Galerias Celas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Galerias Celas

Mensagem por Pedro »

Galerias Celas já no próximo ano

Constituída por cerca de uma centena de lojistas, a Comissão de Comerciantes do Primavera, Tropical e Mayflower está empenhada em dinamizar esta zona.

Entre um conjunto de acções, destaca-se a necessidade de «uniformização do espaço», segundo António Duarte, representante da comissão, criada há apenas um mês.

Para concretizar esse objectivo, a partir do próximo ano, os três centros comercias passarão a ser designados de Galerias Celas.

“Sabemos fazer comércio”

António Duarte rotula a área comercial constituída pelos centros comerciais Primavera, Tropical e Mayflower de «zona vip da cidade». António Duarte foi um dos primeiros lojistas deste centro e, por isso, conhece bem o percurso de uma área que, ao longo de duas décadas de existência, «contribuiu significativamente para o desenvolvimento comercial da cidade».

Hoje, mesmo assombrada pela concorrência das grandes superfícies comerciais, «continua com a mesma força» de outrora, garante. Prova disso é a constituição, há cerca de um mês, de uma Comissão de Comerciantes. Objectivo número um «é defender o comércio tradicional» - tal como os lojistas locais o caracterizam – e mostrar que esta área continua «viva». «Nós sabemos fazer comércio», salientou.

«Entendemos que o comércio tradicional não é só na Baixa de Coimbra. Há outras zonas, que ao longo dos anos deram um incremento significativo à cidade, como são o caso destes três núcleos», salientou ontem Mário Nunes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, no decorrer da apresentação do evento comemorativo do 20.º aniversário do centro, que terá início já este fim--de-semana e se prolongará até final do mês.

«Aqui é possível encontrar empresários activos que conseguem dar a esta área um dinamismo preponderante, sem se deixarem arrastar pelo desânimo da crise económica», acrescentou ainda o vereador, dando conta de um conjunto de «serviços bem enquadrados que aqui é possível encontrar».

Para Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro (RTC), «é importante a dinamização dos espaços comerciais», já que o comércio é uma vertente relevante para o turismo. «O turismo não se esgota nos hotéis, nos restaurantes ou no património. Tem também uma dimensão importante no comércio». É por isso que, segundo explicou Pedro Machado, «a iniciativa merece o apoio da RTC e até do própria Turismo de Coimbra, Empresa Municipal, que terá um papel muito particular nesta dinamização».

Defendendo a zona como espaço privilegiado de compras e congratulando-se pelo convite para fazer parte das comemorações, Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, reconhece que, no entanto, ainda «há muita coisa que tem de mudar» nesta zona comercial, a começar pelo estacionamento – medidas mais eficazes que facilitem o acesso de visitantes - e pela segurança - «maior vigilância para melhor bem-estar».

Fonte: Diário de Coimbra
A ideia das Galerias Celas é interessante. Embora sejam três centros comerciais distintos, a sua proximidade faz com que haja benefícios numa gestão comum.

Também interessante é a longevidade destes três centros comerciais, em especial do Primavera (que continua bem composto em termos de lojas). Pessoalmente, não gosto do aspecto nem do Mayflower nem do Tropical, mas o Primavera tem aguentado bem o passar dos anos... continua com um aspecto limpo e organizado.

Em relação aos problemas mencionados... nunca reparei em falta de segurança (e vou lá 3 vezes por semana). A questão do estacionamento é uma realidade, pois o parque grátis dos shoppings está sempre cheio e os restantes mais próximos são todos pagos. A isto acrescentaria ainda o problema dos arrumadores, que estão presentes em praticamente todos os parques. Eu nunca lhes dei moeda, mas lá que incomodam... mesmo que estacionemos o carro longe deles, vêm na mesma ter connosco a chatear. :?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Realmente dos três, o Primavera está sempre cheio, pelo menos nas lojas da Alameda e a pastelaria estão sempre cheias. Concordo com a ideia, as Galerias são espaços marcantes de Celas e merecem ser preservados. Lojas pequenas, atendimento especializado, encontra-se o pessoal, com bons acessos...

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Quando era pequeno costumava ir a esses centros comerciais ao Domingo, mas com o tempo deixei de lá ir, e eles também deixaram de ser atractivos para tal. A começar que ficam numa zona com muito trânsito, depois há a fauna que tende a multiplcar-se cada vez mais. A própria zona onde estão inserida as galerias, acho-a muito escura e suja. Não digo o forum porque esse está numa zona com bastante ar, mas o DVC que está igualmente inserido num meio densamente habitacional, consegue ser mais limpo e claro, embora também já comece a haver muita fauna naquela zona :roll: :roll:

UrbanLife
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: terça-feira, 07 novembro 2006 19:04

Mensagem por UrbanLife »

De facto, já tinha ouvido um lojista falar das comemorações de aniversário das 3 galerias; só não sabia que se iam juntar num só C.C., o que acho bem uma vez que a maioria das pessoas já fala em Primavera referindo-se ao conjunto.

Durante a semana é super movimentado, principalmente à hora de almoço (em que está à pinha).
Quanto a ser zona VIP, nota-se de facto uma diferença aparente no tipo de pessoas que frequentam estas galerias e as que frequentam, por exemplo, as ruas da Baixinha. O pessoal que se movimenta na Calouste Gulbenkian (senhoras principalmente) é de facto... como direi... material das revistas Caras e VIP; basta olhar para o tipo de população (e edifícios) que Montes Claros acolhe e para os serviços que se localizam na zona para perceber.

Quanto à falta de segurança, basta ler esta notícia de hoje n'As Beiras para verem por onde anda a insegurança. Mas isto já é assunto para um outro tópico...

Quanto aos arrumadores, por mais que os tente ignorar não consigo largar o tique de dar uma última olhadela ao carro antes de virar a esquina, principalmente nas raras vezes em que estaciono nas traseiras do Primavera.
Mas esta não é a única zona onde se pode estacionar sem pagar. Existem algumas alternativas para quem não se importe de andar 5 minutos a pé. :wink:

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu detesto o Mayflower com todas aquelas escadas com pouca iluminação e não muito limpo. No entanto até fico admirada de como é que aquilo ainda tem muitas lojas.