Origem dos nomes das zonas de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Origem dos nomes das zonas de Coimbra

Mensagem por micromys »

Acho que seria interessante conhecermos a origem dos nomes dos vários locais de Coimbra. Estive a ler um post antigo sobre A Solum em que alguém questionava precisamente a origem deste nome para aquela zona. Esta leitura, juntamente com uma conversa que tive com o meu pai neste fim de semana levou-me a pensar nos diferentes locais de Coimbra e os seus nomes, cuja origem na maioria das vezes desconhecemos.

Assim, fiquei a saber que a urbanização do Gorgulão tem esse nome devido ao facto de em tempos idos ter havido nessa zona uma farta nascente de água que "gorgulava" do interior da terra. Pelo que me foi dito, a nascente ficava na estrada de Eiras onde hoje existe um armazém de vinhos (que parece estar abandonado) ao lado de um stand de automóveis, no cruzamento que dá para o Lidl (à esquerda) e para o Ingote (direita).
Curiosamente, parece que toda a zona desde a Estação Velha e Eiras, indo pelo Bairro de S. Miguel é rica em minas e nascentes de água.

Alguém conhece a origem de outros nomes como Pedrulha, Bolão, etc?

Abraço,

Rui

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Bom tópico

A origem do nome Solum é, como já deves lido, graças à empresa que construiu o Bairro, pois ficou conhecido como o Bairro da Construtora Solum que com o passar do tempo ficou Bairro da Solum

O mesmo já não aconteceu no Monte Formoso.. chamava-se Bairro Ciferro (construído pela empresa Ciferro) mas não ficou com o nome da empresa.. não sei a origem de Monte Formoso..

Bairro de Santa Cruz (da Penitenciária à Praça da Republica) tem esse nome porque foi erigido nos terrenos da Quinta de Santa Cruz, pertença do Mosteiro de Santa Cruz que ia desde a actual Praça 8 de Maio até ao Jardim da Sereia, inclusive

Bairro Operário Bispo-Conde, em Montes Claros, pertinho da nova igreja (a da torre alta) foi o primeiro bairro de operários de Portugal. Grande parte foi já demolido, tem este nome porque foi mandado erigir pelo Bispo Conde de Coimbra Manuel Bastos Pina.

Depois há os nomes de origem muçulmana como Almedina ou Arregaça..

Bairro Marechal Carmona (Bairro General Norton de Matos), toda a gente sabe esta.. foi construído para alojar a população da Alta durante as demolições, naturalmente sendo um bairro novo recebeu nome de uma individualidade política..

Tudo o que se chame quintas.. é porque era uma quinta.. (Quinta da Conchada, Quinta de São Jerónimo, de Vimarães, das Sete Fontes (Celas), da Estrela, da Romeira.. etc..)

Ali junto ao Quartel da Brigada de Intervenção é o Bairro de Santana.. porque aì se situava o convento de Sant`Ana, depois de ter sido mudado da margem do Mondego para onde é o actual quartel..

há mais coisas.. que agora não me lembro..

boa ideia mesmo, qualquer erro que eu tenha corrijam-me.. não sou historiador, só interessado.. :)
Última edição por daniel322 em terça-feira, 10 março 2009 21:22, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Conchada e calhabé são nomes sobre os quais gostava de saber mais.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Monte Formoso é porque o dono da Ciferro, a empresa que construiu o bairro, achou o local belissimo e baptizou-o com este nome. Ali havia o Casal do Rato e, mais acima, onde hoje é a Rua Cidade de Yaroslav, era o Ingote, que baptizou o planalto e o bairro novo do Ingote, aquele mais ao fundo com o tunel.
Adémia, Bairro do Brinca??

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Bairro do Brinca acho que tem a ver com um dos donos da empresa Brinca & Morais, Ldª. (mas vou tentar confirmar)

mauriciopxp
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: terça-feira, 11 julho 2006 16:55

Mensagem por mauriciopxp »

Já tentei obter a resposta mas não consegui. O que seria a "Casa do Sal", na Fernão de Magalhães?

Peço desculpas, a pergunta pode parecer tola, principalmente se o lugar tiver sido algum depósito de sal no passado...

Outro lugar com nome interessante: Vale do Inferno, em Santa Clara. Imagino qual seja o motivo de dar um nome tão estranho a um lugar!

