Raquel, então com toda a sinceridade considero a tua opinião válida e honesta, ainda mais se te interessaste e fizeste o que pudeste.
Agora não te acusei de não teres ido à RGA. o que disse foi "O estado amorfo da opinião de alguns colegas ainda nem os fez ir às RGA's saber do que se passa" Mais uma vez atenção ao "ALGUNS", é que não é "muitos" nem "todos".
E mais uma vez reitero, a culpa desta situação não é dos alunos nem dos professores..
Greve dos docentes do Politecnico
-
Raquel*
- Experiente

- Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08
Eu nunca falei aqui em "tacho"...apenas falei que se o facto do teus pais poderem perder o emprego te está a deixar revoltado também me revolta haver pais que tem dificuldades em manter os seus filhos a estudar e o facto de não haver exames está aumentar as despesas destas familias evitadamente,mas pronto esse essunto para mim acabou porque,como já disse anteriormente, não estou aqui para discutir a situações familiares de ninguém.Mesk Escreveu:Ninguem me ofendeu é? Quando o iscac Duffy me chamaram de JSD a matar ou os iscacs Duffy e a Raquel disseram que os meus pais se la estao ha 20 anos é por causa do "tacho" e se ainda nao estao no quadro foi porque andaram à sombra da bananeira, isso então não será uma ofensa?
Quanto ao Duffy eu penso que ele não estuda no Iscac
-
Nuno Valente
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27
-
PRO
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 20 agosto 2007 12:12
Mesk, não concordo. Concordo com a greve, mas acho intolerável a forma de luta como foi levada.Mesk Escreveu:Outra incoerencia essa sim onde quero chegar, como podem alguns estar solidários com os professores e não apoiar a greve. Acho que são posições contraditórias. O estado amorfo da opinião de alguns colegas ainda nem os fez ir às RGA's saber do que se passa!!!!
Mais, uma das razões que mais desiludiu os alunos, foi que foi feito um compromisso que não haveria mais greve a partir de dia 13 (1º pré-aviso de greve) e saiu um 2º pré aviso... Mal sai o 2º, sai logo o 3º.
Basicamente, andaram a roer a cordar... A fazer promessas sem as cumprir.
Acho fantástico quando se fala em 70% dos docentes do politécnico, e das 2 instituições que se deslocaram para Lisboa, só precisarem de um autocarro (52 lugares). Se do ISEC, são quase 200 professores e do ISCAC mais uns quantos... é só fazer as contas e verás que 52 lugares (caso fossem só do ISEC, que não foi) chegaria aos 25%. Os outros não lutam? Não estão aflitos? Baixaram os braços? Nós somos muito prejudicados, o ensino politécnico irá baixar de qualidade, mas eles (alguns) é que ficam sem emprego.
-
Miffy
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
-
Nuno Valente
- Experiente

