Greve dos docentes do Politecnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

A questão fundamental é que basicamente esta greve só está a ter um impacto... Prejudicar os alunos do ensino politécnico, é que sinceramente nem um politico eu ouvi falar deste caso; pelo que vejo no iscac concordo com o nuno valente, é que reclamar os professores reclamam muito ,mas contam-se pelos dedos os docentes com doutoramento, a maioria são licenciados ou mestrados; em todas as profissões deve existir qualificação e aqui não é excepção, só assim se atinge maior qualidade e excelência, com mais qualificação e dedicação de quem ensina.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

userN Escreveu:reclamam muito ,mas contam-se pelos dedos os docentes com doutoramento, a maioria são licenciados ou mestrados; em todas as profissões deve existir qualificação e aqui não é excepção,
Para já tomara as outras profissões terem tantos licenciados e mestrados como a classe docente.
Depois transmites a ideia, talvez por desconhecimento, que os docentes não se querem doutorar. Ora, não é isto que está em causa. Além disso, para se fazer um doutoramento é necessário que haja um mínimo de condições. Não se pode fazer um doutoramento com não sei quantas horas lectivas em cadeiras que têm dezenas e dezenas de alunos.
Para além disso, não é o doutoramento que faz um bom professor. O doutoramento traz mais valias essencialmente para a investigação científica. Portanto, o professor ter ou não doutoramento, reflecte-se pouco no melhoramento das aulas. Como tal, essa preocupação em teres professores sem doutoramento é perfeitamente inócua.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Chong Li Escreveu:
userN Escreveu:reclamam muito ,mas contam-se pelos dedos os docentes com doutoramento, a maioria são licenciados ou mestrados; em todas as profissões deve existir qualificação e aqui não é excepção,
Para já tomara as outras profissões terem tantos licenciados e mestrados como a classe docente.
Depois transmites a ideia, talvez por desconhecimento, que os docentes não se querem doutorar. Ora, não é isto que está em causa. Além disso, para se fazer um doutoramento é necessário que haja um mínimo de condições. Não se pode fazer um doutoramento com não sei quantas horas lectivas em cadeiras que têm dezenas e dezenas de alunos.
Para além disso, não é o doutoramento que faz um bom professor. O doutoramento traz mais valias essencialmente para a investigação científica. Portanto, o professor ter ou não doutoramento, reflecte-se pouco no melhoramento das aulas. Como tal, essa preocupação em teres professores sem doutoramento é perfeitamente inócua.
pelo que sei os docentes tiveram 5 anos, para fazer o doutoramento, só agora se lembraram de fazer "barulho".

não é um doutoramento que faz melhores professores, é certo, mas qualifica-os, sendo assim um professor catedrático não tem razão de existir dá tão boas aulas como um licenciado, aliás acabem-se as contratações de docentes qualificados, assim eu quando acabar a minha licenciatura no dia seguinte dou aulas no politécnico; não posso concordar com tal ideia.

é a minha opinião, quem vem da experiencia de ser aluno do ipc.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

userN Escreveu:pelo que sei os docentes tiveram 5 anos, para fazer o doutoramento, só agora se lembraram de fazer "barulho".

Tiveram, ainda têm e terão. Acontece que até os que já o têm podem vir para a rua. É isso que está em causa.
userN Escreveu: não é um doutoramento que faz melhores professores, é certo, mas qualifica-os, sendo assim um professor catedrático não tem razão de existir dá tão boas aulas como um licenciado,
A carreira docente não é só dar aulas. Falta a parte da investigação e é aí que entra o doutoramento.
userN Escreveu: aliás acabem-se as contratações de docentes qualificados, assim eu quando acabar a minha licenciatura no dia seguinte dou aulas no politécnico; não posso concordar com tal ideia.
Todos temos que começar por algum lado.
A pensar assim nunca nenhum recém-licenciado tinha hipóteses de começar a trabalhar.

Mesk
Novato
Novato
Registado: domingo, 19 julho 2009 20:19

Mensagem por Mesk »

Caro nuno,
Mas eu continuo sem perceber a sua posição!

Então se defende que os professores que têm doutoramento ou estejam em vias de o tirar não sejam despedidos, então está do lado deles e tem que apoiar a greve!!!
Eles não estão contra o doutoramento, antes pelo contrário, estão muitos já com o doutoramento, e muitos outros a tirá-lo! Já o tinha dito e reafirmo, quem não tem doutoramento e está verdadeiramente renitente em tirá-lo é a malta que já tá no quadro.

Se o doutoramento é assim tão importante então a questão resolvia-se da forma que os professores do politécnico propõe e estão a reinvindicar que é a passagem automatica ao quadro com o doutoramento, como aliás se fez com os professores do Universitário.

