Regresso ás aulas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Regresso ás aulas

Mensagem por DrUnKFiSh »

pois é caros amigos e amigas o regresso ás aulas está ai a chegar e voçes ja compraram as vossas mochilas e os cadernos e os estojos ah vejam la comprem ja senão dpois levam falta no livro de ponto e dpois a terceira levam uma carta pra casa pros pais assinarem seus macacos vejam la ,bora é estudar ! :P

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Comprar quem? Que? A que horas? Para que?
A uns quatro anos que não compro cadernos. Mochilas? Ora tem uns sete anos. Canetas? Acham-se por ai e com as eleições já vem uma remessa delas.
Depois queixam-se que o regresso às aulas é caro! Ide levar no redondo!
Os livros escolares mantém quase o mesmo preço desde à tres anos, uma calculadora cientifica custa menos de cinco euros. Claro que se meterem a comprar as capas com os desenhos da barbie e as mochilas "da ultima moda" e canetas xpto que até escrevem sozinhas sai um cadito mais caro mas não me parece de todo obrigatório.
"Ai gastei 300€ nos livros dos meus filhos!" Então e a playstation custou quanto? E a psp não foram 250€? E as nike não foram 100€?
Puta ca pariu! Ide-se queixar po ca**lho!
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Usaralho lol?

Só em livros do ensino básico podes chegar a levar uma esfrega de aproximadamente 100 euros por aluno (sem contar com gramáticas nem livros de leitura obrigatória ou cadernos de exercicios uma vez que os dados pelos professores são quase nulos...)

Cadernos são essenciais, pelo menos ter em casa um para estudar já que nas aulas pode-se tirar os apontamentos num para depois passar a limpo.

Mochila concordo que pode mt bem durar bastante tempo se a pessoa for cuidadosa, assim como o estojo.


No entanto se fores para o ensino Secundário (que julgo haver projectos para fazer parte do ensino obrigatório e acho muito bem) tens que logo de inicio "arrotar" perto de 125 euros para uma máquina de calcular gráfica sem a qual dificilmente fazes alguns exercicios em tempo útil. Depois vêm os livros, material etc...

Acredita que para muitas familias... é dificil (quando se tem empréstimo da casa, despesas com transportes, dar de comer a vários filhos) ... e infelizmente o nosso sistema de apoio Social nestes casos é patético (ajuda alguns sim... mas muitos ficam de fora...)



Eu já nem falo em ensino universitário, onde somos convidados a fotocopiar livros devido aos preços exorbitantes... então quando as bibliografias de uma única cadeira contêm mais de 10 livros sem que nenhumd estes abarque as matérias todas (e aqui estamos a falar de livros que custam em média 50 ou 60 euros) e quando muitos cursos não têm disciplinas anuais mas apenas semestrais (no meu caso 9 cadeiras por ano...) . Mais as propinas... Eu sei que o ensino universitário não é obrigatório e até aceito que não seja totalmente grátis (apesar de o ser em muitos países desenvolvidos)... no entanto, haja dinheiro para se ser um aluno do ensino superior e que não cometa crimes que violem os direitos de autor.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

A principal conclusão do meu raciciocinio é de que queixam-se das despesas com a educação mas não se queixam de todos os luxos que compram aos filhos.. esqueçi-me dos telemoveis que até mete dó ver os putos com aquilo.
100 euros por aluno ou mesmo 150 não me parece exagerado face ao preço dos tais luxos. 50€ para a maquina grafica chegam. No meu tempo cai na burrice de dar 150€ por uma que por acaso as pilhas derramaram e lixaram aquilo tudo :?
No ensino universitário a conversa já é um bocadinho diferente, variando de curso para curso.
Quanto à acção social.. tem piada :)
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Eu acho que este tópico devia ser mudado para a secção secundário e não Universitário, porque os gastos num e noutro são muito diferentes.

Porém o usaralho tem razão acerca dos luxos que os pais compram aos filhos, mas ao mesmo tempo são hipócritas porque reclamam de comprar material escolar.

O que é mais importante uns ténis Nike de 100€ ou os livros de matemática ?
O que é mais importante, uma PSP ou cadernos e o livro de Português ?

Se lhe querem oferecer algum luxo, tratem de pensar nisso no Natal, e como estímulo digam-lhe que se ele tiver boas notas, recebe uma prenda suplementar. Creio que funcionará como incentivo.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

50€ para a maquina grafica chegam.
Depende da calculadora... também podes comprar manuais que não sejam os que a escola adopta e até mais baratos, mas dps para além do esforço em aprender tens que fazer os esforço de encontrar a matéria no livro... o mesmo acontece com as calculadoras, na minha escola secundária aconselhavam a TI-83 e só ensinavam a trabalhar com ela... também pq os professores só sabiam trabalhar com essa...


Mas sim, há mta gente que compra muita coisa que podia ter mais barata, no entanto também é verdade que muita nem tem a hipotese de cometer esse erro pq pura e simplesmente não tem dinheiro... isto quando se diz que o ensino deve ser tendencialmente gratuito (e ainda se tem que pagar taxas de matriculas, seguro escolar) e depois para que um aluno possa realmente singrar tem que comprar ele os livros e o resto do material.
A meu ver isto abala os principios de igualdade de oportunidades, pois muitos não podem comprar o material (eu bem via um ou outro colega meu no básico... tinham direito a SASE mas nem isso lhes valia... ).

