Água está inquinada na Fonte dos Amores
A má qualidade das águas da mítica Fonte dos Amores, na Quinta das Lágrimas (Coimbra), continua por explicar. O inquinamento, supostamente devido a dejectos das fossas sépticas ou esgotos dos prédios limítrofes, levou a Fundação Pedro e Inês a ponderar tomar uma atitude drástica.
Quase três meses depois de José Miguel Júdice (administrador da fundação) lançar o alerta, a empresa Águas de Coimbra ainda não divulgou o resultado das análises que ajudarão a perceber a origem da contaminação. Questionado pelo DN, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Encarnação, remeteu os esclarecimentos para a Águas de Coimbra, empresa a quem remeteu o dossier em Junho. Mas, após várias tentativas, foi impossível ao DN obter um comentário dos responsáveis.
Perante os maus cheiros e a poluição, a solução encontrada - ainda antes de se conhecer o grau de contaminação - foi colocar nenúfares e peixes no tanque central. E agora, a lutar contra a poluição daquelas águas, lá estão nenúfares (brancos, amarelos e azuis), bem como centenas de carpas imperiais. "Estou preocupado com a situação. Se amanhã uma construção feita sem cautela quebrar o acesso da água à quinta, ficaremos perante uma tragédia cultural", diz ao DN José Miguel Júdice.
José Elvas, empresário ligado à produção de plantas aquáticas e peixes decorativos, disse ao DN que "a primeira solução era perceber onde está a falha no saneamento básico que contamina o lençol freático". Enquanto assiste à colocação dos nenúfares e carpas, José Elvas explica que esta "é uma fórmula natural de limpeza dos nitratos das águas".
O canal de água foi mandado construir em 1326 pela Rainha Santa Isabel e pode ser visto no seu troço inicial, até à saída da Quinta das Lágrimas. Segundo Júdice, a obra régia será recuperada com materiais similares aos da Idade Média. Ao lado do palacete oitocentista, os 12 hectares envolventes serão visitáveis até 2009.
Fonte: Diário de Notícias
Bem, os turistas que lá forem à espera de uma Fonte dos Amores vão ficar surpreendidos.
