Eleições na Académica

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Eleições na Académica

Mensagem por Pedro »

Simões pode processar opositor

O candidato da lista A, Eduardo Simões, ameaçou ontem recorrer a instâncias superiores se o outro candidato insistir naquilo a que chamou campanha do insulto. “Não vou permitir que persistam as ofensas pessoais e os ataques à minha honra e à minha memória. Não responderei neste âmbito, mas não deixarei de recorrer às instâncias adequadas, se a isso for obrigado”, referiu o dirigente. Esta resposta vem na sequência da acusação de Maló de Abreu que apelidou, anteontem, de “criminosa” a gestão de Eduardo Simões. O cabeça–de–lista recorreu ao poema “Cântico Negro”, de José Régio - “Não sei por onde vou, sei que não vou por aí” -, para se distanciar do clima em que se encontra a campanha eleitoral da Briosa.

Dirigindo–se ao outro candidato, Eduardo Simões considerou a sua postura como “um insulto directo a João Moreno, indigno de quem tem pretensões a ser presidente da Académica”. Aliás, o candidato espera mesmo que “algumas das pessoas que integram a sua lista se revejam neste tipo de comportamentos, indignos do prestígio do nosso clube”.
José Eduardo Simões acusou o outro candidato de estar a aproveitar–se do momento para desestabilizar a equipa de futebol, “dizendo que mandaria embora estes e aqueles, que contrataria aqueloutros”.
No final, apelou ao bom senso e a uma campanha pela positiva, pretendendo pôr cobro a um clima que - diz o presidente interino - não dignifica em nada o clube e os associados que representam.

Confrontado com perguntas da imprensa, o candidato apenas respondeu a três, onde afastou a ideia de qualquer prejuízo dos resultados da equipa principal no acto eleitoral e reiterou a confiança no director–geral, António Simões.

Na lista apresentada, José Eduardo Simões será acompanhado na direcção por Vasco Gervásio, Luís Neves, João Paulo Fernandes, António Preto, Filipe Cassiano, Luís Godinho, Gonçalo Reis Torgal, Fausto Pereira e Ricardo Lopes. Almeida Santos, Ricardo Castanheira, João Falcão, Maria José Vicente, Isabel Anjinho e Miguel Gouveia são os elementos da Mesa da Assembleia Geral. Já o Conselho Fiscal integra Alberto Santos, Gonçalo Capitão, Vítor Leonardo, Carlos Clemente, Arnaldo Barbosa, José Barroca e Luís Picado. Rui Alarcão, António Campos Neves e Mário Mexia são os três primeiros nomes do Conselho Académico.

Fonte: Diário "As Beiras"
Maló de Abreu entrega lista às 17H00

O médico Maló de Abreu entrega esta tarde, na secretaria do clube, no Pavilhão Jorge Anjinho, a lista candidata aos órgãos sociais da Académica. Para já, apenas são conhecidos quatro dos nomes que irão acompanhar o cabeça–de–lista na direcção. João Francisco Campos, Carlos Portugal, Ferreira da Silva e Bacelar Simões estão confirmados, enquanto Nuno Castanheira Neves - apontado como vice–presidente para o futebol - ainda não era uma certeza ontem à noite. Refira–se que, na Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselho Académico, os rostos principais serão Alfredo Castanheira Neves, Fernando Soares de Carvalho e António Arnaut, respectivamente.

Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, há mais três nomes confirmados na Comissão de Honra da candidatura. O vereador da cultura da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, o juíz–desembargador e “voz do fado de Coimbra”, Fernando Machado Soares, e o juíz do Supremo Tribunal de Justiça, Ricardo da Velha, aceitaram o convite do cabeça–de–lista do projecto “Sempre Briosa”. O deputado socialista Manuel Alegre é o primeiro nome que consta nesta comissão.

