O que achavam de um World Trade Center em Coimbra?Câmara vai ter de pagar indemnização
Duzentos e quarenta mil euros é quanto a Câmara Municipal de Coimbra terá de desembolsar, a título de indemnização, ao ex-presidente da comissão executiva da Sociedade World Trade Center (WTC) de Macau, fruto da extinção do projecto do WTC para Coimbra, para o qual António Leça tinha sido chamado a colaborar ainda durante o executivo do socialista Manuel Machado.
Com a eleição do actual presidente da edilidade, Carlos Encarnação, o projecto, que era para desenvolver junto ao Convento de S. Francisco (em Santa Clara), foi abandonado, tendo, por isso, o município falhado compromissos assumidos até àquela data.
António Leça terá interposto uma acção contra o município, pedindo um montante bastante superior: na ordem dos 400 mil euros. Porém, o julgamento não veio a acontecer, tendo as partes chegado a entendimento: a autarquia deverá pagar 240 mil até final de Maio.
Apesar de o Diário de Coimbra ter tentado, António Leça escusou-se a prestar declarações sobre o assunto.
António Leça, que cessou as funções em Macau para desenvolver o projecto em Portugal, foi indicado pelo executivo de Manuel Machado administrador delegado da Sociedade WTC Coimbra. Porém, a escritura pública para a sua constituição não foi realizada, por falta de comparência de um dos promotores.
Ao Diário de Coimbra, Carlos Encarnação lamentou que o município se veja, agora, obrigado a pagar esta indemnização. «Era um projecto que não tinha pés nem cabeça e que tenta ser feito à boca das eleições» autárquicas – a data escolhida para a escritura da sociedade foi 14 de Dezembro de 2001 –, «com responsabilidades que a Câmara só assumiria a partir de Janeiro de 2002», criticou o presidente da autarquia.
Encarnação reafirma que, já durante a campanha, defendeu que o projecto ofendia, do ponto de vista urbanístico, toda a zona envolvente.
Acresce, no entendimento do edil, que ao abrigo de um pré-contrato entre o município e António Leça, este só seria nomeado após a constituição da referida sociedade. Algo que é contrariado por Manuel Machado. O anterior presidente da Câmara, que disse não ter comentários a fazer na medida que não está em funções, afirmou, no entanto, que «a decisão tomada em Tribunal é objectiva».
«Sobre isso, o processo fala de modo claro. António Leça foi legitimamente investido daquela missão, para ser o coordenador da instalação em Coimbra do WTC», disse o socialista.
Atenção: World Trade Center não significa Twin Towers. Dou, como exemplo, o de Madrid:
