Qual a melhor Universidade?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Por acaso a FDUP é, penso eu, uma das poucas faculdades da universidade do Porto que é menos "boa".

Quanto à FEUP, discordo que seja tudo a reboque de engenharia civil, veja-se por exemplo electro e informática (e existem muitas mais... mas tb nao serve de nada dizer os cursos todos da faculdade).

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32

Mensagem por SusanaP »

Eu não disse que a Engenharia Informática ou electrotécnica não são boas, muito menos o resto dos cursos, mas sim que, o pensamento exagerado que se criou à volta da FEUP, fazenso com que cá pelo Norte até se abre bem a boca para dizer FEUP, se deve muito a Civil, que realmente é óptimo.

Isto por cá vive-se de mitos (aquela expressão de que no Norte é que é, aplica-se bem). Eu sou de cá de cima, e tenho plena consciência disso.

Quanto aos outros cursos da FEUP, equiparam-se a qualquer outra boa Universidade.

Aliás, o curso de Engenharia Informática e afins é aquele onde as diferenças são ténues. Isso pode-se constatar depois da contratação para as empresas e da verificação do conhecimento das pessoas e do seu desempenho. Aí sim avalia-se a qualidade da formação que se teve. E olha que, falando com esta certeza porque vivo de perto esta realidade, é indiferente de onde vieste.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Digamos que nao sao todas os cursos em que se pode dizer que a oferta de estagios é superior (em muito) ao numero de alunos que o irão realizar.

Lembro-me de ter lido uma noticia há tempos quando a Microsoft veio propor estagios na FEUP para a dinamarca (ja nao tenho a certeza do pais que era) e afirmou que seria o unico sitio onde iriam procurar alunos.

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32

Mensagem por SusanaP »

Isso aconteceu porque tinham tido estagiários antes em determinado projecto e gostaram do desempenho deles, e na sequência, foram de novo à FEUP buscar mais três para a área.

Isso acontece com todas as Faculdades, com outros países, com muitas empresas, que dão determinados estágios e que depois avaliam se o perfil do curso se adequa ou aos seus interesses.

Não leiam apenas o que interessa a alguns.

Pois neste momento também o DEI de Coimbra têm o melhor Mestrado de Engenharia de Software do mundo, em parceria com a Carnegie Mellon. Quem lá tirar esse mestrado, terá emprego garantido em qualquer lado, e não será um emprego qualquer concerteza. Inclusive, as empresas pagam as propinas do curso.

Há muita coisa que é relativa, e muita coisa que passa completamente ao lado de muita gente. Cada um apenas promove o que lhe interessa, daí o desconhecimento em muitos assuntos.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

voltando a pegar neste tema..
warrolly Escreveu:-Quanto à questão da melhor faculdade de Economia, penso que seja na Nova...
Neste momento tenho ideia que Gestão tem mais saída.
A melhor, em termos de empregabilidade, é a Católica.. A pior é a Universidade Internacional. .
Leia Escreveu:Oh daniel... eu acho que a UC é velha e poirenta... mas este ultimo é mesmo por falta de limpeza (a minha alergia não me dá descanço!)
Velha é.. e com orgulho disso.. poeirenta não notei.. e também sou alérgico :p

mas a razão pela qual "volto à carga" é a seguinte notícia do Diário As Beiras:
Cem cursos da UC sem desemprego

A Universidade de Coimbra é, dentre as quatro maiores do país, a que menos cursos tem com diplomados inscritos nos centros de emprego do IEFP.
A comparação, no artigo da edição impressa, é feito entre a UC, a UP, a Nova, a Clássica de Lisboa e ainda a Técnica de Lisboa.. de entre estas todas a UC é a universidade que consegue mais facilmente colocar os seus diplomados no mercado de trabalho..

parece que afinal um canudo de Coimbra ainda tem mais importância..

rusty
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 12:49

Mensagem por rusty »

olá... Desenterrando este tema... e principalmente o ultimo post....