De salientar que a lista liderada pelo médico irá dispor, a partir de amanhã, de uma página na Internet. Em www.semprebriosa.net, os internautas e associados podem encontrar todas as informações relativas à candidatura, bem como enviar as suas questões e dúvidas sobre o projecto.

De salientar que o presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Álvaro Amaro, aceitou o convite que Maló de Abreu lhe dirigiu para presidir ao debate sobre o modelo de gestão do clube. Em declarações ao jornal A Bola, o autarca colocou–se acima da disputa eleitoral, mas não rejeitou o convite. Na conferência de Imprensa de anteontem, o médico referiu que é sua intenção promover uma ampla e participada discussão, durante seis meses, e cujos resultados serão referendados, depois deste período, pelos associados da Briosa.

Entretanto, um dos jogadores que pode ingressar, a título de empréstimo no clube - caso Maló de Abreu vença as eleições -, é o médio atacante Ricardo Sousa, que está nos alemães do Hannover 96. Pouco feliz nesta sua estreia internacional, o atleta, que envergou as camisolas do Beira Mar, Futebol Clube do Porto e Boavista, veria com bons olhos este empréstimo de forma a relançar a sua carreira.

Fonte: Diário "As Beiras"
Hmmm... a atitude da lista da "oposição" parece-me muito longe de ser a mais correcta, principalmente na questão dos jogadores. Estarem a anunciar quem vai saír sem ainda estarem eleitos é muito mau. Se juntarmos a isso o facto de manter ligações à direcção de Campos Coroa, que quase enterrou a Académica... não me parece que sejam grande escolha.

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

ainda não sei em quem vou votar :(
I just want something I can never have

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Simões responsabiliza Maló por maus resultados

«Chegou o momento de dizer basta!». Foi assim que José Eduardo Simões deu o mote para defender a direcção da Briosa das críticas lançadas por Maló de Abreu nos últimos tempos. Numa conferência de imprensa realizada ontem, o actual líder do clube academista responsabilizou ainda o opositor pelos maus resultados da equipa na SuperLiga

«A verdade sobre mentiras e inverdades do Dr. Maló de Abreu» é o título do documento lido ontem por José Eduardo Simões durante uma conferência de imprensa que teve lugar no Pavilhão Eng. Jorge Anjinho. O actual presidente interino da Académica e candidato pela Lista A às eleições marcadas para a próxima sexta-feira entendeu que estava na hora da direcção responder às acusações que o comandante da Lista B tem vindo a fazer, uma vez que «uma mentira muitas vezes repetida, e não desmentida, corre o risco de parecer uma verdade, e de iludir os associados».

De acordo com a direcção cessante «a sucessão de mentiras ou inverdade está a ultrapassar os limites do tolerável. Estamos perante uma tentativa infame de manchar o trabalho sério e dedicado de quem, naquela que foi sem dúvida uma das horas mais difíceis da vida da AAC/OAF, soube assumir as suas responsabilidades (e não se resguardou sorrateira e oportunisticamente à espera de melhor oportunidade)».

Assim sendo, num extenso documento, os dirigentes da instituição da cidade do Mondego elegem cinco pontos diferentes (orçamento do futebol profissional, passivo, orçamento da formação, salários em atraso na formação e situação de litígio com jogadores) para rebater as críticas.

Em relação ao orçamento para a temporada 2004/ /2005, José Eduardo Simões negou que a Briosa tenha o quarto maior orçamento do escalão maior do futebol português, indicando antes que esse «não vai além do décimo ou décimo primeiro lugar da SuperLiga, ao nível do Beira-Mar e do Nacional».

Sobre o passivo, o líder explicou que «a verdade é esta: o passivo real era de 9.5 milhões de euros: seis milhões formais e mais 3.5 milhões de dívidas de curto prazo, que tinham que ser pagas em 2003 - a jogadores, por exemplo -, sendo que parte das receitas de 2003 tinha sido antecipada e não estavam disponíveis para cobrir esses pagamentos. Apresentando agora 7,15 milhões, isso corresponde a um esforço financeiro enorme, só possível com empenhamento pessoais e colaborações desinteressadas (onde estava o Dr. Maló nessa altura difícil?). O passivo desceu assim realmente em mais de 2 milhões de euros».