-
Mesk
- Novato

- Registado: domingo, 19 julho 2009 20:19
Não se preocupem, deixo em paz os meus problemas familiares, que entendo serem problemas ligados aos estatutos do politécnico de forma íntima e que se podiam extrapolar às outras famílias de professores do politecnico. Não falo mais dos que estão de um lado da greve (grevistas em risco de perder o emprego), vamos só falar dos alunos então porque este blog pelos vistos é criado por eles e para eles discutirem sobre os seus problemas.
Pro: não consigo concordar com a tua opinião: Se a greve é por definição uma ausencia de serviço não percebo de que outra forma poderiam os professores ausentar-se do seu serviço nesta altura (os estatutos aguardam promolgação com o PR neste momento por isso o momento de luta é agora). As aulas já acabaram, neste momento os professores fazem exames e corrigem testes, não vejo outra forma de greve.
Concordaria se me dissesses que aprovavas outro tipo de manifestação que não a greve, mas agora a greve é que não percebo.
Agora saberás também que todos os professores equiparados estão a ver os seus contratos renovados anual ou bienalmente, a grande maioria sofre pressões dos superiores e não quer dar bandeira sobre o risco de não ver o contrato renovado. Conheço um fulano de um politecnico do interior (que nao vale a pena mencionar qual) que tem 2 filhos e tá em posição precária e sempre que alguem lhe fala da greve ele sai do local porque nem quer sequer ouvir para não ser conotado a ela cm medo de represálias na altura da renovação. Também o considero um cobarde por isso, mas não com menos direitos que os outros nem a merecer despedimento por isso. Nisso sim concordo então contigo, faltam muitos, mas não é por não estarem aflitos.
Quanto ao resto, eu argumentar argumento, respondem-me com um "Deus" e JSD e afins e solidarizam-se (mais uma incoerencia do NV que diz "responde ao que falar para ti" e "nao uses a solidariedade").
Pelos vistos neste blog só podem falar os estudantes contra-greve...
Pro: não consigo concordar com a tua opinião: Se a greve é por definição uma ausencia de serviço não percebo de que outra forma poderiam os professores ausentar-se do seu serviço nesta altura (os estatutos aguardam promolgação com o PR neste momento por isso o momento de luta é agora). As aulas já acabaram, neste momento os professores fazem exames e corrigem testes, não vejo outra forma de greve.
Concordaria se me dissesses que aprovavas outro tipo de manifestação que não a greve, mas agora a greve é que não percebo.
Agora saberás também que todos os professores equiparados estão a ver os seus contratos renovados anual ou bienalmente, a grande maioria sofre pressões dos superiores e não quer dar bandeira sobre o risco de não ver o contrato renovado. Conheço um fulano de um politecnico do interior (que nao vale a pena mencionar qual) que tem 2 filhos e tá em posição precária e sempre que alguem lhe fala da greve ele sai do local porque nem quer sequer ouvir para não ser conotado a ela cm medo de represálias na altura da renovação. Também o considero um cobarde por isso, mas não com menos direitos que os outros nem a merecer despedimento por isso. Nisso sim concordo então contigo, faltam muitos, mas não é por não estarem aflitos.
Quanto ao resto, eu argumentar argumento, respondem-me com um "Deus" e JSD e afins e solidarizam-se (mais uma incoerencia do NV que diz "responde ao que falar para ti" e "nao uses a solidariedade").
-
Nuno Valente
- Experiente

Mesk Escreveu: Quanto ao resto, eu argumentar argumento, respondem-me com um "Deus" e JSD e afins e solidarizam-se (mais uma incoerencia do NV que diz "responde ao que falar para ti" e "nao uses a solidariedade").
Olha olha....mas quem falou contra ou a favor da greve?? podes voltar a ler de novo o que eu te escrevi, eu disse isso, porque eu falo para as outras pessoas e tu vens responder por elas, e dai falar em solidariedade, se nao percebeste volta atras e le.
E ainda gostava de saber quem es tu para me chamar incoerente!!!!!!!!!!!!
Pelo que disses-te a uns topicos atras, que tinhas autoridade para falar, provavelmente, coitadinhos de nos todos ao teu lado....
Quem é bom é bom.....vou tentar comer umas papas cerelac para ser assim um dia tb.
-
PRO
- Experiente

Numa parte tens razão, agora explica-me só uma coisa...se a adesão foi assim tão alta, que foi! Porque é que os caríssimos professores não declararam greve? Porque receberiam metade né?Mesk Escreveu:Não se preocupem, deixo em paz os meus problemas familiares, que entendo serem problemas ligados aos estatutos do politécnico de forma íntima e que se podiam extrapolar às outras famílias de professores do politecnico. Não falo mais dos que estão de um lado da greve (grevistas em risco de perder o emprego), vamos só falar dos alunos então porque este blog pelos vistos é criado por eles e para eles discutirem sobre os seus problemas.
Houve uma frase que eu disse numa reunião (antes do encerramento dos portões do ISEC) que me interpretaram mal, mas que passo a dizer "Vocês (professores) têm a vossa carreira... A nossa nem sequer iniciou".
Achas justo pessoas que têm compromissos com empresas para iniciar o trabalho em Setembro, já para não falar de férias, verem essa chance a fugir-lhes entre os dedos?
Eu creio que não. Os professores e o seu sindicato, tentaram uma estratégia de juntar alunos na sua luta... E essa estratégia falhou. Falhou tudo. Desde o início que é notória a falta de coesão nessa luta.
-
Mesk
- Novato

