Que confusão que para aí vai... Estar como equiparado não significa que se ganha como doutorado. Há doutorados equiparados. Há é uma forma de expressão, porque, doutorados equiparados são quase todos. Ser-se equiparado significa que não se está no quadro, ou seja a qualquer momento pode-se ir para a rua.userN Escreveu:A questão é que muitos professores dos ip's estavam muito sossegados e contentes, sem fazer doutoramento, pois estavam como equiparados ou seja ganhando como doutorados,
Greve dos docentes do Politecnico
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
então qual a expressão no politécnico que equivale a ser assistente na uni?Chong Li Escreveu:Que confusão que para aí vai... Estar como equiparado não significa que se ganha como doutorado. Há doutorados equiparados. Há é uma forma de expressão, porque, doutorados equiparados são quase todos. Ser-se equiparado significa que não se está no quadro, ou seja a qualquer momento pode-se ir para a rua.userN Escreveu:A questão é que muitos professores dos ip's estavam muito sossegados e contentes, sem fazer doutoramento, pois estavam como equiparados ou seja ganhando como doutorados,
-
Raquel*
- Experiente

- Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08
-
Chong Li
- Lendário

É assistente também. MAs quem pertence aos quadros é assistente, quem não pertence é equiparado a assistente. Depois, na Univ. é-se Professor Auxiliar quando se faz o doutoramento. No Politécnico é Professor Adjunto (equiparado, se não pertencer aos quadros). Mas enquanto nas Univ. para seres Auxiliar tens que ter o doutoramento, no Politécnico não é obrigatório, para se ser Adjunto.userN Escreveu: então qual a expressão no politécnico que equivale a ser assistente na uni?
-
userN
- Lendário

ora e pelo que percebo é essa a questão que se coloca em relação ao politécnico, as regras vão ser mais ou menos as mesmas e os professores por uma razão ou outra está aí esta greve.Chong Li Escreveu:É assistente também. MAs quem pertence aos quadros é assistente, quem não pertence é equiparado a assistente. Depois, na Univ. é-se Professor Auxiliar quando se faz o doutoramento. No Politécnico é Professor Adjunto (equiparado, se não pertencer aos quadros). Mas enquanto nas Univ. para seres Auxiliar tens que ter o doutoramento, no Politécnico não é obrigatório, para se ser Adjunto.userN Escreveu: então qual a expressão no politécnico que equivale a ser assistente na uni?
-
userN
- Lendário

greve no iscac para durar, um exame que tinha esta 6ª o professor teve o bom senso de avisar (tal e qual fez na época normal) que não ia comparecer.
outro exame que tenho na 4ª, já correm boatos do mesmo cenário, a ver vamos se se confirma.
vou reproduzir o que tenho aqui escrito num panfleto entregue por professores em greve num dia em que não tive um exame: " ... queremos tamvém confortar-vos que o vosso direito à avaliação não estão em causa. Os exames que deixem de fazer por greve serão remarcados e não perderão épocas nem oportunidades de os realizar. "
mas acreditam nisto? não vamos ser prejudicados querem ver... acham sustentável, ter de fazer todos os exames de 1 a 7 de setembro que vai ser a nova época aberta no iscac? existem cadeiras que não houve ainda qualquer exame!
outro exame que tenho na 4ª, já correm boatos do mesmo cenário, a ver vamos se se confirma.
vou reproduzir o que tenho aqui escrito num panfleto entregue por professores em greve num dia em que não tive um exame: " ... queremos tamvém confortar-vos que o vosso direito à avaliação não estão em causa. Os exames que deixem de fazer por greve serão remarcados e não perderão épocas nem oportunidades de os realizar. "
mas acreditam nisto? não vamos ser prejudicados querem ver... acham sustentável, ter de fazer todos os exames de 1 a 7 de setembro que vai ser a nova época aberta no iscac? existem cadeiras que não houve ainda qualquer exame!
-
Chong Li
- Lendário

