Agora sim, disseste tudo. Aplaudo.Gold Escreveu:Concordo com quase tudo. Só discordo da parte do secundário. Pelo menos no meu caso não achei que viesse mal preparado.mustiness Escreveu:Bem, pode haver muitos maus professores e professores muito maus, mas convenhamos, também há muitos maus alunos e alunos muito maus.. Penso que por vezes se calhar nem é serem maus, é apenas uma questão de não serem interessados.
Quantos de nós, alunos universitários, vamos ao gabinete do professor no horário de atendimento? (E quantos professores não estão nos gabinetes neste horário?) Acho que é parte/parte.
Uns são maus porque estão desmotivados, outros são maus porque realmente são mesmo maus e outros são bons e é um prazer tê-los como professores.
Não sei como funciona o DEI, mas conheço as Letras e concordo, há professores que deviam repensar as profissões deles, mas também há muitos muitos alunos que deveriam repensar se é mesmo aquilo que querem da vida, porque andam lá apenas para dizer mal e para desmotivar...
E também considero que vimos muito mal habituados do Secundário.. mais uma vez, pelo menos a nível das Humanidades...
Só tenho a dizer mais umas coisas.
Um aluno mau prejudica-se a ele próprio e a quem se deixar prejudicar por ele.
Um professor mau prejudica a totalidade ou pelo menos um grande número dos alunos a que dá aulas.
Um aluno mau, paga propinas como os outros por isso tem direito a andar lá sem fazer nada.
Um professor mau é pago para fazer um trabalho, não o faz ou fá-lo pessimamente e mesmo assim continua a ser pago.
FCTUC quer contrariar insucesso escolar
-
- Experiente
- Mensagens: 331
- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48
-
- Lendário
- Mensagens: 1053
- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
O nosso ensino desde o básico ao secundário está todo mal estruturado, principalmente a nivel pedagógico. Por exemplo em alguns paises de leste ensinam a teoria da relatividade de Einstein a crianças de 10 anos. Como peguntam vocês? Ora claro que não é com equações e conceitos dificeis mas através de exemplos e analogias que as crianças conseguem compreender.Gold Escreveu:
Concordo com quase tudo. Só discordo da parte do secundário. Pelo menos no meu caso não achei que viesse mal preparado.
Outro exemplo é que em outros países bem mais desenvolvidos que o nosso, no secundário têm várias disciplinas que abordam as diferentes áreas da Matemática, o que leva a que talvez tenham mais horas de aulas mas seja necessário menos tempo em casa de estudo uma vez que a matéria é dada de uma forma muito mais pausada e os docentes têm tempo de aliar a sua boa formação a nivel de métodos pedagógicos a um maior tempo para dar os contéudos programáticos (não é como cá que se tem que andar a correr para dar tudo...o que aliado a uma deficiencia quase geral a nivel de metodologia pedagógica dos professores - muitos deles nem sequer se formaram para serem professores - dá os belos resultados ).
O mal não começa nas Universidades, vem já bastante de trás... e também está nos professores (que nunca os ouvi fazer mea-culpa) e nos pais que cada vez mais deixam os filhos andarem à deriva e não se preocupam com eles (quanto mais tempo passarem fora de casa e menos os tiverem que aturar melhor...