Agora se vier com a sua posição niilista e disser que os professores do politécnico não o merecem porque são piores e o politécnico é um ensino superior de 2ª, então já não tenho argumentos que me valha.

O que está a acontecer aos meus pais, ambos doutorados e precários há 16 e 19 anos, posso tentar explicar com um exemplo:
Então imaginaque tu, entraste no teu curso com um concurso e uma média, e entretanto foste andando e passando a cada ano. Ao fim de 3 ou 4, como entretanto temos melhores alunos que tu (com médias de 16 ou 17) e queremos melhorar a qualidade dos alunos do ensino superior, mandasmos-te para fora para concorreres com essa malta! Mas atenção, não reclames que é para o bem do país! E podes sempre tentar concorrer contra essa malta e até podes voltar a entrar não é? Agora imagina isso num curso de 20 anos, em que a tua dependencia financeira e a da tua família, assim como a tua dignidade dependem disso!
Não se percebe como pode isto acontecer, na minha modesta opinião parece-me um atentado a uma classe que deveria ter importância num país e não ameaçada de desemprego desta forma, caramba, são os nossos professores...

Nuno Valente
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27

Mensagem por Nuno Valente »

Continuo a estar completamente de acordo contigo Mesk!

Mas nao confundas, quando falas em quem tem habilitaçoes, como no caso dos teus pais, do que quem nao as tem, que é o caso dos professores que eu conheço, e sim eu falo dos casos que eu conheço, como o userN referiu atras, a maioria dos profs aqui n tem as qualificaçoes exigidas!

Agora, o que se passa por fora eu nao sei...entendes, eu falo acerca do que vejo, e que isto realmente afecta os alunos, e é esse o meu ponto de vista.

Tambem nunca disse que nao concordava com tudo o que os professores defedem, errado! concordo com umas e com outras nao, simplesmente isso.
Nos alunos temos que defender os nossos direitos, alias nao so direitos mas tambem deveres porque cada direito tem um dever, mas o que acho ridiculo, sao por exemplo os seguintes casos.....

Um professor, entrar em sala de aula e passar a aula a gozar por causa da greve...

Um professor responder a um aluno, ao qual pergunta se ha exame, ´"nao tá marcado" ( no que realemnte ta marcado mas n vai ser realizado)

etc etc....ultimamente tem sido o prato do dia grandes respostas!

E depois uma coisa que nao tem so haver com os professores que é a falta de informaçao, isso sim por parte da escola.

Que fique claro que nao estou contra ninguem, que simplesmente tenham o cuidado de informar as pessoas e nao as prejudicar, e isto por parte de todos, professores, escola, sindicatos etc etc etc.........

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Nuno Valente Escreveu:como o userN referiu atras, a maioria dos profs aqui n tem as qualificaçoes exigidas!
Mas que qualificações exigidas?! No Politécnico as qualificações exigidas, até ver, é o mestrado para progredir. O que se quer com o novo estatuto é o doutoramento que muitos já o têm, outros estão a fazê-lo, outros não se recusam a fazê-lo e pode haver um ou outro caso em que haja recusa e esses sim, que saiam.
Duvido que no ISCA ou no ISEC a maioria dos professores que dá as aulas teóricas não seja doutorado.

Nuno Valente
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27

Mensagem por Nuno Valente »

Conheço varios casos que nem o mestrado tem tirado......pode perguntar a outros membros do forum que conheçam o iscac.
Se nao soube-se nao tinha frisado esta situaçao. em relaçao ao isec, nao faço a menor ideia, dai so falar do que sei.

Mesk
Novato
Novato

Mensagem por Mesk »

Caro Nuno,
Eu também compreendo e me revejo na tua posição, não tenhas tu a menor dúvida que também estou a sair prejudicado por não estar a fazer exames!
Mas também temos que ver o reverso da medalha, os médicos quando fazem greve levam os utentes ao desespero não? Os polícias quando fazem greve também podem andar por aí criminosos na rua a matar e a roubar, os lixeiros quando fazem greve temos todos em mão um sério problema de Saude Publica!
É assim mesmo e ainda bem que é senão a greve não servia para nada e tu e os teus pais hoje em dia não teriam os direitos que têm...

Quanto aos teus exemplos de professores incompetentes... Sinceramente já te disse que reconheço incompetentes e arrogantes em TODO o lado. Sim, alguns médicos tambem o são, polícias, funcionários das finanças, empregados de mesa, pilotos de avião e foguetão! desculpa o exagero narrativo mas éa verdade! não há situações perfeitas e sim, as coisas devem ser melhoradas!
Mas não vamos é correr o risco de tomar o todo pela parte, sabemos bem que também há professores competentes, trabalhadores e humildes, temos é sempre a tendencia de nomear os casos "feios"...

