Tão dificil Mudar para Coimbra!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
cmarques78
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 07 setembro 2006 19:48

Tão dificil Mudar para Coimbra!

Mensagem por cmarques78 »

Olá

De há um ano a esta parte que tento mudar-me para Coimbra. Vivo em Faro e ando descontente com este monte de betão, com a vista para o tijolo da maioria dos prédios, etc. Comecei mais o meu sócio a tentarmos a nossa sorte em Coimbra pois adoro cidades com rio, com história e encanto e Coimbra reúne as coisas de que mais gosto.
Última edição por cmarques78 em domingo, 10 junho 2007 17:01, editado 1 vez no total.

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

É. Bem vinda a Coimbra :lol:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Quanto à informática, repara que as empresas vão buscar maior parte dos seus recursos humanos que necessitam à UC e ao ISEC (de onde saem todos os anos muita gente), entre outras instituições... muitos vão estagiar e ficam lá... acredito que seja complicado quem venha de fora entrar no 'circuito'. :\

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Nenhuma dessas dificuldades me espanta. Em termos de informática, o país ainda é um bocado "Lisboa e Porto". Nas restantes cidades predominam empresas relativamente pequenas (quando as há), sem capacidade para pagar salários competitivos. Eu simplesmente desisti de arranjar emprego relacionado com informática por cá, porque aqueles que vejo são em condições bastante abaixo do que eu considero que um licenciado merece (eu não andei 5 anos a tirar o curso para depois andar a trabalhar por 600 ou 700 euros ao mês). A maioria das entrevistas a que fui acabou no momento em que disse os valores que costumo cobrar pelos meus serviços... daí ter passado a trabalhar quase exclusivamente para empresas estrangeiras, em regime de trabalho remoto, onde pagam o que o trabalho merece. Por isso, prepara-te para procurares outra alternativa.

Outro detalhe importante reside também no tipo de trabalho. Programação é muito (mas mesmo muito) mal pago, porque é um trabalho relativamente simples, que muitas vezes basta alguém com o 12º para fazer. Se ele tem a licenciatura, deve apostar em trabalhos de gestão de projectos ou design de software... já são trabalhos complexos, onde pode tentar exigir mais.

Já agora, ele tem frequência universitária ou licenciatura? É que frequência universitária, a menos que a pessoa ainda seja estudante, nada diz a uma empresa... do ponto de vista deles, ele pode ter apenas a frequência porque não fez qualquer cadeira no tempo que lá andou. Se for o caso de ter apenas frequência e já não estar a estudar, não espanta receber ofertas baixas, pois as empresas consideram-no como tendo apenas o 12º ano.

Sobre as casas, é algo que também acho ridículo... o mercado está incrivelmente inflacionado. Ainda há dias vi uns T0 junto ao Pólo 2, com cerca de 40 m2, por 500 euros mensais... é um exagero brutal, quanto muito valem praí metade disso.

Se pretendem de facto mudar para cá, vão ter de alterar um bocado os planos... procurar outras alternativas de trabalho, procurar casa nos arredores da cidade (zona de Eiras, por exemplo), etc.

cmarques78
Iniciado
Iniciado

Pois se disser que nem mesmo fora da área... Por exemplo para mim cedo desisti de procurar qualquer coisa relacionada com a minha formação, estou cansada de enviar currículos, para fnac, vodafone, tmn, radio popular, etc (já perdi a conta) e ninguém me diz absolutamente nada, tenho pessoal amigo que concorre aqui para faro e são logo chamados para entrevista.

Quanto ao sócio, ele neste momento, está numa empresa de programação e tira cerca de 1220 euros. Ele tem frequência pois apenas tem o curso em 3/4, pois infelizmente não conseguiu trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Espero bem que consiga algum dia terminá-lo em Coimbra.

Quanto aos arrendamentos é sem duvida o maior absurdo que já vi, mas hoje os senhorios põem as rendas altas também porque existe aquela mama do estado chamada subsidio ao arrendamento por jovens, só que essa vai acabar e sinceramente não sei se vai existir muita gente a querer dar 500 por um arrendamento quando podem dar por um empréstimo (e até menos) para uma casa que um dia vai ser delas.
Depois existe outra questão é o estado de degradação das casas que apresentam no mercado, acho que as pessoas deviam ter vergonha...

Vou tentar a minha sorte, tentando arranjar uns trabalhos por conta própria, pois se consigo aqui na Quinta do Lago fazer bonitos Jardins em Coimbra também o farei.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E Coimbra bem precisa... tenta a Quinta das Lágrimas, que tem um jardim lindíssimo... e além disso têm dinheiro, pois é um hotel de 4**** e monumento nacional...

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Lino Escreveu:E Coimbra bem precisa... tenta a Quinta das Lágrimas, que tem um jardim lindíssimo... e além disso têm dinheiro, pois é um hotel de 4**** e monumento nacional...
É capaz de ser uma boa ideia!

Chetas
Regular
Regular
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38

Mensagem por Chetas »

Mudar para Coimba é difícil?
Nem é preciso ser tão específico. Basta dizer mudar para Portugal é difícil.

