Dúvidas sobre acesso a nova licenciatura

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Dúvidas sobre acesso a nova licenciatura

Mensagem por Lino »

Olá, como alguns que me conhecem aqui sabem que sou licenciado em Animação Socioeducativa pela ESEC, mas este curso não tem saídas profissionais, sendo eu obrigado a enveredar por outra área. Logo, pensei na área do turismo, que cresce a olhos vistos e que tem tido muita aposta. Mais precisamente, pensei no curso para ser guia-intérprete, um papel tão essencial naquela área.
Gostaria, assim, de me informar sobre as melhores formas de aceder ao ensino superior para quem já tem licenciatura, se por equivalência de algumas cadeiras em comum, se pela normal dos exames nacionais, tal como entrei em 2001. Além disso, gostaria de saber qual é a melhor faculdade para esta área, se o de Turismo da UC, mais vasto se o ISCET no Porto, mesmo de guia-intérprete.
Obrigado! :)

LIC
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04

Re: Dúvidas sobre acesso a nova licenciatura

Mensagem por LIC »

Lino Escreveu:Olá, como alguns que me conhecem aqui sabem que sou licenciado em Animação Socioeducativa pela ESEC, mas este curso não tem saídas profissionais, sendo eu obrigado a enveredar por outra área. Logo, pensei na área do turismo, que cresce a olhos vistos e que tem tido muita aposta. Mais precisamente, pensei no curso para ser guia-intérprete, um papel tão essencial naquela área.
Gostaria, assim, de me informar sobre as melhores formas de aceder ao ensino superior para quem já tem licenciatura, se por equivalência de algumas cadeiras em comum, se pela normal dos exames nacionais, tal como entrei em 2001. Além disso, gostaria de saber qual é a melhor faculdade para esta área, se o de Turismo da UC, mais vasto se o ISCET no Porto, mesmo de guia-intérprete.
Obrigado! :)
Em relação à burocracia não te posso ajudar muito. Sei que há vagas especiais para quem já possui Licenciatura.
Quanto às melhores Escolas tens duas a meu ver que são o paradigma:
Em Seia
http://www.esth.ipg.pt/index.asp
E a do Estoril que é a melhor do País
http://www.eshte.pt/
Desculpa não opinar sobre as tuas duas opções mas como não as conheço por inteiro prefiro não dizer asneira. Assim limitei-me a aconselhar as que conheço.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Para o acesso ao ensino superior podes concorrer por vários métodos :
-> candidatura por regime geral : Deves realizar os exames nacionais das provas de ingresso que são pedidas pela instituição em causa. De notar que desde 2001 houve alterações curriculares e por isso a matéria não deverá ser a mesma a estudar.

->Concurso especial para licenciados: Satisfazendo os critérios de seriação fixados pelos estabelecimentos de ensino superior, sujeitando-se ao número de vagas fixadas pelos estabelecimentos de ensino superior e satisfazendo os pré-requisitos quando exigidos.

De notar que podes perfeitamente concorrer pelas duas vias!

Para mais dúvidas sobre este assunto aconselho-te o seguinte fórum (esperando que não seja considerado publicidade) : www.exames.org/forum