[COIMBRA] Fotografias Antigas de Coimbra

Para tópicos relacionados com fotografia.
Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

[COIMBRA] Fotografias Antigas de Coimbra

Mensagem por CoolSpot »

Em primeiro lugar os meus parabéns pelo tópico «Vistas aéreas de Coimbra» do Chong Li e pelo tópico «Fotografias de Coimbra» do usaralho. Estes tópicos são uma descanso para a vista para todos aqueles que amam Coimbra.
Recordo-me principalmente do tópico «Fotos antigas zona da Solum» colocado em Fevereiro pelo Chong Li com fotografias antigas da Solum na zona do Eugénio de Castro e Avenida Elísio de Moura. Fez-me recordar um pensamento que tive há uns anos atrás a folhear algumas edições na Feira do Livro:

"Somos herdeiros de uma Coimbra que já não existe mais!"

Muito da cidade tal como ela existia na primeira metade do século XX não existe mais. A "facada" mais conhecida foi a destruição da Alta para a construção de cidade universitária que há muito já rebentou pelas costuras. Mas existem outros exemplos.
Por isso convido-vos a partilharem as imagens antigas de Coimbra que possuam, perpetuando assim uma memória que nunca foi nossa mas que por respeito ao nosso passado não deverá ser esquecido.
Última edição por CoolSpot em quinta-feira, 22 junho 2006 11:34, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Algumas contribuições

Mensagem por CoolSpot »

Imagem
Torre de Santa Cruz. Existia onde hoje se encontram as Escadas de Montarroio, em frente ao Jardim da Manga e ao lado do edifício da PSP.
Foi demolida em 3 de Janeiro de 1935 devido ao mau estado de conservação.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Praça 8 de Maio. Anterior ao rebaixamento do piso ao nível da Igreja de Santa Cruz.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Largo da Portagem. Ainda por lá passavam carros. Vê-se o eléctrico que deixou de circular a 09/01/1980.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Estacionamento á entrada da ponte. Aparentemente aquele estacionamento entre a ponte e o Parque Manuel Braga já existe há muito tempo.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Largo da PortagemMais uma foto da portagem com as costas da estátua do "Mata-Frades" e a Ponte de Santa Clara ao fundo.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Largo da Portagem Foto tirada da Ponte de Santa Clara onde se fê o Hotel Astória, o início da Rua da Sota e o edifício do Banco de Portugal. Vejam o trânsito de então e o trânsito dos dias de hoje.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Pátio das Escolas Já sem o jardim mas mesmo assim sem os carros.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Parque Dr. Manuel Braga 12/02/1983 - Dia em que nevou em Coimbra.
Foto digitalizada a partir de um postal comprado no ESTÚDIO 2000 C.C. Girassolum - Loja 208 - Coimbra

Imagem
Antiga Ponte da Portagem 1951 - Foto tirada a partir da Couraça da Estrela. Reparar no letreiro em baixo a dizer "Auto Industrial".
Foto retirada do livro «Coimbra Imagens do Passado 1940-60» do Dr. Mário Nunes, edição da Livraria Minerva Coimbra.

Imagem
Ponte de Santa Clara 1954 - Foto tirada nas vésperas da sua inauguração. Reparar na antiga ponte de ferro ainda de pé do seu lado direito.
Foto retirada do livro «Coimbra Imagens do Passado 1940-60» do Dr. Mário Nunes, edição da Livraria Minerva Coimbra.
Última edição por CoolSpot em sexta-feira, 30 junho 2006 10:42, editado 7 vezes no total.
Imagem
Imagem
Imagem

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

Eu adoro este tipo de imagens!
tenho diversos postais de Coimbra "do antigamente" e alguns são verdadeiramente incriveis...
Tenho um dessa Torre de Santa Cruz, que com muita pena foi demolida, pois tinha um impacto incrivel naquela zona e era um edificio magnifico.
Ficam aqui 2 imagens que tinha aqui guardadas no pc, da anterior ponte à de Santa-Clara e da Portagem, da zona do Hotel Astória :)
E coloquem mais! Queremos viajar no tempo!

Imagem

Imagem
Última edição por luisistico em segunda-feira, 10 julho 2006 23:56, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Ó luisistico, coloca a tua foto da Torre de Santa Cruz. Fotos dessas são rarissimas...
Imagem
Imagem
Imagem

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

Eu terei que tirar foto e colocar depois, pq nao tenho scanner. Mas trato disso e coloco. até porque é outra perspectiva da foto que colocaste. Foi tirada ali da zona do Jardim da Manga. Vou tratar disso :)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tenho aquele livro da Velha Alta Desaparecida que tem fotos excelentes!! Numa delas aparece o Dr. Fernando Pimentel, o autor do emblema da Associação Académica de Coimbra. Se for possível digitalizar fotos para colocar aqui eu ponho...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

nem q tires uma foto ka makina e metas cá. o que interessa é perceber-se bem as imagens ;)


optima thread!!

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

dawn_to_dusk_ Escreveu:optima thread!!
Obrigado. :oops:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Tendo em conta o que se passa no tópico ao lado ([Belo] Vistas aéreas de Coimbra), tenham atenção aos direitos de autor, para que não venham depois para aqui uns gajos choramingar... :x

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

banjix Escreveu:Tendo em conta o que se passa no tópico ao lado ([Belo] Vistas aéreas de Coimbra), tenham atenção aos direitos de autor, para que não venham depois para aqui uns gajos choramingar... :x
Já coloquei os devidos créditos nas fotos por mim colocadas.
Fui eu que as digitalizei mas como não fui eu que as tirei não posso opinar sobre o seu uso. Se o seu autor não tiver objecções quanto à sua distribuição eu também não tenho.

P.S.
Só a título de exemplo: o Lino também utiliza uma userbar da minha autoria e ainda não me queixei. Porquê? Porque não me importo. Aliás até acho elogioso... :oops:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Actualizado o meu post com uma foto do Largo da Portagem.
Imagem
Imagem
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

tá mt fixe! nem parece o mesmo largo

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Actualizado o meu post com mais 3 fotos da zona do Largo da Portagem.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Fotos fantásticas, todas da decada de 30 penso eu... Será assim? Uma referência temporal era importante, gosto especialmente do parque automovel!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

kortese Escreveu:Fotos fantásticas, todas da decada de 30 penso eu... Será assim? Uma referência temporal era importante, gosto especialmente do parque automovel!
As imagens foram digitalizadas a partir de postais sem referência à data.
De qualquer forma penso serem da década de 50 uma vez que a Ponte de Santa Clara foi inaugurada em 1954.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder