S. Pedro de Alva para o Guinness

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

S. Pedro de Alva para o Guinness

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

S. Pedro de Alva para o Guinness

Imagem

O S. Pedro de Alva alcançou ontem um feito inédito ao somar a 20.ª vitória consecutiva no campeonato da 1.ª Divisão/série A, da Associação de Futebol de Coimbra (AFC). A vítima deste fim–de–semana foi o Pampilhosense, equipa que foi “despachada” por um concludente 5-1. Uma equipa modesta encontra no trabalho e dedicação diários a única receita para atingir o sucesso, no mapa futebolístico nacional . Agora, é tempo de perpetuar o feito, estando o processo de entrada no livro de recordes do Guinness a avançar a passos largos.
Como noutro domingo qualquer, ontem foi dia de bola um pouco por todo o país. Dos grandes palcos até ao mais pequeno “pelado” da distrital, o esférico rolou e pulou - com maior ou menor discernimento - e as gentes gritaram, festejaram e choraram.
Em S. Pedro de Alva, vila do concelho de Penacova, não foi excepção. Só que, apesar das opiniões divergentes, no Campo Dr. Viegas Pimentel joga a “melhor equipa do Mundo”, ou, pelo menos, aquela que melhor sabe fazer o que, no desporto–rei, realmente interessa: ganhar jogos. Muitos jogos.
As 20 partidas sem perder - sem contar com as três para a Taça distrital - enchem as gentes da terra de orgulho, que, agora, esperam ver o nome da localidade inscrita, a letras douradas, no Guinness Book of Records. A pré–inscrição já avançou, faltando, apenas, a confirmação por parte dos responsáveis pelo famoso livro.
Quanto à tarde, essa foi de festa. Com cerca de 400 pessoas nas bancadas (número que não se vê em muitos recintos de escalões superiores...), as equipas entraram no “pelado” com previsões esclarecedoras. A maior fatia de favoritismo pertencia, obviamente, aos homens da casa, só que, de forma surpreendente, o Pampilhosense encarnou o papel de “desmancha prazeres” e adiou, por mais alguns minutos, a prometida festa. Aos 13 minutos do histórico encontro, Ivo Alegre gelou as bancadas e deu vantagem aos forasteiros.
Decididos em afirmar os seus pergaminhos, os de S. Pedro de Alva correram atrás do triunfo e, após alguns avisos, chegaram ao empate e, mais tarde, à vantagem - que durou e foi ampliada até ao apito final. Tó Rodrigues, com dois golos, Teodoro, Bruno Abel e Sérgio Rui foram os marcadores de serviço.
No final, as gargantas soltaram a satisfação pelo dever cumprido e, em pleno terreno de jogo, jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos festejaram entusiasticamente.
A alegria estava estampada em todos os rostos, principalmente no do treinador Joca. Auxiliar de acção social - num lar de terceira idade, em Penacova -, o técnico, de 43 anos, nunca imaginou que, no ano de estreia no clube, fosse possível alcançar um feito, que nomes como os de Ársene Wenger, Alex Fergunson e José Mourinho jamais alcançaram. Com uma boa dose de modéstia, Joca atribuiu aos seus jogadores e à Direcção do clube a maior percentagem de mérito.
Já André Santos, capitão de equipa com apenas 24 anos, explicou que este registo se deve ao “trabalho diário” e, essencialmente, à postura decidida, “a pensar na vitória jogo a jogo”. Pelo terceiro ano a envergar as cores do S. Pedro de Alva, o defesa–central - electricista de profissão - contou que “o ambiente que se vive no balneário” e o apoio dos adeptos, tanto em casa como fora, foram factores decisivos “para chegarmos aqui”.
Agora, todos pensam em alargar esta série vitoriosa até ao final da temporada. A invencibilidade já dura desde 24 de Janeiro de 2004, aquando da derrota em Lagares da Beira, por 2-1. Já lá vão 13 meses...

Sucesso aos 29 anos

Fundada a 13 de Dezembro de 1976, a Associação Desportiva e Cultural de S. Pedro de Alva vive dentro de enormes limitações - o que é normal nas pequenas colectividades. As infraestruturas, a prioridade da Direcção do clube, passam pelo campo de jogos Dr. Viegas Pimentel, mas já há projectos para as necessárias alterações. Depois da promoção à Divisão de Honra da AFC, é preciso aumentar as medidas do recinto - até ao momento insuficientes. Com 30.000 euros de orçamento anual, a actividade passa, exclusivamente, pelo futebol, depois de extinta a secção de voleibol. Neste momento, o S. Pedro de Alva conta com a ajuda de 300 sócios pagantes.

in As Beiras
[/img]
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Responder