As regras vão ser as mesmas, só que para as Univ. não vão ser precisos concursos, para os Politécnicos já serão... o que implica que pessoas com 10 ou 15 ou 20 anos, mesmo doutoradas tenham o emprego em risco.userN Escreveu: ora e pelo que percebo é essa a questão que se coloca em relação ao politécnico, as regras vão ser mais ou menos as mesmas e os professores por uma razão ou outra está aí esta greve.
-
Miffy
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
-
Nuno Valente
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27
Chong Li Escreveu:Nuno Valente Escreveu:Conheço varios casos que nem o mestrado tem tirado......pode perguntar a outros membros do forum que conheçam o iscac.
Se nao soube-se nao tinha frisado esta situaçao. em relaçao ao isec, nao faço a menor ideia, dai so falar do que sei.
Esse vários casos, na quantidade de professores do ISCA, representa quanto? E que aulas dão? Teóricas ou práticas? E esses recusam-se a fazer o doutoramento?
Esses casos, sao varios e dão pratica e teorica porque as aulas sao todas teorico/praticas...
-
Nuno Valente
- Experiente

Raquel* Escreveu:a conclusao q chego de tudo isto é q esta greve deveria originar um "confronto" professores ministerio e o que esta acontecer é q ta a tornar se um "confronto" professores alunos e os verdadeiros culpados(ministerio) estao de fora assistir a tudo isto :?
Agora é que disses-te tudo....
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
A assistir e a rir-se, por estarem a ser indirectamente apoiados pelos alunos... duvido que eles esperassem esse "aliado".Raquel* Escreveu:a conclusao q chego de tudo isto é q esta greve deveria originar um "confronto" professores ministerio e o que esta acontecer é q ta a tornar se um "confronto" professores alunos e os verdadeiros culpados(ministerio) estao de fora assistir a tudo isto
-
Nuno Valente
- Experiente

Mesk, continuo a dizer que percebo o teu ponto de vista, tanto do lado dos exames que tas no mesmo lado que nos, mas com o dos teus pais ficarem sempre emprego, isso nao é bem assim.
tambem disseste que tudo o que n tinha doutoramento rua.....nao é bem assim, porque alguns com mestrado valem mais que os que tem doutoramento, mas agora ve, tens um prato com sardinha e outro com camarao, tu comes a sardinha e deixas o camarao;);)
eu como o camarao;) nos profs é igual...se ha tantos com qualificaçoes boas porque nao apostar mais nesses que a partida podem melhorar o ensino? é igual....
Mas isto eu já n tenho nada haver...so quero fazer o meu curso e como cada um diz, puxa a brasa a sua sardinha e muito bem assim...
tambem disseste que tudo o que n tinha doutoramento rua.....nao é bem assim, porque alguns com mestrado valem mais que os que tem doutoramento, mas agora ve, tens um prato com sardinha e outro com camarao, tu comes a sardinha e deixas o camarao;);)
eu como o camarao;) nos profs é igual...se ha tantos com qualificaçoes boas porque nao apostar mais nesses que a partida podem melhorar o ensino? é igual....
Mas isto eu já n tenho nada haver...so quero fazer o meu curso e como cada um diz, puxa a brasa a sua sardinha e muito bem assim...
-
userN
- Lendário

não necessariamente, os alunos não querem é ser prejudicados por uma greve que não é deles, de todo!Pedro Escreveu:A assistir e a rir-se, por estarem a ser indirectamente apoiados pelos alunos... duvido que eles esperassem esse "aliado".Raquel* Escreveu:a conclusao q chego de tudo isto é q esta greve deveria originar um "confronto" professores ministerio e o que esta acontecer é q ta a tornar se um "confronto" professores alunos e os verdadeiros culpados(ministerio) estao de fora assistir a tudo isto
basta pesquisar um pouco para conseguir chegar um pouco mais fundo nos motivos da greve...
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
Mesk
- Novato