No referido documento é ainda dito nos dois items relativos à formação que o orçamento para essa área é de cerca de 6% a 7% e que os salários em atraso nesse departamento são de quatro meses, havendo uma recuperação de, precisamente, quatro meses, desde que esta direcção entrou em funções.

Prazo de 48 horas a Campos Coroa

Quanto à situação de litígios com jogadores, José Eduardo Simões negou que a Académica tenha 13 casos para solucionar, referindo que há apenas três situações por resolver, mais concretamente os de Marcelo, Jorginho – «há efectivamente um litígio, dado não ter sido possível o diálogo com o jogador» - e Camilo. Em relação a este último, a direcção fez ontem um ultimato a Campos e Coroa e a outros dois dirigentes da altura: «Damos 48 horas às pessoas que assinaram o contrato com o Camilo para nos informarem em que cartório notarial foi reconhecida a assinatura do atleta, para sabermos se é válido». Se tal não vier a suceder, o “timoneiro” da Lista A promete que a Académica irá recorrer aos meios legais que tem ao dispor.

Mas o dirigente máximo da Briosa não jogou apenas à “defesa”. José Eduardo Simões considera que «nunca os valores da Académica estiveram tão ameaçados» e, segundo ele, Maló de Abreu «é o principal responsável pela destabilização e os resultados estão à vista. Os maus resultados avolumaram desde que começou a campanha indigna do Dr. Maló de Abreu».

Na mesma sessão, foi ainda entregue um comunicado de António Simões. O Director-Geral da Briosa não gostou de ver o seu nome envolvido no acto eleitoral. «Nunca estive, não estou e nunca estarei dependente de nenhum “Maló” para trabalhar no futebol português» ou «Não conheço de lado nenhum o Dr. Maló de Abreu, não lhe reconheço nenhuma autoridade ou legitimidade para usar o meu nome», são algumas das frases que se pode ler nesse documento, onde António Simões reforça a confiança na equipa.

Fonte: Diário de Coimbra
Não me parece que atirar as culpas da situação da equipa para a candidatura da lista B seja muito correcto... mas, por outro lado, ainda me parece menos correcto o que essa lista tem andado a fazer...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E as trocas de palavras em volta das eleições continuam. O que se segue são excertos de dois artigos do Diário "As Beiras" que irá saír daqui a umas horas.
Depois, vieram os exemplos: o alegado patrocínio milionário, que ora é da Vodafone, ora de uma companhia aérea, a Coca Cola a patrocinar as camadas jovens, o acordo com o Chelsea e supostos acordos com jogadores como César Prates, Calado, Maciel, Ricardo Sousa e Hugo Almeida, e ainda o Real Madrid a fazer o jogo de apresentação da Briosa. No caso da Vodafone, a lista A apresentou mesmo um fax da empresa, onde é dado conta que jamais existiu contacto com qualquer candidatura à presidência da Briosa, nem tão pouco a empresa de telecomunicações tem intenção de patrocinar o clube.
Temos aqui a Lista A a criticar as "promessas" eleitorais da Lista B. Nos jogadores ainda acredito, mas o patrocínio da Coca Cola e da Vodafone parece-me mentira, assim como a vinda do Real Madrid cá.
José Eduardo Simões garantiu ontem já ter chegado a acordo com três jogadores internacionais, com vista ao reforço do plantel na reabertura do mercado. Todavia, o candidato recusou-se a divulgar os nomes, o que só acontecerá após o jogo com o Beira Mar - “se os divulgasse talvez tirasse dividendos eleitorais, mas essa não é a minha postura”, sublinhou. Garantido é que haverá dispensa de jogadores, disse o candidato, sem, no entanto, precisar quantos.
Três internacionais... provavelmente daqueles que só fizeram um ou dois jogos pela selecção ;). Eu apontava para o Hugo Leal (por empréstimo)... resta saber quem são os outros dois.
Quanto ao facto de não ter apoiado a Direcção actual, Maló de Abreu mostrou um cartão pessoal escrito pelo punho de João Moreno, no qual este lhe agradecia a colaboração e a postura reveladas após as eleições de Fevereiro de 2003. Mas disse mais: “Comprei a bilheteira de um jogo de Taveiro, um camarote no estádio e assinei, com mais 40 pessoas, uma letra de 200 mil contos”.
Mais uma troca de palavras...
No que diz respeito ao Real Madrid, o candidato diz que “é mais fácil” trazê-lo a Coimbra do que os Rolling Stones. E deixou um conselho à lista A. “Preocupem-se com a Académica e não com o que fazemos. O eng. Simões anda a seguir as minhas pisadas”. Quanto a reforços, Maló de Abreu diz estar a negociar com César Prates, Calado e Ricardo Sousa.
César Prates e Ricardo Sousa eram contratações fixes e que até me parecem possíveis.
O antigo jogador da Académica, Camilo, não gostou de ver o seu nome envolvido nesta pugna eleitoral, e ontem manifestou-se indignado com as afirmações de José Eduardo Simões quanto à legalidade do contrato que o ligava ao clube. O atleta diz que irá processar o presidente-interino do clube, e mostrou documentos que atestam a decisão da Comissão Paritária da Liga de Clubes, na qual é dada razão ao jogador.
E mais uma discussão durante a campanha...

