D. Maria bisa como melhor escola pública
-
- Iniciado
- Registado: quinta-feira, 11 outubro 2007 20:36
Isso deve-se é muito ao facto de agora passar tambem a ser 3º ciclo! Não sei como é lá, se já tem todos os anos ou nao, mas no jose falcao no proximo ano lectivo ja terá 7º 8º e 9º ano. É claro que o jose falcao é muito maior que o dona maria, daí a diferença ser mais sentida. Não penso que seja por causa das notas, pois boas notas no dona maria há todos os anos, assim como no jose falcao.
-
- Administrador
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
- Lendário
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Só se for agora, porque quando lá estudei não era, embora já tivesse a fama. A maioria dos meus colegas de turma e eu próprio tinhamos origens bastante humildes.RuiSantos Escreveu:Okok então!
Pensei que as obras demorassem mais tempo e que afectassem o próximo ano lectivo, sendo assim, deverá ser mesmo por esse motivo!
Mas também não pode ser qualquer aluno a ir para lá, pelo menos se não vestir determinadas marcas e não tiver dinheiro pra gastar é meio caminho andado para se sentir rejeitado... Não sei se concordam se não, mas digamos que é uma escola elitista...
-
- Lendário
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Pois, mas o cenário agora não é o mesmo.Ruizito Escreveu:Só se for agora, porque quando lá estudei não era, embora já tivesse a fama. A maioria dos meus colegas de turma e eu próprio tínhamos origens bastante humildes.RuiSantos Escreveu:Okok então!
Pensei que as obras demorassem mais tempo e que afectassem o próximo ano lectivo, sendo assim, deverá ser mesmo por esse motivo!
Mas também não pode ser qualquer aluno a ir para lá, pelo menos se não vestir determinadas marcas e não tiver dinheiro pra gastar é meio caminho andado para se sentir rejeitado... Não sei se concordam se não, mas digamos que é uma escola elitista...
Com os sucessivos excelentes lugares nos rankings nacionais é natural que as famílias com mais posses queiram colocar os filhos lá, tornando-se na actual escola, elitista!
-
- Regular
- Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43
Eu estava para fazer uma enorme dissertação sobre as ramificações das relações sociais do dona maria...mas como já é tarde nao o vou fazer...digo apenas que o dona maria não é elitista...pelo menos nao foi nestes ultimos 3 anos...antes pelo contrario...vocês rir-se-iam com muitas situações a que eu assisti e em que essas pseudo-elites ficaram expostas e humilhadas pela escola sendo dismitificado esse poserianismo de "superiores"...por isso acho que ja chega de rotular uma escola e as pessoas que a constituiram e constituem...
-
- Lendário
-
- Regular
-
- Lendário
-
- Lendário
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Por acaso também acho que essa coisa do elitismo é mais boato que outra coisa. Quando eu lá estudei, desde o 7.º ao 12.º, existia uma enorme rivalidade entre a D. Maria e a Brotero. A Brotero tinha a fama de ser a escola do "povo" e a D. Maria tinha fama de ser dos "betinhos". A verdade é que eu ía muitas vezes à Brotero, conhecia montes de pessoas lá e garanto que o ambiente era práticamente igual nas duas.
No D. Maria havia de tudo como em todas as escolas, mas a maioria das pessoas até eram dos arredores da cidade, muitas vezes de meios humildes, pois na altura a maioria das escolas dos arredores que hoje existem não existiam. Tinha colegas do concelho todo e até de fora (Penacova, Miranda, Montemor etc.) e não se notava nada desse tão apregoado elitismo.
É verdade que isso já foi há 20 anos... mas já a fama era a mesma de agora.
No D. Maria havia de tudo como em todas as escolas, mas a maioria das pessoas até eram dos arredores da cidade, muitas vezes de meios humildes, pois na altura a maioria das escolas dos arredores que hoje existem não existiam. Tinha colegas do concelho todo e até de fora (Penacova, Miranda, Montemor etc.) e não se notava nada desse tão apregoado elitismo.
É verdade que isso já foi há 20 anos... mas já a fama era a mesma de agora.
-
- Iniciado
- Registado: terça-feira, 14 outubro 2008 22:12
Antes do 25 de Abril sem dúvida que a escola era extremamente elitista , em tudo até metia impressão , contudo após a queda do regime os anos seguintes melhoraram imenso nesse aspecto .
Porém estando eu a frequentar o 12º ano dessa mesma escola , denoto que o tempo de "Salazar" está um pouco a voltar , eu sei do que falo toda a minha familia ja frequentou essa escola e eu agora também estou a frequentar . Mas uma coisa também vos digo meus caros o Colégio Rainha Santa Isabel é o topo do elitismo em Coimbra !
Porém estando eu a frequentar o 12º ano dessa mesma escola , denoto que o tempo de "Salazar" está um pouco a voltar , eu sei do que falo toda a minha familia ja frequentou essa escola e eu agora também estou a frequentar . Mas uma coisa também vos digo meus caros o Colégio Rainha Santa Isabel é o topo do elitismo em Coimbra !
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
- Lendário
O que significa que as melhores 13 escolas nacionais são privadas...!DaniFR Escreveu:A escola secundaria D. Maria conrinua a ser a melhor escolha publica, mas este ano caiu da 5ª posição, que obteve no ano passado, para a possição 14ª.
EDIT
Aquidiz que ficaram em 19º lugar!
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Exactamente.RuiSantos Escreveu:O que significa que as melhores 13 escolas nacionais são privadas...!DaniFR Escreveu:A escola secundaria D. Maria conrinua a ser a melhor escolha publica, mas este ano caiu da 5ª posição, que obteve no ano passado, para a possição 14ª.
Tambem ainda não entendi bem, em que lugar ficou. Na sic falaram no 14º, a rtp e diario de coimbra já diz que foi no 18º.RuiSantos Escreveu: EDIT
Aquidiz que ficaram em 19º lugar!
De qualquer das maneiras, continua a ser a melhor escola publica.
-
- Lendário
- Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
-
- Regular