A notícia já é antiga mas não sei se falaram...
Críticos ingleses e americanos elogiam ponte Pedro e Inês em Coimbra como “ícone da arquitectura”
"A ponte Pedro e Inês, inaugurada a 26 de Novembro, não está apenas a mudar a relação de Coimbra e dos seus habitantes com o rio Mondego. Foi também bem recebida pelo New York Times, Guardian e Independent, que não lhe poupam elogios. Para o jornalista do Independent, a cidade tem agora um “ícone de arquitectura”.
A nova travessia do Mondego foi desenhada por Cecil Balmond, ficando o trabalho de engenharia a cargo do português Adão da Fonseca. (...) Partindo desta dualidade, o americano New York Times deu ao seu artigo de 26 de Novembro o título de “Engenheiro mágico, logo arquitecto”.(...)
O passadiço em madeira da ponte Pedro e Inês tem uma pequena “praça” ao centro a partir do qual derivam dois tabuleiros descentrados para cada uma das margens. Ou seja, o peão como que ziguezagueia suavemente quando passa pelo centro da ponte. Um efeito que, na opinião do crítico do New York Times, significa mais um “arrojo de engenharia” do que uma “experiência física”.
Já o britânico Independent escreve que Coimbra ganhou um “autêntico ícone da arquitectura”, classificando como “tecnicamente brilhantes” os 300 metros da ponte.(...) O autor, o especialista em arquitectura Jay Merrick, chega mesmo a questionar se a nova ponte não representará o arranque de uma nova era em Coimbra e descreve a ponte como “particularmente esbelta”.(...)
O artigo do também britânico Guardian, publicado a 11 de Dezembro, é o que reserva mais elogios para a última obra de Cecil Balmond. “A sua estrutura é revolucionária, ainda que não exuberante; é naturalmente elegante. É também o género de engenharia mágica”.(...)"
Fonte>Público
Críticos ingleses elogiam Ponte Pedro e Inês em Coimbra
-
loirituh
- Experiente

- Mensagens: 336
- Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03
-
TR3S
- Banido
- Mensagens: 224
- Registado: segunda-feira, 12 setembro 2005 1:08
-
bluestrattos
- Lendário

- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Essa notícia já tinha sido discutida aqui no tópico dedicado à Ponte Pedonal Pedro e Inês