Olha para o teu caso, de certeza que os teus pais ou irmaos tem colegas de trabalho incompetentes não? Vamos a despedir tudo e a contratar melhores??? Sinceramente, responde-me por favor a ver se isso é justo!!! Ficas tu sem poder contnuar o teu curso superior porque o teu pai não tem emprego porque foi despedido ao fim de 19 anos porque o patrão dele achou que haveria melhores para por no lugar dos colegas incompetentes? E sim, eu falo porque estou a sentir na pele esta injustiça tremenda...

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Nuno Valente Escreveu:Conheço varios casos que nem o mestrado tem tirado......pode perguntar a outros membros do forum que conheçam o iscac.
Se nao soube-se nao tinha frisado esta situaçao. em relaçao ao isec, nao faço a menor ideia, dai so falar do que sei.

Esse vários casos, na quantidade de professores do ISCA, representa quanto? E que aulas dão? Teóricas ou práticas? E esses recusam-se a fazer o doutoramento?

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Chong Li Escreveu:
Nuno Valente Escreveu:como o userN referiu atras, a maioria dos profs aqui n tem as qualificaçoes exigidas!

Duvido que no ISCA ou no ISEC a maioria dos professores que dá as aulas teóricas não seja doutorado.

no que o isca diz respeito...
duvidas?
bem, eu estou no último ano, e até hoje no máximo tive 3 docentes com doutoramento; tá tudo dito a este respeito.

Mesk
Novato
Novato

Mensagem por Mesk »

Então tudo que não tem ainda doutoramento, RUA com eles???

Mas será que não entendem que TUDO o que é equiparado (precário), independentemente de ter ou não doutoramento, vai para a rua? a distinção aqui não é do doutorado ou não doutorado, é entre o precário e o não precário!

Quanto a isso dos doutoramentos, nunca foi exigido. Agora que o é:
1º- Equiparados (precários) estão completamente a favor dos doutoramentos e está já a grande maioria a tirá-los
2º- Muitos dos equiparados já tem neste momento doutoramento

Isto são factos!

o problema é que:
1º com ou sem doutoramento, todos os equiparados vão ter de por o lugar à disposição para poderem competir com outras pessoas com melhores qualificações cientificas (mais artigos)
2º estas pessoas nunca deram aulas na vida, mas pronto, se alguns colegas os preferem... eu prefiro a dar-me aulas no meu técnico um bom engenheiro a um bom teorico-doutorado

e 3º e mais importante...... MILHARES de professores, 2 deles meus pais, podem ser postos na rua após 16 e 19 anos para competirem desigualmente com estes fulanos porque em vez de fazerem artigos durante 19 anos, andaram a dar aulas, em consellhos pedagogicos, divulgações, projectos, avaliações!!!
Não se abrem os olhos aqui? Ponham-se na pele dos profs e vejam se seria justo nos acontecer a nós isto quando formos engenheiros, gestores, ou contabilistas e tivermos 50 anos de idade e empregos que julgamos ter estabilidade e andarmos a pagar casa, carro e propinas (sim isso que os nossos pais nos andam a pagar a todos ou quase todos neste momento) e sei lá que mais... Eu da minha parte não hei-de querer passar por isso!!!!

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu não entendo a exigência de serem todos doutorados. Alguns dos melhores professores que eu tive foram precisamente os alunos que ainda estavam a tirar o mestrado e davam aulas práticas à licenciatura. Quem acaba uma licenciatura deveria estar em condições de ensinar quem está nessa licenciatura, a menos que o grau de exigência para a terminar seja tão baixo que qualquer um chega ao fim, mesmo sem ter conhecimentos necessários para tal.

Um licenciado (mas licenciatura "a sério" e não as de Bolonha - aí já teria de ser mestrado, que é o equivalente) não serve para dar as cadeiras iniciais do curso, por exemplo? Não é alguém que domina a matéria? Se chegámos ao ponto de a licenciatura (ou mestrado actual) não garantir conhecimentos suficientes para leccionar no mínimo as cadeiras de base dos três primeiros anos... algo vai muito mal.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

A questão é que muitos professores dos ip's estavam muito sossegados e contentes, sem fazer doutoramento, pois estavam como equiparados ou seja ganhando como doutorados, assim não quiseram ter o trabalho de se doutorarem..

E fazem esta greve, criando estes problemas todos aos alunos? Há quantos anos sabiam os objectivos que tinham de cumprir? Lamento imenso, mas há coisas que não consigo compreender!

Na uni, são assistentes 5 anos, não fazem doutoramento durante 5 anos têm mais 2 (penso), senão, paciência...

RbN_JdM
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 18 outubro 2008 13:39

E a greve continua.... [no ISCA]

Mensagem por RbN_JdM »

E a greve continua.... [no ISCA]