- Registado: domingo, 19 julho 2009 20:19
Caro Nuno, desculpa insistir na mesma tecla.
Vamos lá a ver, aqui a analogia da sardinha e do camarão não pode ser usada porque precisamente todos ou quase todos dos precários, vulgo equiparados, são doutores ou quase doutores (camarões), alguns já há muitos anos.
Independentemente de serem o melhor dos doutores ou até estarem a acabar o doutoramento têm que disponibilizar o lugar pra entrarem em competição com um qualquer de fora, e correm o risco de perderem o lugar que têm há 20 anos, e isso não considero justo! Os teus pais, não sei o que fazem, mas alguém lhes disse para tirarem agora o doutoramento e disponibilizarem o lugar deles num concurso internacional? e se aparece alguém com melhor curriculo? olha que concerteza haverá!
e já te tinha dito também, os relutantes ao doutoramento são um punhado de antigos, alguns mestres, vulgo mestrados, que nunca investigaram e não tem tempo nem cabeça para tal. Mas esses, as sardinhas, são os do quadro, vulgo efectivos, vulgo para sempre e não terão de por o lugar à disposição!
O lugar desses não vai ser psto em causa e se aqui reclamam é apenas porque não querem fazer o doutoramento, e também terão o direito a isso porque sempre lá estiveram a dar aulas e a LEI nunca os obrigou, só agora é que o Gago se lembrou disso, era também o que faltava agora obrigar os teus pais a fazer o doutoramento aos 50 anos não? olha que não é fácil, principalmente se os teus pais forem de bragança, viseu, leiria, etc, e terão de viajar para lisboa ou porto ou cimbra para as universidades todos os dias fazer o doutoramento, isto durante 4 anos.
Independentemente desta limpeza de equiparados, mesmo que não afecte a vida familiar dos alunos, ao menos a greve dos que se sentem injustiçados que surta efeito. Sim, porque tens qu concordar que se anda a mexer com diritos das pessoas! Não basta evocar o ideal que seria optimo ter professores melhor dos que os que temos, méciso, juizes e afins, as pessoas que sempre trabalharam e bem não podem ser assim despedidas em nome de uma melhoria! Numa empresa ao fim de 2 anos passas ao quadro, só aqui é que ficas 20, em alguns casos 30 (TRINTA) anos!!!! e nãoficas no quadro e tens que ir embora!!!!! Não podemos limpar a função publica toda e por la uma nova e mais qualificada?
Hoje fecharam os portões a cadeado, o ministro é gago.
Vamos lá a ver, aqui a analogia da sardinha e do camarão não pode ser usada porque precisamente todos ou quase todos dos precários, vulgo equiparados, são doutores ou quase doutores (camarões), alguns já há muitos anos.
Independentemente de serem o melhor dos doutores ou até estarem a acabar o doutoramento têm que disponibilizar o lugar pra entrarem em competição com um qualquer de fora, e correm o risco de perderem o lugar que têm há 20 anos, e isso não considero justo! Os teus pais, não sei o que fazem, mas alguém lhes disse para tirarem agora o doutoramento e disponibilizarem o lugar deles num concurso internacional? e se aparece alguém com melhor curriculo? olha que concerteza haverá!
e já te tinha dito também, os relutantes ao doutoramento são um punhado de antigos, alguns mestres, vulgo mestrados, que nunca investigaram e não tem tempo nem cabeça para tal. Mas esses, as sardinhas, são os do quadro, vulgo efectivos, vulgo para sempre e não terão de por o lugar à disposição!
O lugar desses não vai ser psto em causa e se aqui reclamam é apenas porque não querem fazer o doutoramento, e também terão o direito a isso porque sempre lá estiveram a dar aulas e a LEI nunca os obrigou, só agora é que o Gago se lembrou disso, era também o que faltava agora obrigar os teus pais a fazer o doutoramento aos 50 anos não? olha que não é fácil, principalmente se os teus pais forem de bragança, viseu, leiria, etc, e terão de viajar para lisboa ou porto ou cimbra para as universidades todos os dias fazer o doutoramento, isto durante 4 anos.
Independentemente desta limpeza de equiparados, mesmo que não afecte a vida familiar dos alunos, ao menos a greve dos que se sentem injustiçados que surta efeito. Sim, porque tens qu concordar que se anda a mexer com diritos das pessoas! Não basta evocar o ideal que seria optimo ter professores melhor dos que os que temos, méciso, juizes e afins, as pessoas que sempre trabalharam e bem não podem ser assim despedidas em nome de uma melhoria! Numa empresa ao fim de 2 anos passas ao quadro, só aqui é que ficas 20, em alguns casos 30 (TRINTA) anos!!!! e nãoficas no quadro e tens que ir embora!!!!! Não podemos limpar a função publica toda e por la uma nova e mais qualificada?
Hoje fecharam os portões a cadeado, o ministro é gago.