Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod
-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
-
ownd
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15
-
yELLOW
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
por acaso eu já vi bastantes......pelo menos no meu curso distinguem-se bastante os semi putos do resto dos "doutores"....e se eles n praxam c a capa pelos ombros e pasta na mão e "aviso-os"ownd Escreveu:Er...e vês alguém a praxar com a capa aos ombros?winger Escreveu:Hmm esse antigamente é muito antigo? Desde que me lembro os semi-puto podem praxar, embora tenham que manter a capa aos ombros and so on...às vezes deixam a capa, a batina e a pasta a kms de distância e andam a praxar
![]()
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Eu vejo.
Mas sim há uns quantos e quantas que até praxam com colete vestido e já não podem usar colete.
Mas semi-puto:
Artigo 32º
Os semi-putos poderão mobilizar um caloiro de cada vez, e terão de o acompanhar sempre sob pena da mobilização ficar
sem efeito.
Artigo 33º
Os semi-putos não podem exercer PRAXE em mobilizações ou aplicar sanções sem terem a capa sobre os ombros e a pasta
da PRAXE.
Artigo 35º
Os semi-putos não podem proteger nem ser protegidos.
E para acabar com dúvidas de semi-puto:
VII - SEMI-PUTO - pertencem à categoria de semi-puto aqueles que:
a) Sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham duas matrículas, mas apenas durante o primeiro período de
PRAXE.
b) Sendo estudantes do 1º ciclo de cursos com quatro anos, tenham duas matrículas.
Ou seja,um "doutor" que não seja mais semi-puto pode chegar perto do semi-puto e fazer o aviso.
Vede, codigo da praxe.
Mas sim há uns quantos e quantas que até praxam com colete vestido e já não podem usar colete.
Mas semi-puto:
Artigo 32º
Os semi-putos poderão mobilizar um caloiro de cada vez, e terão de o acompanhar sempre sob pena da mobilização ficar
sem efeito.
Artigo 33º
Os semi-putos não podem exercer PRAXE em mobilizações ou aplicar sanções sem terem a capa sobre os ombros e a pasta
da PRAXE.
Artigo 35º
Os semi-putos não podem proteger nem ser protegidos.
E para acabar com dúvidas de semi-puto:
VII - SEMI-PUTO - pertencem à categoria de semi-puto aqueles que:
a) Sendo estudantes do 1º ciclo de cursos de três anos, tenham duas matrículas, mas apenas durante o primeiro período de
PRAXE.
b) Sendo estudantes do 1º ciclo de cursos com quatro anos, tenham duas matrículas.
Ou seja,um "doutor" que não seja mais semi-puto pode chegar perto do semi-puto e fazer o aviso.
Vede, codigo da praxe.
-
Kika2
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01
Quantas miudas do meu curso, do 2º ano eu ja vi a praxarem com toda a arrogância e mania que são superiores só porque estão trajadas ( e na minha opinião não é a capa e a batina que trás a diginidade à pessoa, mas all right...) a praxarem sem pasta na mão e sem sequer a capa perto delas.. so porque " tenho calor com a manta q é a capa".
Já chamei tantas vezes à atençao e depois dizem-se ser pessoas que leram o codigo e sabem.no de tras para a frente e frente pra trás!
Canalha com a mania, é o que eu digo!
Já chamei tantas vezes à atençao e depois dizem-se ser pessoas que leram o codigo e sabem.no de tras para a frente e frente pra trás!
Canalha com a mania, é o que eu digo!
-
RuiSantos
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
dif88
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
-
dinosaur
- Novato

- Registado: segunda-feira, 15 setembro 2008 14:02
Gostava que esclarecessem este ponto. Segundo me lembro de ter lido no Código, o colete tal como o gorro é de uso facultativo e não de uso proibido.{mineirinha} Escreveu:Eu vejo.
Portanto, há problema em o continuarem a usar?
-
{mineirinha}
- Lendário

Durante muito tempo o colete foi proibido nas mulheres.dinosaur Escreveu:Gostava que esclarecessem este ponto. Segundo me lembro de ter lido no Código, o colete tal como o gorro é de uso facultativo e não de uso proibido.{mineirinha} Escreveu:Eu vejo.
Portanto, há problema em o continuarem a usar?
Há mais ou menos 5 anos (não tenho bem ideia) o colete passou a ser facultativo e muitas mulheres, inclusive eu, compravam o colete para compor o traje.
Muitas dizem que fica melhor (E de facto compõe), mas com a adaptação dos cursos para o processo de Bolonha, o conselho de veteranos reformulou o código da praxe e lá diz o seguinte:
Artigo 75º
Considera-se que, vestindo Capa e Batina, estão na PRAXE:
b) As estudantes que obedecerem aos requisitos seguintes:
1) Terem sapatos pretos, de estilo clássico sem apliques metálicos;
2) Terem meias altas e pretas;
3) Terem fato preto de saia e casaco cintado;
4) Terem saia com macho, com uma mão-travessa acima do joelho, de quem a veste.
5) Terem camisa branca e lisa, com ou sem punhos.
6) Terem gravata preta e lisa;
7) Terem capa preta, de uso comum, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem emblemas de
pano na parte interior esquerda quando sobre os ombros;
8) O tecido das bandas do casaco será o mesmo que o do próprio casaco;
9) A roupa interior e os bolsos não estão sujeitos a revista.
10) É proibido o uso de botins ou botas, luvas, pulseiras, brincos cujo tamanho seja superior ao lóbulo da
orelha, piercings visíveis e outros adereços não autorizados pelo Conselho de Veteranos.
11) Os brincos têm de ser discretos
12) È proibido o uso de colete.
13) Sob a cabeça só é autorizado o uso de gorro da PRAXE, o qual não tem borla nem termina em bico
14) Os emblemas da Capa não podem ser visíveis estando esta traçada ou sobre os ombros.
15) Somente é permitido o uso de emblemas em pano na capa que serão os da pátria; cidade natal; dos
locais relacionados com os actos decorrentes da actividade académica excluindo os incompatíveis com
a Praxe Académica Coimbrã, tais como emblemas de clubes, marcas comerciais ou similares.
http://www.forumcoimbra.com/codigopraxe2007.pdf
Página 16
Como é possível ver, para as estudantes o colete é proibido.
Mas não é algo que deveria causar surpresa, pois outrora fora proibido também.
Apenas durante alguns anos é que foi opcional.
O que se ouve é que estando com o colete não se deve praxar. Se quer usa-lo muito bem,mas que não praxe,dado que o colete não faz parte dos acessórios necessários para praxar.
É isto. Espero ter ajudado.
-
dinosaur
- Novato

- Registado: segunda-feira, 15 setembro 2008 14:02
-
{mineirinha}
- Lendário

-
dawn_to_dusk_
- Lendário