Bem NV, então eu não fcava com a roda e tu com os pedais? pensei que tinhas dado uma de superior e que não valia a pena insistir na discussão, e, desse modo sarcástico, revelavas o teu desinteresse superior?
Quanto a essa de "Olha olha....mas quem falou contra ou a favor da greve??" do Nuno Valente, foste tu memo que ... 5... posts antes disseste que "fica com a roda que eu fico com os pedais, pois a tua conversa vai sempre de encontro com os teus problemas de familia. E eu nao discuto problemas familiares."
Ora engraçado, na minha modesta opinião os meus problemas familiares são muito bem discutiveis sobre o tema da greve já que ambos os meus pais são grevistas e portanto do outro lado da questão aqui falada. Se algum aluno tem neste post direito de dizer que foi prejudicado com os estatutos e a greve, tambem eu tenho direito de dizer que fui prejudicado pelas mesmas razões já que uma possibilidade é eles serem despedidos. Ora "se eu não posso falar em nome das famílias" que estão em rico de ficar sem emprego, então há aqui neste blog uma tendencia clara contra-greve, não é Nuno?
A minha "conversa vai sempre de encontro com os teus problemas de familia", pois a tua vai sempre de encontro aos teus exames perdidos e os outros todos Palops, erasmus, etc (que ainda não vi nenhum aqui, acho eu, mas que muitos usam na bandeira!!!!).
E sabes, tou a ficar cansado de te apontar as incoerências.
Também tu disseste agora, e com toda a razão que ta dou, que eu julgava ter autoridade para falar neste blog. Mas saberás tu NV o que quer isso dizer ou também confundes as frases? Isso quer dizer que me acho com MAIS direitos para falar do que os outros ou que me acho com TANTO direito como os outros? É por ter a palavra "autoridade" que julgas que venho numa de autoritarismo?!? Não percebo a falta de capacidade de entendimento dessa frase, somos todos estudantes do ensino superior e já devemos ter lido um livro ou outro, o que nos dá a bagagem para discutir e perceber uma frase simples com um sujeito e um predicado.
E sabes NV, nesta altura já a conversa descambou tanto que eu podia mandar só uma posta a chamar-te pela 5ª ou 6ª vez de incoerente mas como sou "Deus" aproveito e continuo a argumentar teimosamente a minha opinião, retorquindo ao (a) Pro que ainda se dá ao "trabalho" de argumentar e falar educadamente aqui com o autoritário "Deus" da JSD.
Pro, não percebi muito bem quando disseste da adesão tão alta, tavas a falar só de Lx, coimbra e porto? Sei que nos politecnicos do interior a adesão foi 0 ou quase pelo que te disse atras, inclusive pelo que percebi o proprio sindicato desanconselhou os professores do interior a fazer greve se fossem pequenos grupos pois esses professores seriam obviamente prejudicados, o que até consigo compreender.
Agora os nºs de adesão à greve são calculados a partir das secretarias dos politecnicos, pelo nº de professores que comunicou estar de greve (e não ganham metade Pro, ganham zero...). Se a adesão foi alta e o nºs indicaram isso, é porque realmente essas pessoas estavam oficialmente de greve e sem receber durante o mes de Julho. Agora se me disseres que os valores que o governo indica são menores que os do sindicato, já se sabe que uns desvalorizam e os outros inflacionam.
Quanto ao que dizes sobre a injustiça e o prejuizo para os alunos concordo plenamente contigo, alia já o tinha dito inumeras vezes e até eu mesmo tenho mecanica para fazer por causa disto. Inclusive já concordei varias vezes com essa mesma falta de coesão, tanto entre alunos como entre professores e inclusive ja mandei alguns mails a um fulano do SNESUP que posta num blog do sindicato deles a propor que ele e juntassem a nós e promovesem mais dialogo e acções concertadas com vista a um maior esclarecimento.
Agora enquanto houverem pessoas a incitar os alunos a não fazerem o que os profs querem, que é se manifestarem (enquanto vão para o Algarve segundo alguns), aí não vamos a lado nenhum. Essas pessoas a meu ver estão a dizer para nesta greve os alunos ficarem quietinhos e não mostrarem descontentamento à opinião publica, e lá se vai o efeito da greve (atenção não estou a dizer que foi alguem neste blog ou do iscc que disse isso), lá se vão os direitos dos alunos a fazer exames e os direitos do professores.