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Esquisito mesmo é Penacova (Pé-na-cova ?) :?

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Deixo aqui um link http://toponimialusitana.blogspot.com/ para uma página onde se escreve sobre a toponímia de várias regiões. Encontrei lá algumas informações interessantes sobre zonas aqui próximas. O autor proibe a cópia ou reprodução do texto sem autorização, por isso optei por colocar o link em vez de colar aqui excertos desrespeitando o autor.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

mauriciopxp Escreveu:Já tentei obter a resposta mas não consegui. O que seria a "Casa do Sal", na Fernão de Magalhães?

Peço desculpas, a pergunta pode parecer tola, principalmente se o lugar tiver sido algum depósito de sal no passado...
pois.. julgo que era mesmo isso :) um depósito onde se vendia o sal que vinha da Figueira..
mauriciopxp Escreveu:Outro lugar com nome interessante: Vale do Inferno, em Santa Clara. Imagino qual seja o motivo de dar um nome tão estranho a um lugar!
Vale do Inferno não é um local em Santa Clara.. posso estar errado mas Vale do Inferno é todo o vale do Mondego na sua passagem por Coimbra.. supostamente tem esse nome porque em Coimbra existe um micro clima (que no verão torna este vale particularmente quente em relação à zona envolvente)
dryden Escreveu:Esquisito mesmo é Penacova (Pé-na-cova ?) :?
Pé-na-Cova ou Pena-Cova :) Segundo suposições de alguns historiadores "Pena" poderia estar relacionado com uma fortificação pois esta palavra de origem germânica significava "pequeno castelo".. acredito que Penacova possa já ter tido castelo, pois também a Vila de Coja já teve e hoje nada resta dele..

Mais gira é a história (estória?) de Penela.. parece que D. Afonso Henriques ao conquistar a vila terá gritado: Coragem! Já estamos com pé nela!.



:lol:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Penacova era um dos 5 castelos da linha defensiva de Coimbra no tempo da reconquista aos Mouros, juntamente com Lousa, Soure, Montemor e Penela...
E sim, a cidade de Coimbra é sempre uns 2 graus mais quentes do que nas previsoes...
Coselhas? Eiras seria a eira da aldeia ou vila? Sei que o foral é muito antigo... Arregaça? Montes Claros? Celas sera por causa do convento cisterciense de freiras... as freiras vivem em celas... Conchada?
Sobre muita da toponimia, ha um livro do Dr. Mario Nunes chamado "Ruas de Coimbra" que aborda muito bem o tema.

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

daniel322 Escreveu:
mauriciopxp Escreveu:Outro lugar com nome interessante: Vale do Inferno, em Santa Clara. Imagino qual seja o motivo de dar um nome tão estranho a um lugar!
Vale do Inferno não é um local em Santa Clara.. posso estar errado mas Vale do Inferno é todo o vale do Mondego na sua passagem por Coimbra.. supostamente tem esse nome porque em Coimbra existe um micro clima (que no verão torna este vale particularmente quente em relação à zona envolvente)
Vale do Inferno e msm em Santa Clara...e um local de dificil acesso automovel. Lembro me de ir para la numa aula de condução e do meu instrutor referir que o nome se adequa ao local devido a dificuldade de condução...

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Lino Escreveu:Penacova era um dos 5 castelos da linha defensiva de Coimbra
Sou de perto de Penacova e desconhecia tal coisa.. :oops:

Boa informaçao :D

CB
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:07

Mensagem por CB »

daniel322 Escreveu:Bairro do Brinca acho que tem a ver com um dos donos da empresa Brinca & Morais, Ldª. (mas vou tentar confirmar)

Bairro do Brinca eram terrenos que pertenciam a Joao Brinca que mais tarde fez uns predios que posteriormente vendeu. A empresa Brinca e Morais, um dos antigos donos era neto deste.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

"Guarda-Inglesa" - terá sido o local onde aquartelou a Guarda Inglesa aquando das invasões Napoleónicas?
E "Pinhal de Marrocos"? Este é estranhíssimo...

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

athena Escreveu:"Guarda-Inglesa" - terá sido o local onde aquartelou a Guarda Inglesa aquando das invasões Napoleónicas?
E "Pinhal de Marrocos"? Este é estranhíssimo...
A Guarda Inglesa é exactamente isso.