Quero ver é como é que vão ali passar o metro.. quanto aos carris, caramba, será que não há uma solução? não daria para rasar o pavimento como fazem nas passagens de nível ou nas outras cidades europeias..?..No passado domingo, um motociclista foi a mais recente vitima da linha de caminho-de-ferro junto do Largo da Portagem.
Pereira, proprietário do bar Navarro, já perdeu a conta aos acidentes que presenciou no local. "Esta é a zona de Coimbra mais falida em acidentes", acredita.
O último foi no passado domingo. "Vinham dois motoqueiros", conta. "Um deles conseguiu equilibrar-se, o outro caiu e ficou com três costelas partidas", acrescenta.
Mas este foi apenas mais um de muitos incidentes: "todos os dias caiem bicicletas ou motorizadas pequenas", revela Pereira, que considera que "é triste ver as pessoas sempre a cair".
O proprietário do bar Navarro recorda alguns dos acidentes que presenciou, desde um "há 40 anos, em que um homem ficou degolado", a um mais recente em que "uma automotora entrou pelo carro de uma senhora", passando por um indivíduo que caiu e teve um problema na rótula, que o obrigou a andar "dois anos numa clínica". "Quando há ciclismo", diz, "são aos 14 e aos 15 de cada vez" a cair. Ele próprio já viu a mesma automotora mais perto do que gostaria: "uma noite, às 22H10, ia ficando debaixo da automotora, que teve de parar para não me bater".
Os motivos para tantas ocorrências são óbvios para Pereira: falta de sinalização. "Não há nada que indique nada", refere, dizendo que a situação é igual no Largo da Portagem e ao fundo do Parque Verde.
O comerciante lembra que, antigamente, junto do seu bar, "estava uma placa a dizer passagem de nível". Placa que agora "já não está".
A solução passa por colocar "placas de aproximação de passagem de nível sem guarda", considera Pereira.
Portagem - Acidentes multiplicam-se na linha da cidade
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Portagem - Acidentes multiplicam-se na linha da cidade
-
Hyper_Viriato
- Novato

- Registado: terça-feira, 25 outubro 2005 22:30
Nunca me tinha apercebido do problema até ter uma DT50c.
O ângulo que a o caminho de ferro faz com a estrada é a grande causa da maior parte dos acidentes com motociclistas.
É impossível passar a linha na perpendicular e qualquer desvio nesse sentido é perigoso devido aos carros...é muito normal as motas de pneus finos acabarem por escorregar e enfiar no carril.
Digo isto porque já cai de mota nesse sitio, aconteceu porque devido ao transito não tive oportunidade para tornar a intersecção com a linha com um ângulo mais seguro...e a chuva não ajudou nada já que a agua é o melhor lubrificante entre a borracha e o metal!
Tive sorte e ninguém me passou por cima. Mas apanhei uma tal pancada no joelho que ainda hoje não está a 100%.
Quando cheguei ao hospital o enfermeiro disse logo -"olha mais outro".
Já fiz 30 por uma linha a andar de mota e já passei por tudo o que é tipo de terreno...mas foi nesse sitio, no meio da cidade que acabei por ter o único acidente grave que alguma vez tive!
É quase impossível de acreditar que um ponto artificialmente criado pelo homem, foco de acidentes óbvio e que já causou tantas vitimas nunca foi resolvido...mas é o pais que temos.
Desde ai evito passar de mota nesse sitio...às vezes dou uma volta tremenda...mas por ai não passo!
Excepção feita quando tive a tirar a carta de mota, acabei por passar lá varias vezes com uma 500cc...como o pneu era grosso nunca ouve problema.
Hoje ando pouco de mota, mas quando passo de carro tenho sempre o cuidado de dar espaço aos motociclistas para passarem o carril de forma segura!
O ângulo que a o caminho de ferro faz com a estrada é a grande causa da maior parte dos acidentes com motociclistas.
É impossível passar a linha na perpendicular e qualquer desvio nesse sentido é perigoso devido aos carros...é muito normal as motas de pneus finos acabarem por escorregar e enfiar no carril.
Digo isto porque já cai de mota nesse sitio, aconteceu porque devido ao transito não tive oportunidade para tornar a intersecção com a linha com um ângulo mais seguro...e a chuva não ajudou nada já que a agua é o melhor lubrificante entre a borracha e o metal!
Tive sorte e ninguém me passou por cima. Mas apanhei uma tal pancada no joelho que ainda hoje não está a 100%.
Quando cheguei ao hospital o enfermeiro disse logo -"olha mais outro".
Já fiz 30 por uma linha a andar de mota e já passei por tudo o que é tipo de terreno...mas foi nesse sitio, no meio da cidade que acabei por ter o único acidente grave que alguma vez tive!
É quase impossível de acreditar que um ponto artificialmente criado pelo homem, foco de acidentes óbvio e que já causou tantas vitimas nunca foi resolvido...mas é o pais que temos.
Desde ai evito passar de mota nesse sitio...às vezes dou uma volta tremenda...mas por ai não passo!
Excepção feita quando tive a tirar a carta de mota, acabei por passar lá varias vezes com uma 500cc...como o pneu era grosso nunca ouve problema.
Hoje ando pouco de mota, mas quando passo de carro tenho sempre o cuidado de dar espaço aos motociclistas para passarem o carril de forma segura!
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
por acaso passo lá mtas vezes de carro e nunca me tinha apercebido desse pormenor em particular.. se calhar a partir de agora tenho mais atenção aos motociclistas ao passar na portagemHyper_Viriato Escreveu:quando passo de carro tenho sempre o cuidado de dar espaço aos motociclistas para passarem o carril de forma segura!
-
Exilada
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45
Quanto a automotora, na zona onde e a "estacao" da automotora, ao pe do parque de estacionamento do parque verde e das docas, os carris atravessam a estrada de um lado ao outro e por vezes, nao sei se todos os dias se so de vez em quando, a automotora vai por esses carris na direccao da estacao nova atravessando a estrada. Sem qualquer tipo de sinalizacao, luzes, semaforos vermelhos (e ha 2 semaforos ao pe dessa zona que bem que podiam ficar vermelhos quando a automotora vai a atravessar a rua). Pois eu, ja ha bastante tempo, vinha as 5, 6 da manha pra casa no meu carrinho descansada, qd de repente dou de frente com a automotora que nem a porcaria da luz que tem na frente trazia desligada. E uma que ha de cor verde escura. Com essa cor, no escuro da noite, nao a vi, tive de travar a fundo e por pouco nao me espetei naquela porcaria
apanhei um susto valente!
-
TR3S
- Banido
- Registado: segunda-feira, 12 setembro 2005 1:08
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Por acaso também já apanhei a automotora a atravessar a cidade, ia todo descansadinho a passar a ponte de santa clara e estavam verdes os semáforos, de repente apercebo-me que está algo no meio da estrada que não devia estar
Não apanhei grande susto porque eu por norma ando sempre devagar (NOT), e naquele dia até ia 
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
TR3S
- Banido
-
Exilada
- Experiente

-
TR3S
- Banido
-
Exilada
- Experiente

-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
TR3S
- Banido
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Eu não estou a dizer que tenhas visto mal as horas! A verdade é que já não é a primeira vez que os primeiros comboios se atrasam por altura da Queima das Fitas, por causa de carros estacionados em cima da linha, que impedem a passagem da primeira automotora! Pode muito bem ter sido isso que aconteceu. 
-
CriCri_BlaBla
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35