Mais ainda, estamos a falar da educação... a educação não deve ser um negócio, deve ser uma prioridade, ainda para mais num país atrasado como o nosso.



Não se guiem por uma ou duas escolas que por acaso têm crianças maioritariamente da classe média...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Qdo andava no ciclo a prof d de Matemática dizia "comprem esta máquina Casio" e era ver o pessoal todo com isso. Eu tinha outra diferente... pensam que somos todos filhos de papás deputados e etc?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Como o Staarfish anda na universidade, presumo que o post inicial fosse irónico/sarcástico e não uma referência ao ensino secundário. Eu vou-me abster de comentar os gastos do ensino secundário, não só porque os preços no meu tempo eram diferentes, como também as exigências não eram as mesmas (eu passei o secundário com uma calculadora científica normal, nada de gráficas).

Agora, em relação à Universidade... ouch. É preciso ganhar o Euromilhões para comprar os originais de todos os livros recomendados. Regra geral, no meu curso, cada professor recomendava entre 5 a 10 livros... e estamos a falar de livros que não custam propriamente 5 ou 10 euros. A juntar a isto, tínhamos os professores que tinham escrito livros e recomendavam o seu próprio livro. Podia-se usar fotocópias de todos os outros, mas se viam algum aluno com uma fotocópia do seu livro, ficava logo marcado. Juntando a isto o dinheiro das propinas, acrescentando muitas vezes dinheiro para pagar o quarto e transportes, somando ainda gastos adicionais em material (que em certos cursos são relativamente elevados)... o ensino superior acaba por ser um luxo autêntico (infelizmente, em termos de qualidade há muitos cursos que são um lixo autêntico, mas isso é outra questão). Enquanto for esse o caso, dificilmente o país irá avançar. A educação (principalmente a educação superior) devia ser visto pelo governo como um investimento e não como uma despesa. Afinal, querem continuar a competir com a China em mão-de-obra barata ou querem ter pessoal qualificado para empresas onde o custo da mão-de-obra não interessa para nada?

Felizmente para mim, agora só me volto a preocupar com isto quando/se tiver filhos. :lol:

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Nem mais Pedro... aliás já este ano houve uma discussão lá numa das listas onde disse exactamente isso e foquei principalmente a parte que quem quiser "estar legal" tem que ser rico para conseguir comprar os livros...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Corsario-Negro Escreveu:Nem mais Pedro... aliás já este ano houve uma discussão lá numa das listas onde disse exactamente isso e foquei principalmente a parte que quem quiser "estar legal" tem que ser rico para conseguir comprar os livros...
Yep. No nosso caso ainda é (ou, para mim, foi) pior... o DEI está cheio de "influências". Os professores recomendam os seus próprios livros, que os alunos têm de comprar originais. O material raramente é renovado, forçando a maioria dos alunos a comprar portáteis (eu às vezes penso se não haverá desvios de dinheiro ou um acordo qualquer com as lojas da cidade, porque não se compreende que ainda sejam disponibilizados aos alunos computadores que já estavam desactualizados quando eu entrei). Por acaso, eu acabei o curso sem comprar portátil, porque no meu grupo geralmente calhava alguém que tinha um... mas nas situações em que tive de trabalhar nos PCs do departamento, principalmente nas aulas práticas, havia sempre qualquer coisa que corria mal (por exemplo, lembro-me de ter práticas de CG em que apenas 2 computadores na sala inteira - que tinha uns 12 ou 15 - estavam a funcionar).

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

Pedro Escreveu:Os professores recomendam os seus próprios livros, que os alunos têm de comprar originais.
Eu nem fotocópias tirava, quanto mais comprar o original.

Na minha área felizmente, se alguém já escreveu um livro em português, alguém também já escreveu um melhor sobre o mesmo assunto em inglês.

Viva o formato digital e ainda bem que fui para informática. :D
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Pois Gold, mas não deixa de ser ilegal o formato digital em maior parte dos casos... não é uma questão de nos safarmos... pq nos vamos safando uns pior outros melhor... é a questão que somos quase empurrados para cometer ilegalidades...

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu tou é ansiosa para os resultados da segunda fase.
Segunda fase é danado e não sabemos se vamos ficar,mas so o pensamento de que vou entrar num mundo que ha anos anseio e que é tudo tao diferente,deixa-me em stress...
Incrivel..pareço uma miuda de 6 anos a entrar na primeira classe.
Se é que vou entrar. :roll:
Mas o pior é esta espera... o mês todo de Setembro e uma parte de Outubro... posso dizer que ja tive longas conversas com a minha almofada e ja me apresentei às paredes. :lol:
E se caso entrar,sentir que faço parte... não sei se me entendem,mas realmente é frustrante quando não conseguimos e vimos pessoas mais novas a irem em frente e a deixarem-nos pra trás...
E depois não ir às compras como se ia... não ir ver turmas,horarios,livros... é tudo muito estranho...
Espero que esta espera valha a pena...
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Turmas e horários tem que se ver... e profs e etc...
Queres ir para??
Ah Setembro é qdo se conhece as Erasmus que andam por aí. :P
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Lino Escreveu:Queres ir para??
Já te esqueceste? Então refresca a memória aqui :mrgreen::mrgreen:

E boa sorte {mineirinha} Imagem

Responder