércio de diplomas está acessível a todos através do site http://www.diplomaservices.com, onde se pode adquirir um documento certificado relativo a um curso à escolha, mediante o pagamento de 250 euros (295 dólares).

A Fundação Fulbright é um organismo independente, que actualmente financia a formação de mais de 800 estudantes portugueses nos Estados Unidos. A instituição pode averiguar a veracidade dos diplomas norte-americanos, segundo Paulo Zagalo e Melo.

O responsável tinha já alertado para este fenómeno do “diploma mills” (diplomas passados por instituições não acreditadas e falsas) e salienta a necessidade de uniformização dos documentos comprovativos das habilitações académicas.

Fonte: A Cabra
Parece que houve alguém a dar uso aos típicos e-mails de spam a vender diplomas universitários. Considerando que já me perguntei imensas vezes como é que determinado professor conseguiu tirar o curso, é uma notícia que acaba por não me espantar. O incrível é como é que as universidades não se dão ao trabalho de verificar isso quando contratam alguém. A contratação de um docente universitário devia ser um processo cuidado e meticuloso, mas aparentemente qualquer um serve, desde que tenha diploma (obtido sabe-se lá onde). E depois queixam-se que têm de fazer cortes no ensino superior... :?

Acho que seria interessante divulgarem uma lista de quem está nesta situação. Mesmo que não incluíssem os nomes, ao menos podiam indicar as instituições. Sempre dava para ver quais as que andam a brincar com o dinheiro dos contribuintes e dos alunos, contratando qualquer um.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Mas cabe na cabeça de alguém o facto de, numa instituição pública como uma universidade, os professores serem contratados como se de subalternos (de luxo) se tratassem? Isso só leva a que tachos e mais tachos se confeccionem, para além destes problemas de excesso de confiança nas habilitações do Sr. Dr. Eng. Fulano-de-Tal.
Não seria melhor proceder a concursos e obrigar os professores a constarem numa lista hierarquicamente organizada como acontece nos concursos de docência dos níveis de ensino inferiores? E que tal profissionalizar o ramo? Sim, visto que, em muitos casos, ser professor universitário é apenas um part-time em que os únicos prejudicados são os alunos.

Bem, mas antes que entre noutros assunto de outros tópicos já abertos, fico por aqui...
Hear this noisy silence...
Imagem

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Os concursos publicos existem, mas há sempre uma forma de contornar a lei.
Muitos dos concursos publicos são criados a medida do candidato... com requisitos especificos q só aquele candidato possui, e com uma avaliação subjectiva através de entrevista...
Precisa-de dum técnico com as seguintes caracteristicas
- A
- B
- C
e - D (normalmente o D é o retrado duma determinada pessoa)
e se aparecer mais alguem que se encaixe, ainda temos o método de selecção... em que X% da classificação é obtida numa entrevista...

Isto não acontece só nos concursos para cargos publicos, nos concursos de empreitadas, de aquisição de equipamento (em que se descreve no caderno de encargos as caracteristicas duma maquina da marca XPTO, claro q n referem a marca... mas há sempre maneira de diferenciar...)

:roll:
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Contratar um professor com diploma falso só é possível se essa contratação for um "job for the boy", vulgo tacho.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

eheh..Às tantas foi algum que deu aulas ao Pedro :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Olha que não duvido muito disso... :lol:

Agora, será que vai haver alguma repreensão por parte das universidades aos professores e por parte do ministério às universidades? Será que algum dia vamos saber quais os professores ou instituições dentro da lista? Isto não só danifica a imagem dos professores e das instituições, mas também não nos podemos esquecer dos alunos que pagaram propinas para ter aulas dadas por alguém com menos qualificações do que eles. Ou será que vão é tentar fazer com que as pessoas esqueçam isto e continua tudo na mesma?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Acho que a minha ex-prof de Estatística comprou um diploma desses. :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

A minha de Métodos também, de certeza. Isso ou um daqueles cursos Faça-Você-Mesmo por correspondência...
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

mustiness Escreveu:A minha de Métodos também, de certeza. Isso ou um daqueles cursos Faça-Você-Mesmo por correspondência...
Métodos? Em que curso andas? Não és de História?
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Responder