Greve dos docentes do Politecnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Da mesma forma que quando os médicos fazem greve quem paga são os doentes. Da mesma forma que quando os camionistas fazem greve quem paga é o país todo.
Queriam que os docentes fizessem greve e quem pagasse fosse o Pato Donald?

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

izinh4 Escreveu:Os meus pais dizem que alguns professores têm muita sorte. Não devem satisafções a um patrão. Não magoam as mãos a trabalhar com máquinas, bla bla blá...
Bem podes dizê-lo blá blá blá blá blá blá.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

izinh4 Escreveu: Aqui é a mesma coisa, os professores fazem greve porque estão mal, os alunos é que ficam com cadeiras por fazer. Se são os alunos a fazer greve, ficam com cadeiras na mesma por fazer porque são penalizados. Enfim...
Enfim... os alunos têm que arranjar outros meios de luta...

izinh4
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24

Mensagem por izinh4 »

São opiniões, e pedia-te para nao gozares com a opinião das pessoas. Desculpa, mas tenho outra prespectiva das coisas, e devias respeitar a minha opinião e não gozar.

Em vez de criticares, podes sempre sugerir ideias de luta para os alunos do politécnico, é bem mais util.

Nuno Valente
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27

Mensagem por Nuno Valente »

os alunos nao tem que ararnjar soluçoes nenhumas!!!!

Nao foram os alunos que arranjaram nada disto!

segundo, só está a favor disto que nao está metido na alhada, porque se tivessem algum problema derivado disto, duvido que desse para rir!

terceiro, em relaçao a eles quererem passar todos a efectivos, acho mal, porque ja se sabe a muito que quando se passam a efectivos, ficam-se a lixar totalmente na maioria, obvio que n sao todos.

quarto, nao lhe apetece estudar para terem a formaçao exigida, deitem fora e metam outros com mais formaçao porque no país, o que nao faltam é bons professores desempregados.

quinto, na verdade nao sao so professores que deram iniciativa a greve, mas sao eles que a fazem por vontrade deles, porque os que nao querem fazer greve nao fazem, e sao professores na mesma.

Agora em relaçao a greve ate dia 27....poupem-me.....eu so fiz uma cadeira...porque ainda n tive oportunidade de ir a mais exames....o que é isto??

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Chong Li Escreveu:Da mesma forma que quando os médicos fazem greve quem paga são os doentes. Da mesma forma que quando os camionistas fazem greve quem paga é o país todo.
Queriam que os docentes fizessem greve e quem pagasse fosse o Pato Donald?
Nunca paguei quando houve greve de camionistas e quando há greve dos médicos se nao tens a consulta hj tens noutro dia,até mesmo a greve dos professores quando esta acontece em tempo de aulas,perdes hj a materia mas acaba por se repor ao longo das aulas. Agr greve em exames quando ja tinhas o calendario organizado de maneira a poderes ir aos exames e teres tempo para estudar e muita gente a puder ir de ferias a casa, ficas sem saber o q estudar quando estudar já para nao falar que acabas por ter de deixar cadeiras por fazer...

Enfim...se tivesses na posição dos alunos que estao a ser afectados pela greve de certeza que nao fazias certos comentarios

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

O facto de estar a haver tantos protestos por parte dos alunos é sinal de que os professores escolheram o momento ideal para fazer greve (se nós no ensino regular tivéssemos feito o mesmo na altura dos exames, duvido que a ministra continuasse a fazer as asneiras que tem feito).

Certamente que nenhum professor do politécnico está a fazer isto para se divertir... estão, isso sim, a tomar uma posição contra o que consideram ser um ataque à sua carreira (uma posição onde me revejo, pois nós estamos a passar pelo mesmo). Relembro que as greves são consideradas faltas ao trabalho: estes professores não estão a receber nem lhes está a ser considerado tempo de serviço. Não estão propriamente de férias só para lixar a vida aos alunos.