Quanto a essa de "Olha olha....mas quem falou contra ou a favor da greve??" do Nuno Valente, foste tu memo que ... 5... posts antes disseste que "fica com a roda que eu fico com os pedais, pois a tua conversa vai sempre de encontro com os teus problemas de familia. E eu nao discuto problemas familiares."
Ora engraçado, na minha modesta opinião os meus problemas familiares são muito bem discutiveis sobre o tema da greve já que ambos os meus pais são grevistas e portanto do outro lado da questão aqui falada. Se algum aluno tem neste post direito de dizer que foi prejudicado com os estatutos e a greve, tambem eu tenho direito de dizer que fui prejudicado pelas mesmas razões já que uma possibilidade é eles serem despedidos. Ora "se eu não posso falar em nome das famílias" que estão em rico de ficar sem emprego, então há aqui neste blog uma tendencia clara contra-greve, não é Nuno?
A minha "conversa vai sempre de encontro com os teus problemas de familia", pois a tua vai sempre de encontro aos teus exames perdidos e os outros todos Palops, erasmus, etc (que ainda não vi nenhum aqui, acho eu, mas que muitos usam na bandeira!!!!).
Também tu disseste agora, e com toda a razão que ta dou, que eu julgava ter autoridade para falar neste blog. Mas saberás tu NV o que quer isso dizer ou também confundes as frases? Isso quer dizer que me acho com MAIS direitos para falar do que os outros ou que me acho com TANTO direito como os outros? É por ter a palavra "autoridade" que julgas que venho numa de autoritarismo?!? Não percebo a falta de capacidade de entendimento dessa frase, somos todos estudantes do ensino superior e já devemos ter lido um livro ou outro, o que nos dá a bagagem para discutir e perceber uma frase simples com um sujeito e um predicado.
E sabes NV, nesta altura já a conversa descambou tanto que eu podia mandar só uma posta a chamar-te pela 5ª ou 6ª vez de incoerente mas como sou "Deus" aproveito e continuo a argumentar teimosamente a minha opinião, retorquindo ao (a) Pro que ainda se dá ao "trabalho" de argumentar e falar educadamente aqui com o autoritário "Deus" da JSD.
Pro, não percebi muito bem quando disseste da adesão tão alta, tavas a falar só de Lx, coimbra e porto? Sei que nos politecnicos do interior a adesão foi 0 ou quase pelo que te disse atras, inclusive pelo que percebi o proprio sindicato desanconselhou os professores do interior a fazer greve se fossem pequenos grupos pois esses professores seriam obviamente prejudicados, o que até consigo compreender.
Agora os nºs de adesão à greve são calculados a partir das secretarias dos politecnicos, pelo nº de professores que comunicou estar de greve (e não ganham metade Pro, ganham zero...). Se a adesão foi alta e o nºs indicaram isso, é porque realmente essas pessoas estavam oficialmente de greve e sem receber durante o mes de Julho. Agora se me disseres que os valores que o governo indica são menores que os do sindicato, já se sabe que uns desvalorizam e os outros inflacionam.
Quanto ao que dizes sobre a injustiça e o prejuizo para os alunos concordo plenamente contigo, alia já o tinha dito inumeras vezes e até eu mesmo tenho mecanica para fazer por causa disto. Inclusive já concordei varias vezes com essa mesma falta de coesão, tanto entre alunos como entre professores e inclusive ja mandei alguns mails a um fulano do SNESUP que posta num blog do sindicato deles a propor que ele e juntassem a nós e promovesem mais dialogo e acções concertadas com vista a um maior esclarecimento.
Agora enquanto houverem pessoas a incitar os alunos a não fazerem o que os profs querem, que é se manifestarem (enquanto vão para o Algarve segundo alguns), aí não vamos a lado nenhum. Essas pessoas a meu ver estão a dizer para nesta greve os alunos ficarem quietinhos e não mostrarem descontentamento à opinião publica, e lá se vai o efeito da greve (atenção não estou a dizer que foi alguem neste blog ou do iscc que disse isso), lá se vão os direitos dos alunos a fazer exames e os direitos do professores.
-
Nuno Valente
- Experiente

