É o fim dos paineis de publicidade em ferro! Já nao era sem tempo.PUBLICIDADE - Concurso gera receitas
Outdoors com novo regulamento
Concurso lançado pela autarquia para a utilização de outdoors publicitários regulamenta sector e gera receitas sem precedentes.
Juntou-se o útil ao agradável. A câmara lançou um concurso para a utilização de estruturas publicitárias de grandes dimensões. Resultado: o primeiro ano rende 151 mil euros e os dois seguintes 63 mil euros cada. Mas os “ganhos” também se notam ao nível da “qualidade estética”, frisa Lídio Lopes. Não só pelos materiais regulamentados, como também pela ocupação mais “harmoniosa” do espaço urbano.
Àqueles requisitos, o vereador aduz a “criação de condições para haver estabilidade no sector”. Ou seja, explica, “os concessionários dos outdoors já não dependem da decisão do vereador, tendo a garantia de que podem contar com o espaço durante três anos”. Por outro lado, foi “incutida transparência ao processo de concessão”, com a inclusão de um conjunto de normas no caderno de encargos do concurso público.
Dos 54 espaços disponíveis, 41 já foram concessionados. Neste momento, adianta o autarca, não faltam interessados na concessão dos que ainda se encontram disponíveis. Porém, nesta fase, a adjudicação é directa. “Obedecendo ao regulamento do próprio concurso”, esclarece Lídio Lopes. Os concessionários são obrigados a fazer uma caução de dois mil euros.
Fim do “ferro enferrujado”
Não menos importante foi o facto da nova modalidade de concessão dos referidos espaços publicitários ter acabado com o monopólio. “Agora existem condições para que todas as empresas possam concorrer em pé de igualdade”, afiança Lídio Lopes. Veio ainda acabar com as estruturas de “ferro enferrujado”. Ou melhor, poderá vir a acabar, dado que ainda existe uma, pelo menos, da FGT, na baixa da cidade (na imagem).
Lídio Lopes garante que as normas em vigor também se vão aplicar à referida empresa municipal. A questão estética é, no entanto, aquela que mais marca o conjunto de novas regras para a concessão de outdoors pela autarquia. O que acaba por ser óbvio, uma vez que é a mais visível. Além dos materiais definidos, é ainda tido em conta o alinhamento e a concentração das estruturas por tamanhos e formas.
In As beiras
Já devem ter reparado que têm andado a colocar novos outdoors um pouco por toda a cidade, mas estes já nao sao de ferro, mas sim de madeira, dando uma imagem diferente ao local onde estao instalados.
Lembro-me de dois sitios onde vi colocarem: circular externa e junto ao quartel dos bombeiros sapadores.
E a camara ainda vai ganhar uma boa nota com a concessao dos outdoors.