Penso que o alvo das críticas está mal escolhido... em vez de criticar os professores, deveriam criticar quem os obrigou a tomar esta decisão. Eles estão apenas a lutar pelos seus direitos, para impedir que o ministério atropele e faça o que quer com eles, sem qualquer respeito por quem já exerce esta profissão. Uma greve num período destes não é uma decisão fácil nem tomada de ânimo leve.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Raquel* Escreveu:Enfim...se tivesses na posição dos alunos que estao a ser afectados pela greve de certeza que nao fazias certos comentarios
Não sei se leste tudo o que já escrevi, mas posso repetir. Já passei por isso quando andei na Universidade. Tive que fazer as cadeiras na época de Setembro à custa das greves dos Professores. Estou aqui na mesma.

Nuno Valente
Experiente
Experiente

Pois claro que não é de animo leve Pedro, eu percebo perfeitamente como outros alunos que os professores nao devem ser ultrapassados, para tal temos o exemplo da violencia das escolas e dos professores pouco poderem fazer.
tudo certo eu como ja atras referi, nao tenho nada contra nem a favor da greve, pois a greve é um direito!
e tambem disse que só faz greve quem quer....
Agora o probema é os alunos estarem a ser prejudicados, a nivel da escola e de outras coisas pessoais.

O que mais me revolta, é a seguinte situaçao......
eu ja ando a estudar ao tempo, e so tive oportnunidade de fazer um exame....no meu caso, estou a perder dinheiro porque n estou a trabalhar, para tar a estudar....e nao faço os exames porque chegamos la e nao os dao....ou seja façam a greve, mas informem os alunos, e isto já é um problema da escola....

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Raquel* Escreveu: Nunca paguei quando houve greve de camionistas

Nunca pagaste?! Deves-te ter esquecido que o país quase parou de funcionar.
Raquel* Escreveu: e quando há greve dos médicos se nao tens a consulta hj tens noutro dia,
É como nos exames. Não tens hoje tens noutro dia.
Raquel* Escreveu: até mesmo a greve dos professores quando esta acontece em tempo de aulas,perdes hj a materia mas acaba por se repor ao longo das aulas.
Claro. Por isso é que esse tipo de greves não têm impacto. Não causam qualquer tipo de mossa.
Raquel* Escreveu: Agr greve em exames quando ja tinhas o calendario organizado de maneira a poderes ir aos exames e teres tempo para estudar e muita gente a puder ir de ferias a casa, ficas sem saber o q estudar quando estudar já para nao falar que acabas por ter de deixar cadeiras por fazer...
Pois é... lá ficaram estragadas as férias. Mas podes sempre ir estudando o que quer que seja. Nunca se perde nada. Ganha-se sempre qualquer coisa. O pior é que estudar por obrigação é uma chatice.
Raquel* Escreveu: Enfim...se tivesses na posição dos alunos que estao a ser afectados pela greve de certeza que nao fazias certos comentarios
Já estive. E fiquei com as férias estragadas e também não soube para o que é que havia de estudar, etc. etc. etc.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Nuno Valente Escreveu:O que mais me revolta, é a seguinte situaçao......
eu ja ando a estudar ao tempo, e so tive oportnunidade de fazer um exame....no meu caso, estou a perder dinheiro porque n estou a trabalhar, para tar a estudar....e nao faço os exames porque chegamos la e nao os dao....ou seja façam a greve, mas informem os alunos, e isto já é um problema da escola....
Existe um pré-aviso de greve (obrigatório por lei), que dura até dia 27. Se todos aderissem, vocês saberiam desde já que não teriam exames até esse dia. No entanto a adesão à greve é uma decisão pessoal, cada professor pode escolher se adere ou não. Este ano, eu aderi pela primeira vez na minha carreira a uma greve, para protestar contra o caminho ruinoso (já nem é apenas desastroso) que o ensino regular está a levar... na minha escola houve 100% de adesão, mas noutras não houve. Desse modo, é impossível para a escola notificar os alunos previamente. Os elementos do sindicato tentam sempre verificar quem adere ou não, mas é habitual haver mudanças de última hora por quem está menos convicto da decisão (e que têm o direito de o fazer).

