Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

duffy Escreveu:
Kika2 Escreveu:Na Terça-Feira da semana passada, eu e o pessoal do meu curso, estavamos no Jardim da Sereia a praxar os caloiros e apareceu lá a equipa de reportagem da Sic.
Alguns caloiros falaram e os mais velhotes do curso também, mas não passou nada...
Tens esta reportagem sobre as praxes, não a vi na totalidade, mas acho que não há nada de Coimbra.
dif88 Escreveu:Para quem não viu a reportagem, pode vê-la no seguinte link:
http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... DCFEA2F66A}

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Leia Escreveu:Nao está no codigo, é apenas pratica oral dizer-se que nao é de bom tom filmar a praxe. Até porque estás a revelar parte de algo mistico a pessoas que nao se enquadram no meio.
eu sempre fotografei... sao recordações que ficam...



nao vejo nada de mal em filmar e isso...


é algo tradicional.. é sim, mas não é nenhuma organização secreta!

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

e pá ontem aconteceu-me uma coisa engraçada e bastante boa por um lado passo a contar...

digamos k tive jantar de curso e depois fui para um convívio e comecei ao paleio c duas caloiras que se tinham declarado anti praxe....pois sim devo dizer k foi a conversa mais civilizada k alguma vez tive....n estávamos a stressar uns c o outros....pelo contrário...estivemos a colocar os nossos pontos de vista....e a tentar perceber o ponto de vista da outra pessoa....pois sim eram pessoas 5* (inda me pagaram uns finitos hehe lol)...estivemos por e simplesmente durante uma hora e meia a ter uma conversa sobre tudo o k envolve a praxe....e posso dizer k gostei bastante dakela conversa pois eu tento perceber o PK das pessoas se declararem anti praxe (sendo eu bastante a favor da praxe) e talvez tenha mudado um pouco a opinião quanto a essas pessoas.....

mas inda assim Praxe é PRAXE! :P lol

cumpZ

anateresa
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: quarta-feira, 30 abril 2008 14:22

Mensagem por anateresa »

realmente essa conversa parece ter sido muito saudável. não é muito frequente e deveria acontecer mais vezes...

tenho uma dúvida e espero que me consigam ajudar. conheco uma rapariga que, pelo menos nas praxes, sempre se declarou anti-praxe. qual nao é o meu espanto quando esta semana a vejo com a Pasta da Praxe. Isto não devia acontecer, pois não? Eu estou horrorizada mas penso que este comportamento nao deveria ficar impune. O que fazer?

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Enquanto que o traje é académico, a pasta é praxistica.... Logo, não a deveria usar.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

quer dizer eu acho isso um bocado estúpido....então podem usar traje mas n podem usar a pasta?!?! k lógica isso tem....além disso eu sempre ouvi chamar a Pasta académica e não pasta da praxe....na minha opinião podem usar sem problemas.....embora seja pena n terem passado pela praxe, mas pronto n os vamos estar a julgar por isso...

(desde k depois n praxem tudo bem)

cumpZ

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Existe regulamentação praxistica para o uso de pasta, sendo vedada o seu uso a todos os caloiros e futricas.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

Leia Escreveu:Existe regulamentação praxistica para o uso de pasta, sendo vedada o seu uso a todos os caloiros e futricas.
mas n se sabe se a tal rapariga é caloira ou futrica.....caso n seja nenhum dos casos na minha opinião pode usar a pasta.....

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Se nao me engano, a pasta funciona como uma insignia... qq pessoa pode trajar, mas a pata está vedada antes da primeira queima e há modos distintos de a usar mediante o numero de matriculas... logo por aí, penso q ela nao a pode usar. Mas siceramente, nao estou certa, e nao tenho o codigo cmg.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

anateresa Escreveu:realmente essa conversa parece ter sido muito saudável. não é muito frequente e deveria acontecer mais vezes...

tenho uma dúvida e espero que me consigam ajudar. conheco uma rapariga que, pelo menos nas praxes, sempre se declarou anti-praxe. qual nao é o meu espanto quando esta semana a vejo com a Pasta da Praxe. Isto não devia acontecer, pois não? Eu estou horrorizada mas penso que este comportamento nao deveria ficar impune. O que fazer?
Horrorizada? :lol: :lol: Até parece que ela matou alguém...

anateresa
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: quarta-feira, 30 abril 2008 14:22

Mensagem por anateresa »

a rapariga é semi-puto, tal como eu. estamos no 2.º ano.

exacto! a Pasta é, de facto, vedada a caloiros e futricas. pelo menos está escrito no Código. neste caso, e sendo ela anti-praxe, será uma futrica, certo?

estou horrorizada porque acho incrivel a lata dela! se é anti-praxe deveria sê-lo! e isso aplica-se ao uso da Pasta.

Só não sei o que deva fazer. Mas sei que alguém tem de fazer alguma coisa! Respeito demasiado a Praxe para deixar que esta situação se arraste.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Se ela é anti-praxe, duvido que tenha interesse em acatar as regras da praxe quanto ao uso da pasta (e muito menos os eventuais "castigos"). A pasta está à venda livremente, ela comprou-a... não há nada a fazer. Até já vi alunos do secundário com a pasta, o que me parece ser bem pior.

Pessoalmente, acho que só se deveria fazer algo se ela andasse a praxar caloiros. Aí sim, seria tremendamente injusto e deveria haver algum castigo. Há que lembrar, como já indiquei, que a referida pasta é de venda livre e qualquer um a pode adquirir, nem sequer precisa de ser estudante universitário.

anateresa
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: quarta-feira, 30 abril 2008 14:22

Mensagem por anateresa »

Pois, eu compreendo isso mas continuo a sentir que isto não deveria acontecer. Bem, se não há nada a fazer, vou continuar com os meus olhares fulminantes :oops:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

anateresa Escreveu:Pois, eu compreendo isso mas continuo a sentir que isto não deveria acontecer. Bem, se não há nada a fazer, vou continuar com os meus olhares fulminantes :oops:
Se calhar devias arranjar outras coisas com que te preocupares e deixares a raparigar seguir a vida dela...

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

n vejo qual a razão de TANTO escândalo por ela utilizar a pasta....no código n diz nada quanto a pessoas anti praxe n puderem utilizar a pasta ACADÉMICA!! se bem lhe apeteceram podem utilizar n há nada nem ng k possa impedir isso....até pk n há grande razão para tal....

n é o fim do mundo lol

cumpZ