Olhar O Longe . Olhar O Antes - estreia 29 de Agosto

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Responder
MARIONET
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: segunda-feira, 17 janeiro 2005 15:23

Olhar O Longe . Olhar O Antes - estreia 29 de Agosto

Mensagem por MARIONET »

Olá a todos!

A MARIONET estreia, já na próxima semana, a sua mais recente produção.

Dia 29 de Agosto, 6ª feira, estreamos o espectáculo "Olhar O Longe . Olhar O Antes", que decorrerá simultâneamente em dois locais da cidade de Coimbra - o Parque Verde do Mondego, junto ao rio, e o terraço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na alta da cidade.

Este primeiro espectáculo que estreamos no Verão e ao ar livre terá apresentações às 6ªs e Sábados às 21h45 até ao dia 22 de Setembro. Os dias de espectáculo são: 29 e 30 de Agosto, e 5, 6, 12, 13, 19, 20 e 22 de Setembro. O último espectáculo, o do dia 22, é excepcionalmente numa 2ª feira pois coincide com o equinócio de Outono.

Enviamos, abaixo, mais informação sobre o espectáculo e a imagem do cartaz.

Apareçam! Contamos convosco!
(e como, apesar de ser Verão, o tempo não está muito previsível, convém trazer agasalho)

Um abraço da
MARIONET

-----------------------------

Imagem


Sobre o espectáculo

Habituada a traçar os caminhos que cruzam a ciência com as artes performativas, a MARIONET dá com Oolooa mais um passo nesse percurso. Aproveitando a efeméride do Ano Internacional da Astronomia que se assinalará em 2009, ano em que se cumprem 400 anos sobre a primeira vez que Galileu apontou uma luneta para o céu, decidimos criar um objecto artístico que, partindo da Astronomia, reflicta sobre o conhecimento que temos do mundo e de nós próprios.

Os telescópios apontados para as galáxias distantes, sejam aqueles que podemos ter na nossa varanda, sejam aqueles, como o Hubble, que colocámos no espaço, recolhem informação do passado do universo. A ténue luz azul que nos chega de galáxias a milhões de anos-luz do nosso planeta mostra-nos essas galáxias tal como eram há milhões de anos atrás. Quanto mais longe conseguimos alcançar usando os nossos olhos tecnológicos, mais recuamos no tempo e nos aproximamos do momento em que a Ciência estima que o universo começou a sua expansão, há 13700 milhões de anos atrás.

Olhar para o céu através de um telescópio é, por isso, utilizar uma máquina do tempo que nos permite ver o passado do mundo. Muitas das questões que se colocam à Ciência, nomeadamente aquelas que se prendem com a origem de tudo - do Homem, da vida, da matéria, da luz - estão relacionadas com acontecimentos passados há milhares de milhões de anos onde algumas teorias científicas consideram ter existido uma inimaginável explosão a partir da qual o universo terá começado a sua expansão, o "big bang". As máquinas do tempo que são os telescópios constituem o nosso ponto de ligação a esse passado longínquo e as ferramentas que nos permitirão, eventualmente, obter as respostas que ansiamos.

Queremos, neste projecto, transpor essas perguntas para o domínio artístico com um espectáculo que reflicta e leve a reflectir sobre elas. Uma forma que encontrámos para colocar de forma mais incisiva o cerne do espectáculo ao público que a ele assistir é a de criar condições de assistência invulgares.

A acção decorre simultaneamente em dois locais distintos como forma de sublinhar as condições de distância entre observador e observado habitualmente existentes nas observações astronómicas. No local de cota mais baixa, o Parque Verde do Mondego, acontece uma apresentação sobre Astronomia durante a qual é realizada uma experiência para encontrar resposta a uma pergunta sobre as estrelas. No local de cota mais elevada, o terraço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, será criada uma constelação artística a partir de histórias míticas associadas a algumas constelações celestes.

A assistência ao espectáculo no local de cota mais baixa é gratuita.

A assistência ao espectáculo no local de cota mais elevada custa 5000€ (apenas uma pessoa por apresentação, mediante marcação prévia).

Quem assistir ao espectáculo no local de cota mais baixa pode assistir igualmente à acção a decorrer no local de cota superior a olho nu, à distância, pois os dois locais ficam em linha de vista e, adicionalmente, através das imagens captadas por um telescópio e parcialmente projectadas num écran.

--
Para mais informações:
www.marioneteatro.com
marionet@marioneteatro.com

kim
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: domingo, 31 agosto 2008 9:23

Mensagem por kim »

Olás!

Bem, parece-me bem interessante! Não conhecia o grupo. Já marquei na minha agenda para início de Setembro!
Kiss

MARIONET
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: segunda-feira, 17 janeiro 2005 15:23

Últimas apresentações

Mensagem por MARIONET »

Olá!

Nos próximos dias 19, 20 e 22 de Setembro (6ª, Sáb. e 2ª) às 21h45, em simultâneo na ponte pedonal Pedro e Inês e no terraço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, apresentamos os últimos espectáculos do nosso projecto transdisciplinar "Olhar O Longe . Olhar O Antes" (OOLOOA).

Serão as últimas oportunidades para assistirem a esta invulgar viagem às estrelas sobre o leito do rio Mondego e observar a constelação artística presente no topo de todo o conhecimento acumulado da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

No dia 22, dia da última apresentação, assinalaremos o equinócio de Outono e a consequente entrada nesta estação do ano.


Sobre o espectáculo:

Integrado nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, este projecto transporta a relação observador/observado existente na Astronomia entre o astrónomo e os astros, para o "palco", na relação entre o público e o espectáculo. Além disso, convida a assistência ao usufruto não convencional de espaços urbanos, chamando a atenção tanto para o património edificado da cidade, como para o céu estrelado, recentemente classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Em OOLOOA, tendo a Astronomia por tema, apresentamos duas percepções diferentes do mundo, uma da Arte outra da Ciência, a primeira no topo do edifício da Biblioteca Geral, mais próxima das estrelas, a segunda a cerca de 700 metros em linha de vista, num plano mais baixo, suspensa sobre as águas do rio Mondego.

No plano superior é apresentada uma representação artística sobre o mito de Perseu, inspirada na constelação celeste homónima e outras constelações associadas (como Andrómeda, Cassiopeia ou Cefeu).

No plano inferior o espectáculo apoia-se na estrutura de um artigo científico, apresentando informação genérica sobre as estrelas e a história da Astronomia, e realizando, simultaneamente, uma "experiência" com o público, que convida à reflexão sobre a nossa dimensão no universo e o papel da ciência nas nossas vidas.

Há mais informações nas páginas:
http://www.marioneteatro.com
http://oolooa-marionet.blogspot.com

Em anexo enviamos uma foto do espectáculo, da autoria de Francisca Moreira.



Olhar O Longe . Olhar O Antes

Datas: 19, 20 e 22 de Setembro de 2008 às 21h45
Locais: Ponte pedonal Pedro e Inês e terraço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Preço: Ponte pedonal – gratuito | terraço da biblioteca – 5000€ (apenas um espectador por sessão e sujeito a reserva antecipada)



Os espectáculos poderão ser cancelados caso se verifiquem condições atmosféricas adversas, por isso aconselhamos, sobretudo a quem vem de longe, a ligar-nos no próprio dia a confirmar se haverá espectáculo. E a levar agasalho ;-)


Um abraço da
MARIONET


Imagem


--
www.marioneteatro.com
marionet@marioneteatro.com
Tlm: 931671163

Responder