O que a escola deveria ter feito era, sabendo que há greve dos professores e que existe uma forte probabilidade de não se realizarem exames, simplesmente cancelar todos os exames nesta altura e estabelecer um novo calendário. Mas aí a culpa é de quem for responsável pela elaboração do calendário dos exames e não dos professores em greve, pois eles avisaram antecipadamente que a iam fazer, dando tempo para a escola tomar as provisões necessárias.

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

izinh4 Escreveu: Em vez de criticares, podes sempre sugerir ideias de luta para os alunos do politécnico, é bem mais util.
Os alunos quando querem têm muita força. Basta saber um pouco do que se passou no passado. E nem precisamos de ir aos anos 60. Nos anos 90 houve muita luta estudantil e os ministro da altura passaram um mau bocado. Mas de facto, parece que nos últimos anos, a força dos alunos se esvaziou. Não sei se se interessam mais por outras coisas ou se a massificação do ensino lhes enfraqueceu as ideias.

Nuno Valente
Experiente
Experiente

Exatamente, a questao é mesmo essa Pedro se fosse tudo avisado, havia impacto na mesma, porque iria haver um adiamento, mas nao prejudicava os alunos tao seriamente, eu no meu caso o unico gasto que tenho é nao estar a trabalhar, porque tenho muito que fazer, agora quem tem de pagar casa....e tem outras coisas...nem comento.lolol

Mas da parte dos professores so alguns me tem respondido...e ainda a pouco, recebi a resposta de um prof acerca de um exame a realizar....que a resposta dele foi nem mais nem menos...que: penso que sim.....a minha pergunta se o exame seria naquela data ou seria adiado, ou seja nem os professores sabem o rumo que isto ta a levar....ha falta de informação...

No caso de ensino secundario e preparatorio....realmente ha lacunas enormes.....

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Pedro Escreveu:
O que a escola deveria ter feito era, sabendo que há greve dos professores e que existe uma forte probabilidade de não se realizarem exames, simplesmente cancelar todos os exames nesta altura e estabelecer um novo calendário. Mas aí a culpa é de quem for responsável pela elaboração do calendário dos exames e não dos professores em greve, pois eles avisaram antecipadamente que a iam fazer, dando tempo para a escola tomar as provisões necessárias.
exactamente...ai é que esta o grande problema é que o concelho directivo fiz um calendario de acordo com o que seria melhor para eles e não para os alunos, mesmo depois de terem levado a proposta deles a RGA e a proposta nao ter sido aprovada.

quando falei nas ferias atras nao me referia a mim porque sou de coimbra nao me vai afectar mas sim alunos que sao das ilhas e que ja tem voos marcados! E não se trata de estudar por obrigação,simplesmente tive semanas a estudar para uma cadeira e agora nao tenho exames,enquanto que podia ter começado a estudar para outra com um grau de dificuldade maior e agora nem sequer sei para o que estudar porque nao faço ideia de qual vai ser o meu proximo exame...para quem está de fora isso é indiferente.

E ao que parece os alunos sao os unicos a protestar contra a greve...ainda nao vi por parte do ministerio nem dos orgaos directivos dos institutos reação a esta greve! Ainda nao consegui perceber se os professores estao a ganhar alguma coisa com isto? O ministerio está atender as reenvidicaçoes do professores ou nem por isso? :?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Raquel* Escreveu:E ao que parece os alunos sao os unicos a protestar contra a greve...ainda nao vi por parte do ministerio nem dos orgaos directivos dos institutos reação a esta greve! Ainda nao consegui perceber se os professores estao a ganhar alguma coisa com isto? O ministerio está atender as reenvidicaçoes do professores ou nem por isso? :?
Não reagiram e dificilmente vão reagir até a situação atingir um ponto de quebra total, para tentar saír vencedores da negociação. Eles querem sempre passar a ideia de que está tudo bem, mesmo que esteja praticamente a ceder. Basta ver no nosso caso, que colocámos mais de 100 mil professores numa manifestação e tivemos uma greve com adesão superior a 90%, tendo o governo arranjado maneira de menosprezar isso.