CaLiFa
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 14 dezembro 2004 16:44

Mensagem por CaLiFa »

honestamente acho que vai tudo dar ao mesmo. o problema da académica é não haver insdustria na cidade, o que leva a uma clara falta de recursos financeiros de apoio à equipa, tem de ser o casino da figueira a patrocinar.
quanto aos candidatos... venha o diabo e escolha. o simões so la esta pq é a ligação ao grupo amorim, que construiu o estadio, e acabou com a equipa b. o outro coitado... quer é protagonismo.
quanto a possiveis reforços: o ricardo sousa era uma excelente aquisição, o cesar prates nem por isso, para la ter velhos mete-se o rocha :D
também já ouvi na hipotese hugo almeida, o que era fabuloso.

CaLiFa
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 14 dezembro 2004 16:44

Mensagem por CaLiFa »

PS: e o Calado deixou de saber jogar o pouco que sabia quando levou com o Melão

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O César Prates até joga bem. O problema é que, nos últimos tempos dele no Sporting, o Boloni decidiu metê-lo a jogar a médio centro, enquanto metia um central a jogar a lateral direito (sabe-se lá que drogas andava a tomar :lol:). Quanto ao Calado... acho que seria só para aquecer o banco (e espero que só o banco ;) ).

CaLiFa
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: terça-feira, 14 dezembro 2004 16:44

Mensagem por CaLiFa »

a academica nao se pode dar ao luxo de ter gajos em fim de carreira a ganhar uma pipa de massa para aquecer o banco. precisamos de jogadores que joguem, nao de um bando de reformados.
ainda estou para saber como é que querem fazer uma equipa para a europa, se mal se aguentam na superliga

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Um ou outro jogador mais experiente até fazia bem à equipa (o Schmeichel e o Acosta também vinham para o Sporting para se reformarem e foi o que se viu ;) ). Tem é que ser alguém que jogue... o que exclui o Calado.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Académica/OAF: José Eduardo Simões eleito

Num dos actos eleitorais mais concorridos de sempre, a Lista A obteve 56 por cento dos votos.

José Eduardo Simões, até agora presidente interino, suplantou assim o outro candidato, Maló de Abreu, que se ficou pelos 41 por cento.

Com estes resultados, Simões vai agora ocupar o lugar de João Moreno, falecido no passado mês de Outubro.

Fonte: acabra.net

Responder