Eu que o diga. Depois de 16 anos nos "States", e de 1 em Portugal "à procura", aqui estou eu na Irlanda.

Solução: Imigração

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Epa... eu discordo.
Eu bazei de portugal e já tive que negar uns poucos empregos precisamente na area de informatica e alguns em coimbra.
Ok, há que dizer que as oportunidades surgiram de pessoas conhecidas e contactos que eu tinha.
Penso que já há algum trabalho em coimbra para um programador informatico. Basta olhara para a maior empresa de software nacional e onde esta tem postos de trabalho. Estou a falar da critical software.

cmarques78
Iniciado
Iniciado

Quanto à Critical Software, essa foi a nossa primeira aposta dado que, no site deles fazem alguma publicidade à politica de darem valor à experiência profissional, que Às vezes não importa a licenciatura e sim o que a pessoa sabe. Ele concorreu e nem sequer passou à fase de entrevista... Concorreu à bettersoft, e aí o chefe recebeu-o, disse que sim que com o currículo dele ele seria de capaz de se integrar na equipa e ofereceu-lhe naquele diz logo emprego só que a ganhar 650 euros a recibos verdes (depois dos descontos quase que nem tirava limpo o ordenado mínimo), foi recebido também na Rcsoft, e ficaram de lhe dar uma resposta (quer fosse sim ou não) na semana seguinte, dado que isto foi em Novembro e nunca mais disseram nada deve ter caído no esquecimento. As entidades patronais esquecem-se que não fazem favor a ninguém quando lhes dão trabalho apenas se trata de uma troca, nós prestamos da melhor forma o nosso serviço e eles dão-nos uma retribuição, é só isso...
Estou desapontada....

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pois, na BetterSoft um programador nos quadros da empresa ganha 1100€...

zecoimbra
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 13 julho 2007 14:51

Mensagem por zecoimbra »

Pedro Escreveu:Nenhuma dessas dificuldades me espanta. Em termos de informática, o país ainda é um bocado "Lisboa e Porto". Nas restantes cidades predominam empresas relativamente pequenas (quando as há), sem capacidade para pagar salários competitivos. Eu simplesmente desisti de arranjar emprego relacionado com informática por cá, porque aqueles que vejo são em condições bastante abaixo do que eu considero que um licenciado merece (eu não andei 5 anos a tirar o curso para depois andar a trabalhar por 600 ou 700 euros ao mês). A maioria das entrevistas a que fui acabou no momento em que disse os valores que costumo cobrar pelos meus serviços... daí ter passado a trabalhar quase exclusivamente para empresas estrangeiras, em regime de trabalho remoto, onde pagam o que o trabalho merece. Por isso, prepara-te para procurares outra alternativa.

Outro detalhe importante reside também no tipo de trabalho. Programação é muito (mas mesmo muito) mal pago, porque é um trabalho relativamente simples, que muitas vezes basta alguém com o 12º para fazer. Se ele tem a licenciatura, deve apostar em trabalhos de gestão de projectos ou design de software... já são trabalhos complexos, onde pode tentar exigir mais.

Já agora, ele tem frequência universitária ou licenciatura? É que frequência universitária, a menos que a pessoa ainda seja estudante, nada diz a uma empresa... do ponto de vista deles, ele pode ter apenas a frequência porque não fez qualquer cadeira no tempo que lá andou. Se for o caso de ter apenas frequência e já não estar a estudar, não espanta receber ofertas baixas, pois as empresas consideram-no como tendo apenas o 12º ano.

Sobre as casas, é algo que também acho ridículo... o mercado está incrivelmente inflacionado. Ainda há dias vi uns T0 junto ao Pólo 2, com cerca de 40 m2, por 500 euros mensais... é um exagero brutal, quanto muito valem praí metade disso.

Se pretendem de facto mudar para cá, vão ter de alterar um bocado os planos... procurar outras alternativas de trabalho, procurar casa nos arredores da cidade (zona de Eiras, por exemplo), etc.

Eu alugo T0, boa oportunidade !

Urbanização do Loreto, lote 7, 7b
Junto ao Lidl, bombas da Galp, perto da estação Comboios Coimbra-b ( estação nova), bons acessos rodoviários para o centro como para as vias rápidas: circular interna, e IC-2- A1. TEM PARAGENS DE TRANSPORTES PÚBLICOS, boa área e zona de estcionamento exterior, zona envolvente calma, com bons espaços comerciais e serviços: pão quente, cafés, restaurantes, drogarias, mercearias, supermercado LIDL, 4 km do Retail park de Eiras, a 4 minutos de carro do Carrefour.
Tem cozinha equipada com fogão e forno electrico, maquina lavar roupa, combinado frigorífico,cilindro electrico para aquecimento da água quente.
Janelas viradas a sul, poente, com boas vistas e soalheiro, por estar no ´setimo andar, prédio com 8 andares servido por 2 elevadores, estado usado bem estimado e conservado.
Vale apena visitar e ficar!
Ligue e marque uma visita: 912541091
nota: Contrato de arrendamento, recibo no valor 310 euros + caução de 310 euros, com recibos passados, mais cópia da licença de habitação actualizada para poder solicitar o subsídio ao arrendamento jovem. Tudo Legal !