Mesk Escreveu: eu podia mandar só uma posta a chamar-te pela 5ª ou 6ª vez de incoerente mas como sou "Deus" aproveito e continuo a argumentar teimosamente a minha opinião, retorquindo ao (a) Pro que ainda se dá ao "trabalho" de argumentar e falar educadamente aqui com o autoritário "Deus" da JSD.
Entao manda as postas que quiseres....eu tambem falei sempre educadamente contigo, caso contrario ve quem foi o artista que começou, mas tambem nao me interessa, no meio aqui de tanta gente, tem que haver mesmo um deus......
Mas....deus é grande....
-
PRO
- Experiente

Sabes bem que em certos politécnicos do interior se vive um regime quase ditatorial e quem levantar a garimpa, está lixado.Mesk Escreveu:Bem NV, então eu não fcava com a roda e tu com os pedais? pensei que tinhas dado uma de superior e que não valia a pena insistir na discussão, e, desse modo sarcástico, revelavas o teu desinteresse superior?
Agora também deixo uma pergunta, que é: Se não há essa união, considerando que os ISE's representam 40% da classe docente do politécnico, que nos ISE's todos os descontentes fazem greve... ficamos numa situação de 40% contra o novo ECPDESP e 60% a favor. Certo?
Mais, outra: Será que são estes os professores que se querem no Ensino Superior Politécnico? Capazes de hipotecar a vida de uns em defesa das suas causas? Não há uma estratégia coerente dos professores... É impressionante, foram comidos pelo Sindicato e alguns ainda não viram isso.
-
Mesk
- Novato

Pro Respondendo à tua 1ª pergunta
Nos ISE's ha 40% a fazer greve e contra o estatuto. São os equiparados precarios. Os outro 60% já estão no quadro com contrato por tempo indeterminado, não tem razão para serem a favor da greve (há excepções aqui). Além do mais o Gago atirou um osso a estes 60% para não se unirem aos 40%, deu-lhes mais uma posição de topo que foi o "coordenador principal", em que esses poderão alcançar, ganhando tanto como um professor catedrático da Universidade.
à tua 2ª pergunta não a posso responder porque discordo da tua interpretação das "camadas" de professores que constituem o Ensino Superior Politécnico; porque estes 2 estratos lutam por coisas diferentes, uns por não serem despedidos (precarios), os outros para ganharem ainda mais dinheiro (os do quadro).
E atras ja disse, os precarios se forem para os quadros não passam a ganhar mais, ganham exactamente o mesmo, não é ganância que os move...
Nos ISE's ha 40% a fazer greve e contra o estatuto. São os equiparados precarios. Os outro 60% já estão no quadro com contrato por tempo indeterminado, não tem razão para serem a favor da greve (há excepções aqui). Além do mais o Gago atirou um osso a estes 60% para não se unirem aos 40%, deu-lhes mais uma posição de topo que foi o "coordenador principal", em que esses poderão alcançar, ganhando tanto como um professor catedrático da Universidade.
à tua 2ª pergunta não a posso responder porque discordo da tua interpretação das "camadas" de professores que constituem o Ensino Superior Politécnico; porque estes 2 estratos lutam por coisas diferentes, uns por não serem despedidos (precarios), os outros para ganharem ainda mais dinheiro (os do quadro).
E atras ja disse, os precarios se forem para os quadros não passam a ganhar mais, ganham exactamente o mesmo, não é ganância que os move...
-
PRO
- Experiente

Continuo a dizer, foram comidos pelo Sindicato... Além de terem acordado tarde.Mesk Escreveu:Pro Respondendo à tua 1ª pergunta
-
Pattipie
- Iniciado

- Registado: sábado, 07 março 2009 17:39
Não acham que está na altura de parar com estas "picardias" pessoais?Nuno Valente Escreveu:Mesk Escreveu: eu podia mandar só uma posta a chamar-te pela 5ª ou 6ª vez de incoerente mas como sou "Deus" aproveito e continuo a argumentar teimosamente a minha opinião, retorquindo ao (a) Pro que ainda se dá ao "trabalho" de argumentar e falar educadamente aqui com o autoritário "Deus" da JSD.
Entao manda as postas que quiseres....eu tambem falei sempre educadamente contigo, caso contrario ve quem foi o artista que começou, mas tambem nao me interessa, no meio aqui de tanta gente, tem que haver mesmo um deus......
Mas....deus é grande....