Acho incrível que ainda continuem a discutir qual seria a melhor faculdade e universidade.

Não levem a mal o que vou dizer mas muitas vezes demonstram-se filosofias metarroanas nestes comentários.

Meus caros, nasci e vivi em Coimbra até aos meus 22 anos e mudei-me para Lisboa para frequentar a Universidade.

Como carinhosa mas também verdadeiramente digo, tinha amigos a mais em Coimbra para ali conseguir fazer um curso. A minha melhor opção foi mesmo sair e dedicar-me ao estudo sem distracções de copos...

Fui para a FLUL, fui para um curso na desportiva e fiz o mesmo com uma perna às costas mas tenho ser sincero...

O ambiente em Lisboa, i.e, espirito académico é nulo, morto e praticamente inexistente. O que me safou foi ter ido para uma residência universitária de 140 pessoas, metade de cada sexo.

Mas as faculdades em Lisboa também têm os seus problemas assim como em Coimbra e no resto do país.
A FAc. Letras de Lx é horrível, feia e com as paredes nojentas e a caírem de podre. Incrível não é? E receberem um prémio de melhor fac letras do país... Os profs são mais novos que os da fac de Coimbra o que denota alguma versatilidade na educação e uso de novas tecnologias.

Achei incrível que uma colega minha de Coimbra não falasse com os prof por mail..

Mas as diferenças não são estas. Não é a fac que te dá o emprego. Enganam-se.

O vosso currículo, atitude e perseverança é que vos darão o emprego.

é claro que as cunhas não ajudam em nada e muitas prejudicam que se esforça, trabalha e faz por merecer uma boa posição.

Dou-vos o meu caso:

Chumbei no 10, 11, 12 e entrei na fac com 21 ou 22. Chumbei mais um ano na fac.

mas neste tempo criei currículo de trabalho, demonstrei que lutava pelo que queria, demonstrei responsabilidades e o facto de ter saído de Coimbra para Lx deu-me grande projecção no cv também.

Nem todos estão disposto a abandonar os amigos, família e ambiente para atingirem os seus objectivos.

É aqui e nisto que é importante para procurar emprego.

A sorte cria-se.

Antes de acabar o curso já estava na Vodafone, depois passei para um agente da operadora.

Neste momento estou em Bruxelas a trabalhar para a união europeia.

Alguma sorte ajuda mas a sorte faz-se e sacrifícios têm que ser feitos.

Custou-me abandonar Coimbra, custou-me abandonar Lisboa e finalmente custou-me abandonar Portugal mas o proveito que estou a ter, as saídas que obtive do meu curso, faculdade e universidade deveram-se unicamente ao meu esforço, dedicação, objectividade e sorte que criei.

Façam o mesmo e não tenham medo de sair de Coimbra.
Alguns amigos meus estão neste momento a trabalhar em lojinhas no fórum, dolce vita e etc... Entristece-me porque podiam estar melhor se abdicassem da comodidade que muitas vezes a casa dos pais e proximidade com os mesmos nos oferece.

P.S. Em Lx continuem a ter noites de copos, nunca fui um aluno fenomenal mas destaquei-me pela minha capacidade intelectual capacidade de ultrapassar os contratempos...

Telefonar à mamã a perguntar como se faz o arroz foi das coisas mais marcantes no inicio. Isso e comer o arroz sem sal para nunca mais me esquecer de o temperar correctamente....

;)

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Em primeiro lugar, parabéns pela força de vontade demonstrada!
De resto, concordo plenamente contigo! Se a sorte estiver comigo, para o próximo ano também vou para Lisboa continuar o meu curso! :D

rusty
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 12:49

Mensagem por rusty »

Acho que este é dos melhores discursos que já alguma vez ouvi.

Dito pelo criador da pixar....

http://video.google.com/googleplayer.sw ... 7016378253
<http://video.google.com/googleplayer.sw ... 6378253&hl